Possibilidade de rebaixamento, ainda que distante, precisa ser assunto dentro do Corinthians
Corinthians continua patinando na tabela, mas preocupação com rebaixamento é ignorada por elenco e direção do clube
Há pelo menos três meses o Corinthians vive uma situação desconfortável no Campeonato Brasileiro. Desde que a competição começou, a equipe alvinegra não conseguiu passar para além do 10° lugar na tabela. Faltando dez jogos para o fim da temporada, o Timão está há três pontos do primeiro da zona de rebaixamento. Caso tivesse vencido o América-MG a distância seria maior, cinco pontos, e o time poderia estar em uma zona de classificação de Sul-Americana.
Mas apesar de toda essa situação desde a gestão de Vanderlei Luxemburgo, o assunto rebaixamento é deixado fora da pauta do elenco. Prova disso foram as declarações feitas pelo ex-treinador alvinegro, e na última semana por Mano Menezes, que classificou o assunto como “pressão desnecessária”:
— É uma pressão desnecessária. Nós temos que continuar pontuando do jeito que é necessário, a partir de agora não dá para olhar para trás o que ficou, ficou, e sequência da tabela era bem difícil.
Resultados das outras partidas da 27ª rodada ajudaram o Corinthians
Quando a rodada do Campeonato Brasileiro começou, o Timão estava há dois pontos de distância da 17ª colocação, a primeira do Z4. Agora são três pontos. O que ajudou o alvinegro foram os resultados do restante da rodada: as derrotas do Santos por 7 a 1 para o Internacional e a do Vasco para o Flamengo por 1 a 0. Se não fosse por isso e o empate no último minuto, o Corinthians teria entrado parte perigosa da tabela.
Mas ainda assim parece que a preocupação só assola mesmo os pensamentos do torcedor corinthiano. Na coletiva depois do jogo com o América-MG, Mano reforçou que os jogadores precisam de tranquilidade:
— Tem que passar tranquilidade aos jogadores para não deixar que a situação interfira dentro de campo. A gente tem potencial para entregar mais em um curto espaço de tempo. Pontuando em todas as rodadas, não estaremos na condição que o torcedor teme — reforçou o treinador
O que está mais do que claro é que o Corinthians precisa de uma reação, e deixar de contar com a sorte de uma última bola, ou com os resultados dos rivais. Para o torcedor corinthiano, o sinal de alerta já deveria estar ligado há muito tempo, apesar da maioria acreditar que o time não irá disputar a Série B do próximo ano.
Até a próxima Data Fifa, de novembro, são seis jogos a serem disputados, e é complicado vislumbrar resultados favoráveis, independente de jogar em casa ou não, e principalmente independente do adversário. Sabendo disso e da complexidade que tem pela frente, Mano Menezes tenta trabalhar com elenco e uma forma que não prejudique mais a situação.
— Vestir a camisa do Corinthians já não é fácil, todos sabem que é uma camisa pesada. Viver estes momentos de pior colocação na tabela, isso piora um pouco. Minha missão é que eles passem por isso sem ter uma queda de qualidade técnica.
Jogos do Corinthians em casa
- Corinthians x Santos – Neo Química Arena
- Corinthians x Athletico-PR – Neo Química Arena
- Corinthians x Atlético -MG – Neo Química Arena
Jogos do Corinthians fora de casa
- Cuiabá x Corinthians – Arena Pantanal
- Bragantino x Corinthians – Nabi Abi Chedid
- Grêmio x Corinthians- Arena do Grêmio