De alguma forma, Corinthians precisa juntar os cacos e recuperar futebol para chegar à final da Sul-Americana
Vitória no Majestoso poderia ser virada de chave tática e emocional para o elenco enfrentar o Castelão

O jogo deste sábado no Morumbi poderia ter sido o elemento que o Corinthians precisava para chegar em Fortaleza com o máximo de confiança possível para a decisão da vaga na final da Sul-Americana, mas, claramente, não foi o que aconteceu. Antes mesmo da partida começar, era óbvio que o jogo com o São Paulo, recém-campeão da Copa do Brasil, seria complicado, e realmente foi. A derrota por 2 a 1 para o Tricolor Paulista foi pouco diante das inúmeras chances que o time teve, mas que pararam no goleiro Cássio.
Esse não foi o primeiro jogo que o Timão desempenhou um futebol abaixo do esperado. Essa, aliás, tem sido a tônica do ano, e desde a volta da Data Fifa, lá no começo de setembro, a equipe parece ter perdido todo e qualquer padrão tático que teve algum dia. Pelo Campeonato Brasileiro, perdeu para o Fortaleza por 2 a 1, empatou com o Grêmio por 4 a 4 em um jogo insano, e venceu o Botafogo com dificuldades e com um jogador a mais.
Vencer no Morumbi poderia ser incentivo para decisão com o Fortaleza
Dizer que o Corinthians esteve perto de vencer a partida é errado, mas o gol do Romero no início da partida deu a impressão de que as coisas seriam um pouco diferentes. Vencer o clássico elevaria os ânimos, e daria confiança para a segunda partida da semifinal da Copa Sul-Americana, e conseguir chegar pela primeira vez a final da competição. A realidade, no entanto, é que agora o Corinthians precisa juntar os cacos e de alguma forma recuperar o futebol que parece ter desaparecido nos últimos meses.
A Copa Sul-Americana sequer fazia parte do calendário da equipe para temporada 2023, mas acabou se tornando motivo de pressão para o elenco eliminado de forma traumática no Campeonato Paulista, na Libertadores e na Copa do Brasil, que tem na competição a chance de levantar um caneco depois de quatro anos. Vale lembrar que o último título do Corinthians foi o Paulistão de 2019.
Os jogadores têm se mostrado apáticos, e até mesmo os mais veteranos, como Renato Augusto, parecem ter perdido um pouco da confiança já mostrada em outras ocasiões. A falta de motivação pode ter diversas origens: a sequência ruim, a quantidade de lesões, as quatro trocas de treinador só em 2023, e principalmente a falta de um trabalho identificado com o estilo e com a necessidade do elenco.
Perguntado sobre como trabalhar a cabeça dos jogadores para a partida decisiva daqui a três dias, Sidnei Lobo, auxiliar técnico do Timão, disse que desde que Mano Menezes chegou, na quinta-feira, o trabalho o emocional do elenco começou.
– Olhando o semblante, eles [jogadores] ficaram tristes pela derrota. É sempre ruim perder clássico, o corintiano está acostumado a vencer. Estamos trabalhando a cabeça deles, vimos muitas coisas boas, e o próximo passo será melhor. Quando estivermos juntos, amanhã de manhã, estaremos mais fortes ainda. Como um todo, apesar do resultado, apesar dos problemas, de não estar atuando, tudo, a resposta não foi ruim. Gostei e acredito que daqui para frente vamos evoluir muito – disse Lobo.
Jogo no Castelão não será tarefa fácil para o Corinthians
As coisas não serão fáceis para a equipe Alvinegra em Fortaleza, que precisa da vitória no Castelão, ou de um empate para levar o jogo para os pênaltis. Pensando no apoio que a torcida tricolor já demonstrou outras vezes, o clima das arquibancadas promete chegar até os jogadores no gramado, coisa que não aconteceu aqui em São Paulo. Apesar da enorme festa e apoio em Itaquera, os jogadores do Corinthians não incendiaram com a torcida.
Segundo as informações do clube cearense, todos os ingressos para a partida foram esgotados há pelo menos duas semanas. O torcedor quer ver o Leão do Pici levantar a taça inédita do clube. Assim como o Timão, o Fortaleza ainda não conquistou a Sul-Americana. Outro ponto a favor do Fortaleza são os números da equipe de Juan Pablo Vojvoda: em casa, o time perdeu apenas dois dos últimos 20 jogos.
O último jogo da equipe nordestina também foi neste sábado (30), contra o Grêmio. As duas equipes ficaram no empate em 1 a 1, com gols do Thiago Galhardo pelo Leão, e Suarez pelo tricolor gaúcho.
Programação do Corinthians para a semifinal
Os jogadores do Corinthians se reapresentam neste domingo (01) amanhã pela manhã no CT. Dr. Joaquim Grava. Inicialmente, os jogadores que atuaram no Majestoso devem fazer um trabalho regenerativo, e os que não entraram em campo seguem a programação de um trabalho tático. Na segunda-feira (02), o time treina pela manhã e depois embarca para Fortaleza, onde deve fazer mais um treino antes da partida.