Brasileirão Série A

Cruzeiro decepciona contra o Goiás e torcida perde a paciência com razão

O Cruzeiro perdeu para o Goiás por 1 a 0, na tarde deste domingo (23), no Independência, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado por João Magno. O resultado foi decepcionante para a torcida cruzeirense, que vaiou a Raposa logo após o apito final.

O meia Matheus Pereira, próximo de ser anunciado como reforço do Cruzeiro, esteve no Independência e assistiu ao jogo de um dos camarotes.

Pepa mandou a campo Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado, Mateus Vital; Wesley, Bruno Rodrigues e Gilberto. Três mudanças em relação ao time que começou a partida do último domingo (16), contra o Coritiba.

William voltou ao time titular após cumprir suspensão. Lucas Oliveira, que havia perdido a posição para Neris, se aproveitou do terceiro amarelo do companheiro para retornar ao 11 inicial. O centroavante Gilberto também começou a partida, no lugar do jovem Robert.

O técnico Armando Evangelista escalou o Goiás com: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Sidimar e Sander; William Oliveira, Morelli, Guilherme; Anderson, João Magno e Vinícius. William fez parte do elenco do Cruzeiro campeão da Série B em 2022.

Cruzeiro sofre para criar e é punido com gol

Como tem sido costume em seus jogos em casa, o Cruzeiro encontrou um adversário muito fechado, que ficava com seus onze jogadores atrás da linha da bola. Enquanto o time celeste lutava para furar o bloqueio goiano, o Esmeraldino se valia dos contra-ataques para incomodar o goleiro Rafael Cabral.

Quando eram decorridos 28 minutos do primeiro tempo, a estratégia do Goiás funcionou. O ex-cruzeirense William Oliveira fez belo lançamento e achou Sander, que cruzou para João Magno cabecear e colocar 1 a 0 no placar. O VAR ainda checou um possível impedimento no lance, mas o gol foi legal.

Mesmo atrás no placar o Cruzeiro avançava mais pela vontade do que por organização. O número de finalizações subiu em relação à primeira etapa, mas nada que obrigasse o goleiro Tadeu a trabalhar.

O Cruzeiro voltou para a segunda etapa com uma mudança. Saiu o zagueiro Lucas Oliveira, machucado, e entrou o volante Wallisson. Pepa preferiu improvisar Matheus Jussa na zaga do que utilizar Reynaldo, único zagueiro no banco, ou Palacios, lateral-direito que pode fazer a função.

A entrada de Wallisson deu mais pegada no meio do Cruzeiro mas, ainda assim, nas poucas vezes que o time conseguiu chegar, não assustou o goleiro Tadeu.

Disputa de bola na partida entre Cruzeiro e Goiás, pelo Campeonato Brasileiro de 2023
O Cruzeiro voltou a jogar mal e pouco fez para assustar o Goiás (Foto: Gilson Lobo/AGIF/Sipa USA/Icon Sport)

No decorrer da segunda etapa, Pepa ainda colocou Neto Moura, Paulo Vitor, Henrique Dourado e Stênio, mas as alterações não surtiram efeito. O Cruzeiro seguiu inoperante no ataque, com dificuldade de finalizar na direção do gol. O Goiás, por sua vez, seguiu fechado, preocupado em atrasar o time celeste, buscando oportunidades de contra-atacar.

 

Reforços estiveram no Independência

Novo reforço celeste, Arthur Gomes, não foi relacionado por ainda aprimorar a parte física. A expectativa é que o atacante esteja disponível no próximo sábado (29), contra o Athletico-PR.

Já Matheus Pereira, grande contratação do Cruzeiro para 2023, acompanhou Cruzeiro x Goiás direto do Independência. O meia ainda não foi anunciado, mas a expectativa é que ele assine contrato e seja oficializado nos primeiros dias da semana. Ele sentiu o calor da torcida celeste pela primeira vez, ao ter seu nome gritado antes do início da partida.

Cruzeiro não sobe na tabela e Goiás deixa Z4

Mesmo jogando em casa, o Cruzeiro voltou a perder oportunidade de se aproximar do G6 do Campeonato Brasileiro. Com a derrota, o time segue na 11ª colocação, com 22 pontos em 16 rodadas. São três pontos a menos que o sexto colocado e oito a mais que o 17º, que abre a zona de rebaixamento.

O Goiás iniciou a 16ª rodada na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas com o triunfo conseguiu ganhar posições e deixar o Z4. O clube goiano agora é o 16ª colocado, com 15 pontos em 16 jogos.

Os próximos jogos de Cruzeiro e Goiás

O Cruzeiro volta a jogar no sábado (29), diante do Athletico, às 18h30, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Já o Goiás pega o Grêmio, na segunda-feira (31), às 20h, na Serrinha, em Goiânia. A partida valerá, também, pela 17ª rodada do Brasileirão.

Estatísticas de Cruzeiro 0 x 1 Goiás – 16ª rodada do Brasileirão

  • Posse de bola: Cruzeiro 69% x 31% Goiás
  • Finalizações (a gol): Cruzeiro 16 (1) x 7 (2) Goiás
  • Grandes chances: Cruzeiro 1 x 0 Goiás
  • Passes certos: Cruzeiro 468 (83%) x 184 (70%) Goiás
Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo