Cruzeiro se aproxima de contratar Papagaio. Ele resolve o problema do ataque?
Atacante de 24 anos chega sem custos e será anunciado nas próximas horas para brigar por posição com Gilberto e Henrique Dourado, que não estão bem
O Cruzeiro está próximo de anunciar a contratação do atacante Rafael Elias, conhecido também como Papagaio. O jogador de 24 anos pertence ao Palmeiras mas estava emprestado ao FC Baniyas, dos Emirados Árabes Unidos. O atleta se destacou na temporada 2022 com a camisa do Ituano na Série B do Brasileirão.
Papagaio chega sem custos. Como seu contrato com o Palmeiras se encerraria no fim do ano, o time paulista aceitou ceder o jogador antecipadamente, desde que mantivesse 20% dos seus direitos econômicos. O Cruzeiro ficará com o restante do percentual do jogador. A informação foi divulgada inicialmente pelo site No Ataque.
+ LEIA MAIS: Cruzeiro anuncia Matheus Pereira e manda recado ao futebol brasileiro
O atacante desembarcou na manhã desta segunda-feira (24), no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. O jogador realizará os exames médicos na Toca da Raposa II e demonstrou felicidade com a proximidade do acerto. Ele não se estendeu nas declarações, visto que o negócio ainda não foi oficializado.
— Muito feliz em estar realizando esse sonho. Depois na coletiva a gente pode falar mais, tenho que esperar os detalhes, depois eu posso falar com vocês — disse Papagaio ao jornalista Samuel Venâncio.
Rafael Elias chega ao Cruzeiro para brigar por posição com Gilberto e Henrique Dourado, dupla de centroavantes que vive mau momento no clube. Ele é o quarto jogador da função contratado em 2023. Matheus Davó, adquirido no início do ano, deixou o time celeste com quatro jogos disputados e nenhum gol marcado. O atacante foi negociado com o Pafos, do Chipre, utilizando o “Tinder da Bola”. O site PL Brasil explicou o funcionamento deste curioso modelo de transações.
O Grêmio foi outro time brasileiro a apresentar proposta por Papagaio, mas segundo site Goal, o clube gaúcho não acertou com o Palmeiras, deixando caminho livre para o Cruzeiro.
Papagaio pode resolver o problema do ataque do Cruzeiro?
Inicialmente, Papagaio chega como uma aposta da diretoria. Com o mercado inflacionado e poucos nomes acessíveis disponíveis, o Cruzeiro encontrou no atacante uma possibilidade barata e jovem para tentar resolver os problemas do setor ofensivo do time de Pepa.
O atacante não tem temporadas em altíssimo nível na carreira. Seu melhor ano foi em 2022, quando teve uma média de quase um gol a cada dois jogos pelo Ituano.
Apesar dos números ainda modestos, Rafael Elias é jovem e tem margem para evolução. Mesmo com passagens frustradas por clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, o atacante vinha em crescente na carreira e pode encontrar no Cruzeiro uma via de mão dupla, podendo ajudar o clube a se reencontrar com os gols e ele próprio a se consolidar no futebol nacional. Veja os números do jogador pelo Ituano:
🔎 Rafael Elias (23 anos) é o jogador sub-23 com mais gols marcados entre todos das Séries A e B do Brasileirão.
⚔️ 20 jogos
⚽️ 9 gols
⏰ 177 mins p/ marcar gol
🔑 14 passes decisivos
👟 41 chutes (22 no gol)
👊 39 faltas sofridas
💯 Nota SofaScore 7.04— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) August 10, 2022
Como joga Papagaio?
Papagaio é um centroavante canhoto e de boa estatura, com 1,82 m e 76 kg. Entre suas principais características estão a velocidade considerável, apesar da altura, e os chutes de longa distância. O jogador não tem medo de arriscar e costuma levar perigo com bombas da entrada da área.
Além disso, o jogador tem bom posicionamento e sabe fazer gols de cabeça. Apesar de atuar centralizado na maior parte do tempo, Rafael Elias gosta de sair da área e cai pelos dois lados do ataque. Tal movimentação, se feita com inteligência, pode abrir espaço para bons finalizadores como Matheus Pereira e Bruno Rodrigues.
No Ituano, Papagaio ainda era o batedor de pênaltis.
Resta saber como o centroavante reagirá a um campeonato com maior nível de exigência como é o Brasileirão.
Atacantes em má fase
O Cruzeiro sofre com a ineficiência ofensiva e os centroavantes do elenco, Gilberto e Henrique Dourado, convivem com muitas críticas da torcida. A dupla é constantemente vaiada e o primeiro citado chegou a pedir maior compreensão dos cruzeirenses após a derrota para o Goiás, nesse domingo (23).
— Claro, a torcida está chateada comigo, mas tem que ver o contexto. O contexto não está bom. A bola tem que chegar mais redonda para o centroavante finalizar, é isso —, falou Gilberto após mais uma partida sem marcar.
Gilberto, de 34 anos, disputou 27 jogos pelo Cruzeiro na temporada, marcando apenas seis gols, sendo estes divididos em apenas três partidas. A última vez que o atacante balançou a rede foi no dia 14 de maio, há mais de dois meses, na goleada por 4 a 0 contra o América-MG. Além disso, o jogador deu uma assistência.
Henrique Dourado, por sua vez, jogou 13 vezes, marcando apenas um gol, também na goleada sobre o América-MG.
A fase do ataque celeste é tão ruim que o último gol marcado pelo time celeste com bola rolando aconteceu no dia 10 de junho, no empate em 2 a 2 com o Bahia, na Fonte Nova. Na ocasião, Wesley e Bruno Rodrigues foram os autores dos gols.
Depois disso, o Cruzeiro conseguiu fazer gols contra o São Paulo, mas com Rafinha fazendo contra, e contra o Vasco, onde Filipe Machado usou o artifício das bolas paradas e marcou um belo gol de falta.
O atacante Rafael Elias, o Papagaio, desembarcou no aeroporto de Belo Horizonte nesta segunda-feira (24) e falou sobre a sua chegada no Cruzeiro:
– Muito feliz em estar realizando esse sonho. Depois na coletiva a gente pode falar mais, tenho que esperar os detalhes, depois eu… pic.twitter.com/4VrwmcB5KR
— Goleada Info (@goleada_info) July 24, 2023
Carreira de Rafael Elias, o Papagaio
Papagaio nunca teve muitas chances de brilhar no Palmeiras, clube que o revelou. Após grande desempenho nas categorias de base do clube paulista — com 32 gols em 32 jogos —, em 2018, o jogador foi promovido para a equipe principal, chegando a disputar seis jogos na temporada, marcando um gol.
O desempenho abaixo do esperado no profissional fez com que o Palmeiras passasse a emprestar o jogador. Em 2019, o atacante passou por Atlético-MG e Goiás, disputando sete jogos no primeiro clube e quatro no segundo, mas não marcando nenhum gol pelas equipes.
+ LEIA MAIS: Pepa vê atuação ‘inadmissível’ e terá desafios pela frente no Cruzeiro
Punição por doping
Em novembro de 2019, Papagaio foi pego em exame antidoping da Conmebol. O teste foi realizado antes de uma partida da equipe mineira contra o Colón, da Argentina, pela semifinal da Copa Sul-Americana. A partida foi disputada no dia 16 de setembro.
O teste realizado detectou o uso de hidroclorotiazida, substância diurética proibida pela Agência Mundial Antidoping (WADA).
O jogador, então com 20 anos de idade, foi punido por 14 meses, ficando todo o ano de 2020 sem atuar. Sua última partida antes da punição aconteceu pelo Goiás, clube que defendeu após deixar o Atlético-MG, antes do caso de doping, no dia 9 de novembro. Na ocasião, Papagaio entrou no intervalo de um duelo com o Santos.
+ LEIA MAIS: Bruno Rodrigues tem oferta saudita e saída pode complicar Pepa
Retorno aos gramados
O atacante voltaria a atuar somente no dia 3 de março de 2021, pelo Palmeiras, em um clássico contra o Corinthians, pela fase de grupos do Campeonato Paulista daquele ano. Na ocasião, ele entrou aos 26 minutos do segundo tempo.
Foram nove jogos pelo Palmeiras em 2021, com um gol marcado, antes de ser emprestado ao Cuiabá. Pelo Dourado, foram onze partidas e um gol marcado.
Destaque na Série B
Rafael Elias voltou a se destacar na temporada 2022, pelo Ituano. Foram 32 jogos disputados, entre Campeonato Paulista e parte da Série B, com 15 gols marcados e duas assistências distribuídas.
Antes do fim da temporada, em agosto, oito meses após sua chegada ao Ituano, Rafael Elias deixou o clube, rumo ao Baniyas, dos Emirados Árabes. Lá, Papagaio disputou 20 partidas, marcou sete gols e deu uma assistência. O empréstimo do atleta terminou no último dia 30 de junho e ele retornou ao Brasil.
Cruzeiro anuncia Matheus Pereira e manda recado ao futebol brasileiro: ‘Voltei'