Corinthians supera até mascote para manter sonho vivo no Brasileirão
Timão sai perdendo para o Criciúma fora de casa, mas vira jogo e vê classificação à Libertadores cada vez mais perto
O Corinthians chegou à sétima vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro e o sonho de classificação à Libertadores de 2025 que parecia impossível há algumas semanas é cada vez mais real.
Para conquistar os três pontos contra o Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, o Timão precisou superar os dois gols abertos pelo time da casa e até as provocações do Tigre, mascote da equipe carvoeira, no intervalo da partida.
Com uma atuação discreta do neerlandês Memphis Depay, coube o protagonismo novamente à dupla formada por Rodrigo Garro e Yuri Alberto.
O centroavante, inclusive, retornou após ser baixa na rodada passada, contra o Vasco, por conta de uma lesão de grau um na coxa direita.
O lateral-esquerdo Matheus Bidu e o atacante Ángel Romero, que entrou no decorrer da partida, também foram decisivos.
Corinthians começa bem, cai na máxima mais antiga do futebol e sente
O Corinthians iniciou a partida parecendo estar jogando em casa.
Contra uma equipe que luta contra o rebaixamento, a sensação era que o Timão jogou completamente a pressão para o lado do Criciúma e estava mais solto.
Foram, pelo menos, três grandes oportunidades criadas até a metade da etapa inicial. Yuri Alberto, Memphis Depay e Raniele perderam ótimas chances de abrir o placar. Duas delas pararam em boas defesas do goleiro Gustavo.
Porém, em dois vacilos defensivos a equipe do Parque São Jorge sofreu dois gols de Bolasie e sentiu bastante o golpe.
No primeiro tento, Dudu recebe com liberdade pela direita e cruza para o atacante francês que apareceu na área livre de marcação.
Já no segundo, Bolasie fez o que quis na grande área e ainda deu a sorte de contar com o desvio do zagueiro André Ramalho antes da bola entrar.
Confusões na arquibancada e em campo dão presságio de segundo tempo diferente
Com os ânimos à flor da pele, os torcedores do Corinthians entraram em conflito entre eles durante o intervalo. Ao tentar coibir a situação, os policiais militares também entraram em confronto físico com alguns corintianos na arquibancada.
Os reservas do Timão, que aquecem no gramado, buscaram amenizar a confusão. Mas enquanto isso acontecia, o mascote do Criciúma e alguns gandulas provocaram os atletas da equipe alvinegra.
A atitude irritou os jogadores do Corinthians e resultou em um novo clima tenso, dessa vez no gramado. O Tigre do Criciúma precisou correr para o vestiário do clube carvoeiro.
Corinthians parece um time novo no segundo tempo
Assim como no primeiro tempo, o Timão voltou do intervalo tomando conta do jogo.
Mas diferentemente dos 45 minutos iniciais, o clube paulista foi eficiente.
O empate foi buscado antes da metade da etapa inicial e em um intervalo de três minutos.
Primeiro, o lateral Matheus Bidu pressionou a marcação do Criciúma, ganhou a posse de bola e deu uma ótima assistência para Rodrigo Garro diminuir o marcador.
Depois, o presente foi devolvido pelo meia argentino, que pelo lado direito tocou para o meio, na chegada de Bidu, que encheu o pé de fora da área e fez um golaço.
Rodrigo Garro é decisivo novamente
Desde a eliminação do Corinthians na semifinal da Copa Sul-Americana, em que Garro foi o vilão, o meia assumiu de vez o protagonismo da equipe alvinegra.
Com o gol e a assistência em Criciúma, o argentino chegou a nona participação em gol nos últimos cinco jogos do Timão.
Foram quatro gols e cinco assistências no período.
Romero entra e faz dobradinha decisiva com Yuri Alberto
Com a vitória do Bahia sobre o rebaixado Cuiabá fora de casa e com o Cruzeiro entrando em campo somente no domingo (1ª), o empate do Corinthians, mesmo fora de casa, não era o suficiente.
Então, o atacante Ángel Romero entrou em campo para mudar o cenário e torná-lo favorável ao Timão.
Ele entrou em campo aos 36 minutos do segundo tempo e na primeira jogada aproveitou um vacilo defensivo do Criciúma, ficou na cara do goleiro Gustavo, olhou para o lado, viu Yuri Alberto atrás da linha da bola e tocou para o centroavante virar a partida a favor do Corinthians.
Depois disso, o jogo parou por alguns minutos por conta de sinalizadores que foram acesos por torcedores corintianos no setor de visitante. Alguns jogadores, em especial o goleiro Hugo Souza, foram até o local e pediram a cooperação da Fiel Torcida.
Já nos acréscimos da partida, Ángel Romero novamente deu o ar da graça e um presente para Yuri Allberto.
O paraguaio carregou a bola e observou a aproximação do companheiro de ataque que recebeu e marcou o segundo dele.
Yuri Alberto jogou ao 29º gol da temporada, que é disparada a melhor dele na carreira em números. Além disso, foi o oitavo gol do atleta nos últimos seis jogos em que esteve em campo.
Vitória que mantém vivo sonho de Libertar a América em 2025
Com o título do Botafogo na Libertadores, o grupo de classificação à competição continetal em 2025 passou para oito times, aumentando as chances do Corinthians jogar o campeonato no ano que vem.
A vitória em Santa Catarina elevou o Timão para o pelotão de classificados, com os mesmos 50 pontos que o Bahia, que no mesmo horário venceu o Cuiabá, na Arena Pantanal, por 2 a 1.
Porém, a próxima rodada colocará as duas equipes frente a frente na Neo Química Arena, casa corintiana.
Agora, o Corinthians liga o secador e torce para o Red Bull Bragantino tomar pontos do Cruzeiro neste domingo (1°), às 18h30 (horário de Brasília), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.