Surpresa com métodos de Mano Menezes comprova que Corinthians foi terra de ninguém durante todo o ano
Com Mano Menezes, diretoria do Corinthians parece ter entendido que trabalho de Luxemburgo era mais defasado que o imaginado

O Corinthians parece, antes tarde do que mais tarde, começar a fazer o básico para o principal e único objetivo que restou para o time neste restante de temporada: se recuperar no Campeonato Brasileiro. Com apenas 31 pontos, o clube tem apenas quatro a mais que o Vasco, primeiro dentro da zona de rebaixamento.
Mano Menezes foi anunciado oficialmente no dia 28 de setembro, são apenas 12 dias de trabalho a frente do Alvinegro, mas apesar do pouco tempo o treinador já tem colocado sua filosofia em prática, algo que foi possível ver, ainda que pouco, durante o empate diante do Flamengo na Neo Química Arena.
Essa mudança positiva de trabalho foi reforçada durante a entrevista do Fábio Santos, logo após a partida com o rubro-negro carioca. O lateral, que trabalha pela segunda vez com Mano, disse estar “surpreendido positivamente” com o início do treinador:
– Alguns (jogadores) entendem mais rápido, outros mais devagar, mas ele tem passado a ideia de forma bem simples. Em um curto período a gente já evoluiu bastante, sabendo o que cada um tem que fazer – elogiou o lateral-esquerdo.
Surpresa mostra trabalho anterior mais defasado do que o imaginado
O Corinthians teve várias oportunidades de trocar o comando do time e de buscar Mano Menezes depois de sua demissão no Internacional. A principal delas foi antes da data Fifa de setembro, quando o clube ficou cerca de 10 dias sem atuar, se preparando para os duelos decisivos contra o Fortaleza pela Sul-Americana. Ainda assim, a gestão Duílio optou pela continuidade de Luxemburgo no cargo.
Após a eliminação na Sul-Americana já com Mano Menezes no comando, o clube passou a fazer contas para terminar o Campeonato Brasileiro sem passar sufoco.
Segundo apurado pela reportagem da Trivela, as mudanças no tratamento, nos treinamentos e nas conversas com os atletas fizeram o presidente Duílio Monteiro Alves ter a clareza de que deveria ter usado a Data Fifa para realizar a troca no comando da equipe. A avaliação seria de que o Corinthians teria tido mais chances de conquistar a vaga na decisão do torneio continental se Mano Menezes tivesse assumido antes.
Com Luxemburgo, o Corinthians nunca apresentou um sistema defensivo sólido, sendo uma das equipes mais expostas do país. O próprio Mano Menezes, após o empate com o Flamengo, abordou indiretamente os pontos nos quais o time estava defasado taticamente:
– Você não pode sempre estar correndo na mesma pegada, porque exige questões de mudanças e isso é uma conscientização que o treinamento todos os dias faz você ganhar uma condição melhor para isso. Então vamos trabalhar todos esses aspectos, eu acho que a equipe precisa desse trabalho e os jogadores estão sedentos dessas informações de como você se comporta nesse caso ou nos outros casos, então acho que isso chama padronização e é o que nós vamos dar para a equipe.
? O Corinthians é o time que mais sofreu finalizações e finalizações no gol NO MUNDO nos últimos 2 meses. ??
⚔️15 jogos
?266 finalizações sofridas (17.7 /j)
?90 finalizações sofridas no gol (6.0 /j)
?19 gols sofridos (1.3 /j)O time teve 35% de aproveitamento no período. pic.twitter.com/I3BpXmb32w
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) October 4, 2023
Outro ponto ressaltado por Mano Menezes foi a confiança que ele pretende passar aos atletas para conseguir desenvolver o trabalho da melhor maneira possível com o pouco tempo que resta de temporada pela frente.
– Temos uma metodologia. É importante os jogadores sentirem confiança, porque assim ganhamos mais comprometimento e desenvoltura.
De fato, depois de tantas más atuações no ano, a torcida do Corinthians espera minimamente que os jogadores tenham “informações” para saberem se “comportar” em determinados casos como projetou Mano Menezes.
Os dias de pausa para a Data Fifa podem ajudar a nova comissão a deixar o time mais acertado (ou menos bagunçado). No retorno do Brasileirão, o Corinthians tem um desafio e tanto pela frente: enfrenta o Fluminense – do também técnico da Seleção Brasileira Fernando Diniz – no dia 19, no Rio de Janeiro. Depois, recebe o América-MG, rival direto na briga contra o rebaixamento, na Neo Química Arena.
Dependendo de como atuar – e dos resultados, obviamente – o torcedor corinthiano pode pensar em encerrar o ano de forma mais tranquila ou, junto com Mano Menezes, seguir fazendo contas para fugir das últimas posições na tabela.