Como Mano Menezes e o Corinthians podem aproveitar a última Data Fifa da temporada
Problema tático, oscilação e volta de confiança do atacante estão entre as coisas que Mano precisa ajustar no Corinthians
Essa é a segunda pausa da Data Fifa com Mano Menezes no comando do Corinthians. A primeira foi alguns dias depois da sua chegada, em 29 de setembro, período em que o treinador já pôde dar um pouco da sua cara para a equipe que estava sem padrão tático, e apesar de não ter péssimos resultados, não conseguia desempenhar um bom futebol dentro do campo, ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, que também teve a mesma pausa de cerca de dez dias para trabalhar.
Desempenho pré e pós-data Fifa com Luxemburgo e com Mano Menezes
Luxemburgo chegou ao Corinthians em maio, e comandou o time em 38 partidas, juntando os jogos do Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana. Antes da primeira e última Data Fifa comando do treinador o Timão vinha de empate sem gols, diante do Palmeiras, na Neo Química Arena:
- Pós-data Fifa (09 a 12 de setembro), sob o comando de Vanderlei Luxemburgo: dois empates, uma derrota e uma vitória
O treinador foi demitido em 28 de setembro, depois da primeira partida com o Fortaleza, pela Sul-Americana. Quando Mano chegou, teve três jogos até a pausa seguinte, diante do São Paulo, mais uma vez o Leão do Picí e por último o Flamengo, por coincidência, um empate em 1 a 1, em Itaquera:
- Pós-Data Fifa (09 a 17 de outubro), sob o comando de Mano Menezes: cinco empates, três vitórias e uma derrota
Última pausa no ano ainda pode render boas mudanças no Corinthians
Apesar de ser a última data Fifa da temporada, e com a situação no Campeonato Brasileiro um pouco mais tranquila, Mano Menezes ainda tem algumas arestas para ajustar dentro do Corinthians, pensando não somente na reta final, mas também na próxima temporada, como a oscilação entre as etapas dos jogos.
Um dos problemas do Corinthians nos últimos jogos foi a queda de rendimento entre um tempo e outro, muitas vezes a frente do marcador, essa oscilação acabou resultou algumas vezes na retomada do adversário que conseguiu o empate, foi assim com Fluminense, Santos e Atlético-MG. Em todos esses jogos, o Timão conseguiu produzir um bom volume de jogo, mas perdendo o ritmo, um problema que Mano deixou claro que precisava resolver:
— A gente precisa resolver esse problema tático e esse foi o teor da minha conversa com os jogadores no encerramento. Ou vamos resolver com mais gás, ou taticamente. O time não pode abaixar o bloco inteiro como fizemos, sem jogar.
Outro ponto que o treinador corintiano pode trabalhar nestes dez dias é o ataque alvinegro, desde a chegada do treinador, o Corinthians balançou as redes 11 vezes em dez jogos. Destes gols, três deles foram marcados por Yuri Alberto, que tem oito gols na temporada. Mas apesar de ser a principal contratação do time, que fez parte de um enorme pacotão envolvendo jogadores, nos últimos jogos as decisões tomadas e erros do atacante nas tentativas de dominar a bola chamaram a atenção, já que o atacante demonstrou ter qualidade, sobre essa dificuldade Mano lamentou não conseguir extrair o melhor dos jogadores que têm dificuldade.
A Data Fifa também poderia ser o tempo para recuperar outro jogador que tem uma grande expectativa da torcida: Matias Rojas, que vem sofrendo com a adaptação ao futebol brasileiro, e ao esquema de jogo do Corinthians. Porém, mais uma vez, o paraguaio não estará disponível para os dias de treinamento, já que foi convocado pela seleção do Paraguai para disputar os últimos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo. Vale ressaltar que nas datas anteriores, Rojas também não esteve presente, e as ausências por estar defendendo sua seleção podem ter colaborado para a falta de evolução do meia.