Brasileirão Série A

Crise do Santos vira briga de adolescente com troca de indiretas no Instagram

Como se não tivesse problemas suficientes, Peixe agora lida com comportamentos infantis de parte do elenco

Os bastidores do Santos Futebol Clube ficam cada dia mais conturbados. Desde que chegou ao time da baixada, o técnico Paulo Turra afastou o atacante Yeferson Soteldo e dividiu o elenco – entre apoiadores e jogadores insatisfeitos com o seu método de trabalho radical. Mas a verdade é que a história está ganhando capítulos cada vez mais problemáticos. 

Na manhã desta quarta-feira (19), o jogador venezuelano publicou foto de seu treino no CT Rei Pelé com uma mensagem em tom de alfinetada: “Disciplina”.

soteldo treinando
Soteldo publicou indireta, durante treino separado, através das rede sociais (Foto: Reprodução/Instagram)

A publicação é um recado direto ao treinador, que afastou o atleta no início do mês após ele se recusar a treinar. Soteldo não esconde a insatisfação e não quer voltar a jogar enquanto Turra estiver no comando técnico. O técnico, por sua vez, não dá nenhum tipo de sinal de que vá mudar sua postura em relação ao jogador.

+ Leia: De volta ao Santos, Dodô avisa: ‘Não serão um ou dois que farão diferença’

Elenco santista está rachado

Na última terça-feira (18), o goleiro e capitão santista, João Paulo, repostou uma publicação de Turra nas redes sociais. A frase era uma clara provocação a Soteldo, que carrega fama de “indisciplinado” nos bastidores. 

“Nunca seremos bem-sucedidos caso não aceitemos a dor da disciplina”, dizia o post. 

João Paulo é um dos jogadores que apoia o método de Paulo Turra (Foto: Reprodução/Instagram)

Esse episódio é só a ponta do iceberg que se tornou a convivência dentro do CT Rei Pelé. No entanto, ao que tudo indica, a perspectiva é de que essa odisseia entre jogadores e comissão técnica esteja apenas no início.  

+ Opinião: Gabriel Carneiro: a foto de Falcão que viralizou não quer dizer nada

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Briga de 5ª série traz mais problemas para um Santos já afundado em crise

Desde o começo de 2023 que a situação do Peixe não é boa. A eliminação na fase de grupos no Paulistão e a queda precoce na Copa do Brasil foram apenas sinais do que estaria por vir. O time ainda caiu cedo na Sul-Americana e chegou a emendar 12 jogos sem vitória na temporada. No Brasileiro, ainda se mantém fora da zona de rebaixamento, mas vê membros do Z4 cada vez mais próximos.

Em um momento como esse, o racha no elenco santista se faz ainda pior. A equipe terá pela frente sua mais dura sequência de jogos no Brasileirão até o momento e, nesse período, não poderá contar com sua torcida. Punido, o Santos conseguiu seguir jogando na Vila Belmiro, mas o fará de portões fechados. Se já vinha apresentando dificuldades com o apoio dos torcedores, o Peixe pode ter mais um empecilho nessa punição.

Não a toa que Turra balança mesmo tendo chegado a tão pouco tempo: o treinador parece ser um dos que mais jogam lenha na fogueira santista até agora. A falta de sensibilidade para lidar com o caso de Soteldo vem sendo bem criticada por imprensa e torcedores — assim como a falta de responsabilidade de Soteldo. O clima no Santos piora gradativamente.

Santos comprou Soteldo, mas agora quer vender

O imbróglio entre Santos e Soteldo vai bem além do vestiário. O clube alvinegro teve que comprar o atacante, em negociação com o Tigres (MEX), apesar do afastamento. Antes da chegada do técnico, ex-Athletico Paranaense, a diretoria santista já havia firmado um contrato de compra com os mexicanos. 

A equipe até tentou reverter a transação, mas o Tigres foi categórico com as cláusulas assinadas por ambas as partes. A compra de Soteldo será parcelada em quatro vezes e tem um valor total de R$ 20 milhões. 

Agora, com a situação conturbada e o claro desgosto do atacante, o clube quer negociá-lo. Para o Santos, o melhor dos mundos é conseguir uma venda, mas também não descarta um empréstimo, uma vez que o jogador treina separado dos companheiros e não é relacionado desde o dia 1 de julho. 

Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo