Brasileirão Série A

De volta ao Santos, Dodô avisa: ‘Não serão um ou dois que farão diferença’

Regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, Dodô já pode atuar no clássico de domingo, contra o São Paulo

Primeiro reforço anunciado pelo Santos nesta janela de transferência, o lateral-esquerdo Dodô foi apresentado nesta sexta-feira (14). Aos 31 anos, ele chega para a sua segunda passagem pelo Peixe empolgado por voltar a vestir a camisa do coração. Mas, lúcido, ele salienta que não é um salvador da pátria e afirma que um único jogador não vai mudar a realidade alvinegro.

Regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, Dodô já pode atuar no clássico de domingo (16), às 16h (horário de Brasília), contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.

– A torcida pode ter essa sensação com jogadores que chegam sobre salvadores da pátria. Mas, obviamente, no dia a dia não é assim que funciona. Futebol não é assim, por mais que tenhamos qualidade. Não será um ou dois jogadores que fazem diferença. É tudo um trabalho de dia a dia. E estamos trabalhando e nos preparando para darmos o melhor e conseguir os pontos que precisamos -, disse o reforço santista se referindo ao fato de o momento da equipe não ser bom no Brasileirão.

Apesar disso, Dodô demonstrou confiança no trabalho que o técnico Paulo Turra vem realizando. Na visão do lateral, conforme aquilo que viu nos primeiros dias de treinamento no CT Rei Pelé, o treinador tem todas condições de levar o Peixe a brigas que vão além da luta contra a zona de rebaixamento.

– Conversei com o professor no particular, e, trabalhando no dia a dia, acredito que a gente tenha um time com muito potencial, muitos jogadores jovens e tecnicamente com muita qualidade. Você vê os meninos fazendo coisas no treino que são superiores. É um cara que está em busca dos resultados, um trabalho firme e sério. O Santos, com um grupo jovem, nas mãos dele, todos empenhados e atenciosos ao que ele está pedindo fará diferença no resultado na sequência do ano.

Sobre o que falou Dodô:

  • Poucas partidas nas últimas temporadas
  • Estrutura atual do Santos
  • Protestos recentes da torcida
  • Por que voltar ao Santos nesse momento?

Por que não teve sequência no Galo?

“No Atlético, nessa temporada, em 2023, joguei mais jogos. Nesse último mês e meio joguei menos. Foram problemas técnicos, nada físico. Estou à disposição, bem fisicamente, para que o Turra me use da melhor maneira. Estou bem e muito animado.”

Se assustou com as últimas cobranças da torcida?

“Vi tudo, acompanhei e lamento. Não é o reflexo de todas as torcidas. São pessoas que estão infiltradas e não dá para generalizar, não é assim. Não fiquei com medo ou receio, de forma alguma. Sempre fui muito bem tratado aqui no Santos. São episódios isolados. Temos que identificar essas pessoas para afastá-las desse ambiente que não pode ser um ambiente de ódio. Não é justo com essas pessoas que chegam para festejar e tudo mais.”

O que o motivou a voltar ao Santos?

“Sinceramente, o fato de vir para o Santos já era um projeto pessoal importantíssimo, encontro um Santos diferente de 2018, o clube está numa situação melhor, o presidente tem feito um trabalho excepcional, sanou os problemas no clube. Agora dentro de campo precisamos dar o que a torcida procura, que são as vitórias. Estou motivado. Posso prometer que hoje o clube está em outro momento, ainda melhor, temos tudo para conseguir resultados melhores.”

Quais mudanças encontrou no Santos?

“O clube tem mais profissionais trabalhando. Mais fisioterapeutas, o dia a dia, suplementação. Fiz até avaliações, entrevistas, análise de dados, hoje temos uma estrutura de primeiro mundo, top.

Dodô custou R$ 600 mil ao Santos e foi contratado do Atlético-MG por meio de uma compensação financeira. O lateral-esquerdo tinha mais seis meses de vínculo com o Galo, mas era apenas a terceira opção no elenco do técnico Luiz Felipe Scolari.

Sem pretensões de utilizar o lateral, a equipe mineira concordou com a oferta do Santos de R$ 600 mil a serem pagos em parcelas, e antecipou a saída de Dodô. No Peixe, assim como ocorreu na primeira passagem, ele usará a camisa 16.”

Os reforços do Santos nesta janela

“Desde que abriu a janela de transferências, no início do mês, o Santos foi ao mercado. Até o momento, o presidente Andres Rueda e o coordenador de esportes Paulo Roberto Falcão viabilizaram a chegada do lateral-esquerdo Dodô, que estava sem espaço no Atlético-MG e foi regularizado nesta quinta-feira (13).

Ele está liberado para atuar no clássico de domingo (16), às 16h (horário de Brasília) contra o São Paulo, no Morumbi, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Peixe também tem tudo acertado com o meio-campista Jean Lucas, que estava no Monaco, e o atacante argentino Julio César Furch, ex-Atlas, do México.”

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo