Brasileirão Série A

Cruzeiro anuncia Papagaio como cartada final para o ataque em 2023

Atacante se destacou na base do Palmeiras e estava atuando no futebol dos Emirados Árabes

O Cruzeiro oficializou, nesta quinta-feira (27), a contratação do atacante Rafael Elias, também conhecido como Papagaio, de 24 anos. O jogador chega sem custos do Palmeiras e assina contrato até o final de 2026. O centroavante, que se destacou na Série B de 2022 com a camisa do Ituano, defendia o Baniyas, dos Emirados Árabes Unidos, desde que deixou o clube paulista.

Papagaio tinha contrato com o Palmeiras até o final de 2023 e poderia sair de graça do clube assim que o vínculo se encerrasse. Por esse motivo, o Porco liberou o atleta de forma gratuita para o Cruzeiro, mantendo 20% dos direitos de Rafael Elias para uma eventual venda futura.

O atacante desembarcou no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, na manhã dessa segunda-feira (24). Em seguida, passou a ser submetido a exames médicos na Toca da Raposa II. A Trivela analisou como Papagaio atua e se ele pode ajudar a resolver os problemas do ataque do Cruzeiro.

Papagaio é cartada final para o ataque do Cruzeiro

Rafael Elias é a cartada final da diretoria do Cruzeiro para melhorar o rendimento do ataque celeste. Com a janela de transferências se encerrando na próxima quarta-feira (2), é improvável que A Raposa avance por mais um jogador da posição. Nesta temporada, o clube celeste já havia contratado três centroavantes: Matheus Davó, Gilberto e Henrique Dourado.

O primeiro deles foi adquirido no início do ano, mas já deixou o time celeste, tendo disputado quatro jogos e não marcado nenhum gol. O atacante foi negociado com o Pafos, do Chipre, utilizando o “Tinder da Bola”. O site PL Brasil explicou o funcionamento deste curioso modelo de transações.

Já Gilberto, que chegou com a expectativa de reeditar o futebol jogado no Bahia e ser o artilheiro do Cruzeiro, não conseguiu se firmar e passou a acumular críticas da torcida pelos gols perdidos e atuações ruins.

O atacante de 34 anos disputou 27 jogos pelo Cruzeiro na temporada, marcando apenas seis gols, sendo estes divididos em apenas três partidas. A última vez que Gilberto balançou a rede foi no dia 14 de maio, há mais de dois meses, na goleada por 4 a 0 contra o América-MG. Além disso, o jogador deu uma assistência.

Sistematicamente vaiado pela torcida do Cruzeiro após os jogos, Gilberto chegou a pedir maior compreensão dos cruzeirenses após a derrota para o Goiás, nesse domingo (23).

Claro, a torcida está chateada comigo, mas tem que ver o contexto. O contexto não está bom. A bola tem que chegar mais redonda para o centroavante finalizar, é isso — Gilberto, atacante do Cruzeiro, após mais uma partida sem marcar

Henrique Dourado, por sua vez, chegou como uma peça de composição de elenco de baixo custo, mas também não conseguiu reeditar os melhores momentos de sua carreira. O atacante jogou 13 vezes pelo Cruzeiro na temporada, marcando apenas um gol, também na goleada sobre o América-MG.

Falta de gols

A fase do ataque celeste é tão ruim que o último gol marcado pelo time celeste com bola rolando aconteceu no dia 10 de junho, no empate em 2 a 2 com o Bahia, na Fonte Nova. Na ocasião, Wesley e Bruno Rodrigues foram os autores dos gols.

Depois disso, o Cruzeiro conseguiu fazer gols contra o São Paulo, mas com Rafinha fazendo contra, e contra o Vasco, onde Filipe Machado usou o artifício das bolas paradas e marcou um belo gol de falta.

A esperança é que Papagaio seja potencializado pelos reforços do Cruzeiro contratados na atual janela de transferências. Matheus Pereira e Arthur Gomes chegam com passagens pela Europa no currículo e espera-se que possam potencializar Rafael Elias no ataque celeste.

Papagaio é o sexto reforço do Cruzeiro nesta janela de transferências. Além dele, chegaram: o lateral-direito colombiano Helibelton Palacios, o volante Lucas Silva, os pontas Paulo Vitor e Arthur Gomes e o meia Matheus Pereira.

Carreira de Rafael Elias, o Papagaio

Papagaio nunca teve muitas chances de brilhar no Palmeiras, clube que o revelou. Após grande desempenho nas categorias de base do clube paulista — com 32 gols em 32 jogos —, em 2018, o jogador foi promovido para a equipe principal, chegando a disputar seis jogos na temporada, marcando um gol.

O desempenho abaixo do esperado no profissional fez com que o Palmeiras passasse a emprestar o jogador. Em 2019, o atacante passou por Atlético-MG e Goiás, disputando sete jogos no primeiro clube e quatro no segundo, mas não marcando nenhum gol pelas equipes.

LEIA MAISCruzeiro anuncia Matheus Pereira e manda recado ao futebol brasileiro

Punição por doping

Em novembro de 2019, Papagaio foi pego em exame antidoping da Conmebol. O teste foi realizado antes de uma partida da equipe mineira contra o Colón, da Argentina, pela semifinal da Copa Sul-Americana. A partida foi disputada no dia 16 de setembro.

O teste realizado detectou o uso de hidroclorotiazida, substância diurética proibida pela Agência Mundial Antidoping (WADA).

O jogador, então com 20 anos de idade, foi punido por 14 meses, ficando todo o ano de 2020 sem atuar. Sua última partida antes da punição aconteceu pelo Goiás, clube que defendeu após deixar o Atlético-MG, antes do caso de doping, no dia 9 de novembro. Na ocasião, Papagaio entrou no intervalo de um duelo com o Santos.

Retorno aos gramados

O atacante voltaria a atuar somente no dia 3 de março de 2021, pelo Palmeiras, em um clássico contra o Corinthians, pela fase de grupos do Campeonato Paulista daquele ano. Na ocasião, ele entrou aos 26 minutos do segundo tempo.

Foram nove jogos pelo Palmeiras em 2021, com um gol marcado, antes de ser emprestado ao Cuiabá. Pelo Dourado, foram onze partidas e um gol marcado.

Destaque na Série B

Rafael Elias voltou a se destacar na temporada 2022, pelo Ituano. Foram 32 jogos disputados, entre Campeonato Paulista e parte da Série B, com 15 gols marcados e duas assistências distribuídas.

Antes do fim da temporada, em agosto, oito meses após sua chegada ao Ituano, Rafael Elias deixou o clube, rumo ao Baniyas, dos Emirados Árabes. Lá, Papagaio disputou 20 partidas, marcou sete gols e deu uma assistência. O empréstimo do atleta terminou no último dia 30 de junho e ele retornou ao Brasil.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo