Pelo que o Corinthians ainda briga até o fim do Brasileirão?
Pode não parecer, mas o Corinthians briga por outras coisas até o fim do Brasileirão além da distância do Z4
Não há dúvidas de que o foco do Corinthians para temporada de 2023 no Campeonato Brasileiro é se distanciar cada vez mais da zona de rebaixamento, esse processo de recuperação parece ter começado efetivamente na última quarta-feira (1), depois da vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, em Itaquera, que colocou o Corinthians na 11ª posição, com 40 pontos.
Faltando somente sete jogos para o fim do Brasileirão e 21 pontos para serem conquistados, o técnico Mano Menezes já deixou claro que ainda não é o momento para olhar a parte de cima da tabela:
– Eu penso que temos que continuar olhando o setor em que estamos, não temos que ficar olhando lá para cima ainda não. Não sabemos se vai dar tempo de olhar para cima, mas temos que ficar com o pé bem firme onde estamos. Daqui a pouco, você esquece o que está jogando nesse momento – disse o treinador
O que mais o Corinthians pode alcançar até o fim de 2023
Distante de uma das vagas para disputar a Libertadores do próximo ano, o Corinthians já tem quase tudo certo para disputar a Copa do Brasil de 2024, isso porque o Palmeiras e o RB Bragantino já estão na zona de classificação da Libertadores. O Timão também pode conquistar uma vaga na fase de grupos da Copa Sul-Americana se continuar entre as seis melhores equipes entre o sétimo e 13º lugar, já que a vaga o São Paulo conseguiu a classificação com o título da Copa do Brasil em cima do Flamengo.
– A Sul-Americana é relativamente alcançável para todos que estão no bolo, existe uma proximidade de pontuação, se você conseguir cedo da pressão e fazer parte do grupo de cima vai estar na Sul-Americana. É uma coisa que naturalmente pode acontecer, sem ser a preocupação primeira neste momento. A preocupação primeira é sairmos da situação em que estávamos e nos afastarmos dos últimos colocados – disse Mano sobre a possibilidade de classificação
Vale ressaltar que o Corinthians nunca foi campeão da Sul-Americano, e que conseguiu chegar até a semifinal da edição deste ano, ainda que aos tracos e barrancos, mas acabou eliminado para o Fortaleza, na Arena Castelão.
O planejamento para a temporada de 2024 do Corinthians
Ainda há muita incerteza sobre como será o próximo ano do Corinthians, isso por inúmeros fatores que passam pelos gramados, mas também pelo comando do time, e interferem diretamente em qualquer planejamento, renovações e contratações que a comissão técnica possa querer fazer.
Com contrato até 2025, Mano deixou claro quando chegou que sua prioridade seria uma renovação de elenco, e há de se concordar que ela é necessária, mas diante da pressão que virou a reta final do Campeonato Brasileiro, a “estratégia” do treinador, foi colocar esse assunto na gaveta para não perder o elenco que poderia rebaixar o desempenho sabendo que haveria a possibilidade de não continuar no plantel. Assim, todas as vezes em que foi questionado sobre as mudanças, Mano manteve o padrão de resposta que foco era no que o Corinthians precisa até o fim da temporada.
Mas ainda que a situação fosse menos desconfortável, não haveria mesmo como planejar 2024, já que o comando do clube deve sofrer mudanças com a eleição para presidência, que acontece há menos de um mês e está cada vez mais disputada e dividida. A escolha pelo novo mandatário vai definir a continuidade ou não de alguns jogadores e o planejamento para temporada, já que se o candidato da oposição, Augusto Melo, ganhar, como ele já declarou, não deve seguir os mesmo caminhos da atual gestão.