Brasileirão Série A

Corinthians: Perto de eleição, denúncia de lavagem de dinheiro é tudo que a situação não precisava

Denúncias de lavagem de dinheiro não supreendem sócios que acompanham divisão política dentro do clube

Enquanto as coisas começam a entrar no caminho certo dentro do campo e o Corinthians vai se reerguendo no Campeonato Brasileiro, fora dele as coisas estão longe de viver qualquer tipo de calmaria, principalmente pelos lados do Parque São Jorge, onde fica o clube social do alvinegro. Em menos de um mês acontece a eleição que escolherá os novos conselheiros, mas principalmente o novo presidente que comandará a equipe pelos próximos três anos.

Na disputa pelo cargo mais importante do Timão estão: Augusto Melo (oposição) e André Negão (situação). Segundo apurado pela Trivela, a disputa está em aberto no clube, principalmente depois da última temporada do time principal de futebol masculino, e a sequência de erros da atual diretoria, o que estaria de certa forma “favorecendo” a escolha de alguns sócios por Augusto.

Nesta quinta-feira (2), uma matéria feita pelo UOL, divulgou que a Polícia Civil do Estado de São Paulo abriu inquérito para investigar uma suposta lavagem de dinheiro no Corinthians. O Ministério Público abriu o processo depois que recebeu três denúncias anônimas apontando fraudes em negociações de jogadores e patrocinadores. Estão sob investigação o atual presidente do clube, Duílio Monteiro Alves, o ex-presidente Andrés Sanchez, o candidato à presidência André Luiz Oliveira, o conselheiro Manoel Ramos Evangelista, conhecido como Mané da Carne, e o empresário Fernando Garcia.

Nota do Ministério Público do Estado de São Paulo:

“O caso é investigado, sob sigilo, por meio de inquérito policial instaurado pela 4ª Delegacia de Investigações sobre Lavagem ou Ocultação de Bens e Valores do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC). Os demais detalhes serão preservados para garantir autonomia ao andamento das apurações”.

Investigação do Ministério Público era tudo que a chapa Renovação e Transparência não precisava 

Todos os investigados fazem parte do mesmo grupo político do clube, a Renovação e Transparência, que está a frente do comando do Corinthians há mais de dez anos, e teve sem dúvidas gestões vitoriosas que trouxeram ao clube os principais títulos, como a Libertadores e o Mundial. O sucesso poderia ser ainda maior se não fossem os três anos com Duílio, onde a equipe não conseguiu ser campeão de nada, apesar de chegar em uma final de Copa do Brasil (2022) e duas semifinais nesta temporada, Sul-Americana e Copa do Brasil.

Com a disputa em aberto para a escolha de um novo mandatário, a notícia da investigação joga luz sobre inúmeros questionamentos feitos pela oposição e pelos sócios que pretendem mudar a gestão do clube, não apenas sobre os contratos feitos pela atual diretoria, mas também pela condução administrativa dos últimos anos, e pode colocar em cheque uma possível eleição do candidato André Negão.

Segundo apurado pela Trivela com alguns sócios do clube, as denúncias não surpreenderam, ainda mais diante da divisão dentro Parque São Jorge, em que as duas chapas trocam farpas e acusações e não debatem projetos que possam ajudar o clube.

Em nota, a Renovação e Transparência disse que essas denúncias foram a forma encontrado pela oposição para atacá-la:

“Pessoas inescrupulosas novamente se utilizam do anonimato para tentar, caluniosamente, envolver o clube e terceiros em investigações. Há pouco tempo também assim agiram de forma similar, mas, como só poderia ser, essa apócrifa denúncia, sem amparo, foi sumariamente arquivada. Agora, por ser mera repetição e diante da absoluta falta de justa causa, novamente também será arquivada. Estamos, porém, solicitando investigação policial para tentar descobrir quem fez a denúncia caluniosa e falsa comunicação de crime e quais são seus reais motivos, justamente para que seja(m) correta e devidamente, responsabilizado(s)”.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo