Corinthians x Bahia poderia ser decisivo para manter paulistas na Série A, mas agora vale até vaga continental
Corinthians está há um ponto do número mágico para escapar do Z4 e tentar alcançar vaga surpreendente na Sul-Americana em temporada conturbada
O jogo entre Corinthians e Bahia, válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, poderia ter outros significados para equipe paulista na competição. Isso porque até a vitória diante do Grêmio, antes da parada da data Fifa, as coisas estavam bem complicadas para o time de Mano Menezes.
Sem conseguir alcançar uma posição confortável na tabela, o time flertava com o perigo da zona de rebaixamento, e a partida com o Bahia seria mais que decisiva, já que os comandados de Rogério Ceni também sonham com a permanência na Série A.
Porém, a “heróica” vitória do Timão diante do Tricolor Gaúcho por 1 a 0, com um jogador a menos durante a maioria da partida, fez o Corinthians encaminhar o distanciamento definitivo do Z4 somando 44 pontos, além de cavar uma possibilidade de classificação para a Sul-Americana.
Na última semana, durante uma entrevista ao programa esportivo Arena SBT, Mano Menezes falou sobre sua expectativa para a reta final do torneio nacional e o que ainda o pretende alcançar com a equipe faltando quatro rodadas para término do Brasileirão:
— O torcedor do Corinthians não vai ficar satisfeito apenas com a saída das últimas posições ou uma colocação intermediária na tabela, mas levando em consideração o que passamos aqui, já começamos a entregar algo mais confiável. Acho que já temos produzido como equipe algo capaz de dar confiança de que vamos estar no meio da tabela na última rodada – disse o treinador
É surpreendente pensar que depois de tudo o Corinthians ainda pode conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem
Há algumas semanas o torcedor corintiano vivia dias conturbados na expectativa do que seria o restante da temporada. A maior preocupação era com os resultados adversos da equipe tanto dentro da Neo Química Arena quanto fora dela. Nos últimos seis jogos até a partida em Porto Alegre, o Corinthians teve três vitórias, dois empates e uma derrota.
Agora, depois de se afastar do Z4 e respirar mais tranquilo, é até surpreendente que a equipe possa passar da 10ª posição e ainda beliscar uma vaga na competição continental, que sequer fazia parte dos planos há cerca de um mês, ainda mais considerando o baixo desempenho da equipe dentro de campo.
A “surpresa boa” que pode vir a ser uma vaga na Sul-Americana condiz com a temporada de altos e baixos do Corinthians. No mesmo ano, o clube chegou a duas semifinais (Copa do Brasil e Sul-Amerciana) enquanto foi eliminado antes da final do Campeonato Paulista e sofre até as últimas rodadas para se garantir matematicamente na Série A.
O que Mano Menezes trabalhou durante a última data Fifa
Na última data Fifa do ano, o treinador corintiano focou nas atividades que já vinha trabalhando com a equipe desde a sua chegada: marcação, domínio de bola e retomada do padrão tático. Mano Menezes também focou nas cobranças de faltas e nas bolas paradas.
Esse período de dez dias sem jogos também serviu para o treinador conversar com Yuri Alberto e tentar passar mais confiança para o centroavante, que não vive uma boa fase na reta final da temporada e vem sendo muito criticado pelas tomadas de decisão técnicas dentro de campo.
Retrospecto entre Corinthians e Bahia no Campeonato Brasileiro
Corinthians e Bahia se enfrentaram em 51 oportunidades na história do campeonato. O alvinegro tem a vantagem de dez vitórias a mais que o Bahia: são 23 para o Corinthians e 13 para o tricolor baiano. As equipes empataram em 15 oportunidades.
Na partida do primeiro turno, na Arena Fonte Nova, as duas equipes ficaram no 0 a 0. O Bahia teve chance de balançar a rede em um pênalti marcado nos acréscimos, depois da bola bater em Bruno Méndez, inicialmente a marcação foi pela bola bater no braço, mas após consultar o consultar VAR, o arbitro anulou a decisão ao constatar que a bola, na verdade, havia batido nas costas do zagueiro.