Brasileirão Série A

Corinthians: Escolha de Tite pelo Flamengo é justificável para dentro do gramado, fora dele é decepcionante

Bastante importante na história do Corinthians, Tite preferiu Flamengo e fez com que torcedores o comparassem a Vitor Pereira por "traição"

Dentre todos os cenários possíveis para este ano, nenhum deles previa que a temporada do Corinthians terminaria sem a conquista de mais um título e sob a pressão de vencer para evitar o rebaixamento. E como se não bastasse isso, o torcedor corinthiano ainda teve que ver Tite fechar com o Flamengo.

Considerando as declarações feitas pelo treinador ao se despedir da Seleção Brasileira, nas quais ele afirmou que não assumiria nenhum time em 2023, pelo menos não no Brasil, a expectativa era que ele fechasse contrato com algum clube do exterior.

No entanto, quando o Corinthians o procurou em abril, Tite recusou a proposta, reiterando sua posição de que não planejava trabalhar em lugar algum neste ano.

Essa declaração também foi feita durante sua participação no podcast Flow, em agosto de 2022, na qual Tite enfatizou que não tinha a intenção de assumir nenhum clube:

— Toda equipe brasileira que pensar no Tite como técnico, esquece, ele não vai treinar. Pode escrever onde vocês quiserem, me chamem de mentiroso e sem palavra, que não vai ter.

Após repatriar tantos jogadores campeões, porque o Corinthians não conseguiu trazer Tite 

O que não falta ao Corinthians são jogadores campeões que ainda fazem parte do elenco, ou que foram embora, mas retornaram como forma de gratidão: Gil, Renato Augusto, Romero, Paulinho, etc. Diante de tantos retornos, tanta nostalgia, por que o Timão não conseguiu trazer o comandante mais vitorioso e até então querido pelo torcedor alvinegro? O que fez o Tite negar o Timão não apenas uma, mas duas vezes?

Procurado em abril, pela diretoria, Tite disse não. Duas semanas atrás, ao saber que o técnico tinha negociações com o Flamengo, o presidente Duílio Monteiro Alves correu contra o tempo, demitiu Luxemburgo, e entrou em contato com o staff do treinador, que informou que as conversas com o rubro-negro já estavam encaminhadas, mas que talvez um convite do Corinthians poderia balançar Tite antes de assinar.

Segundo apurado pela Trivela, Duílio tentou mais de uma vez falar com o treinador. Ele chegou a tentar entrar em contato com o próprio, sem intermediários, mas Tite sequer atendeu o presidente alvinegro.

Dentre tantos motivos para recusa, alguns são bem claros: o alto valor salarial que o treinador pede, que o Timão não teria como pagar; a situação complicada no Campeonato Brasileiro, e na época às vésperas da semifinal da Sul-Americana. Mas, além disso, Tite não queria ser usado como um trunfo eleitoral para a chapa de Duílio nas eleições que ocorreriam em novembro.

A escolha é totalmente justificável, pensando na qualidade do elenco carioca, recheado e badalado, com grandes jogadores e com chances de disputar os principais campeonatos de 2024. Em comparação, o Corinthians conta com um elenco escasso e com enormes dificuldades táticas e físicas durante os dois últimos anos. Tite escolheu brigar por algo na ponta da tabela, do que ajudar o Timão a se salvar de um possível e improvável rebaixamento a Série B.

Torcedores comparam “traição” de Tite com Vitor Pereira, mas as coisas são complemente opostas

O torcedor corinthiano acreditava, pelo menos até o início da noite em que Luxemburgo foi demitido, que Tite não fecharia com o Flamengo, embora todas as indicações apontassem para um acerto. Uma parte magoada da torcida já começou a se referir ao treinador com termos como “mentiroso” e “Sem palavras”, em referência ao que ele havia declarado sobre seus planos para 2023. Alguns chegaram até a compará-lo com Vitor Pereira, que fez uma escolha semelhante ao abandonar o Corinthians e fechar com o Flamengo no início do ano.

Embora as situações de Vítor Pereira e Tite tenham semelhanças na escolha do clube, existem léguas de distância entre elas: VP não conquistou nada com Corinthians e esteve no comando do time por apenas uma temporada. O português deixou o time argumentando que tinha problemas familiares e que não treinaria nenhum ouro time no Brasil, mas pouco tempo depois estava no Maracanã. Por outro lado, Tite possui uma clara identificação com a torcida alvinegra e conquistou todos os títulos possíveis com o clube, incluindo a Libertadores e o Mundial, além de Campeonatos Brasileiros e Paulistas.

É importante destacar que Tite não está obrigado a treinar exclusivamente o Corinthians, e ele não precisa justificar suas escolhas por A ou B. No entanto, as sucessivas recusas em um momento delicado para o Timão deixaram claro para os torcedores que o treinador optou por não retornar ao lugar onde ele foi mais vitorioso. Em vez disso, ele escolheu a oportunidade óbvia de disputar grandes competições, um argumento semelhante ao de Vitor Pereira no início de 2023.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo