Com elenco caro e técnico renomado, Cruzeiro chega ao Brasileirão como incógnita
Raposa, nona colocada na edição da competição nacional no ano passado, está com mais dúvidas que certezas

O Cruzeiro iniciou o ano empolgando seu torcedor com as chegadas de grandes jogadores, como Dudu e Gabigol, mas os resultados em campo no primeiro trimestre foram decepcionantes.
Além de perder o clássico para o rival num Mineirão lotado, a Raposa caiu para o América nas semifinais do Campeonato Mineiro e ficou mais de um mês sem jogos oficiais. Porém, o torcedor cruzeirense tem um motivo para se animar: a chegada do renomado técnico Leonardo Jardim.
Por que o Cruzeiro pode ir bem no Brasileirão?
A atual gestão da SAF celeste, chefiada por Pedro Lourenço — o Pedrinho –, mira pelo menos um título importante nesta temporada. Para isso, o empresário desembolsou mais de R$ 80 milhões no mercado de transferências. Segundo ele, o Cruzeiro tem a quinta folha salarial mais cara do país, estimada em mais de R$ 20 milhões.
Depois da decepção com o Campeonato Mineiro, Leonardo Jardim teve uma “intertemporada forçada” para poder implementar suas ideias e dar mais fisicalidade à equipe. Nos jogos-treino, jogadores que estavam tendo dificuldades com Diniz desencantaram. Como é o caso de Gabigol, que marcou dois hat-tricks: na vitória por 12 a 0 sobre o Boston City, de Manhuaçu, e no triunfo sobre o sub-20.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Por que o Cruzeiro pode ir mal no Brasileirão?
O investimento pesado do ousado Pedrinho trouxe expectativas muito grandes no projeto do Cruzeiro para 2025. O mercado agressivo foi direcionado a vários medalhões, alguns de temperamento difícil e que querem mostrar que estão longe do fim de carreira. “Ter investimento não é sinônimo de ter bons jogadores”, alertou Jardim após a eliminação precoce no Estadual.
O clima neste início de ano não foi nada tranquilo. Os recentes problemas com o meia Matheus Pereira, camisa 10 do time e que quase deixou o clube pela porta de trás, trouxeram uma pressão desnecessária a uma das então figuras mais queridas pelos torcedores no ano passado.
A queda para o rival América no Mineiro também rendeu protestos pesados da torcida. Manequins com as camisas de Matheus Pereira, Marlon e William foram pendurados em um viaduto em Belo Horizonte. O investimento alto nos reforços vai se traduzir em grande pressão no projeto cruzeirense.

Como o Cruzeiro começou 2025?
O Cruzeiro iniciou 2025 causando a sensação ao torcedor de que 2024 ainda não havia acabado. A permanência do técnico Fernando Diniz após perder a final da Sul-Americana e terminar o Brasileiro fora da zona de classificação para a Libertadores custaram caro à Raposa no Campeonato Mineiro.
Primeiro, o time celeste fez uma pré-temporada nos Estados Unidos, empatando por 1 a 1 com São Paulo e Atlético-MG. Depois de conseguir apenas uma vitória nas três primeiras rodadas do Campeonato Mineiro, Fernando Diniz foi demitido.
A Raposa conseguiu duas vitórias em quatro jogos sob o comando do técnico interino Wesley Carvalho. Sob o comando de Leonardo Jardim foram dois empates e uma derrota, além da eliminação no Estadual.
Como joga o Cruzeiro?

Foram poucas as amostras do Cruzeiro de Leonardo Jardim até aqui. O treinador chegou no meio do Campeonato Mineiro e comandou a equipe celeste em apenas três jogos: derrota para o Democrata e dois empates com o América.
Ainda assim, o técnico português é conhecido no mundo inteiro, com um robusto currículo que envolve Mônaco, Olympiacos, Sporting e Al-Hilal, da Arábia Saudita. Analisando os trabalhos antigos do treinador, é possível projetar o que o comandante cruzeirense aplicará no Cruzeiro.
Leonardo Jardim gosta de um time que se organiza de forma bem distribuída no meio de campo. Diferente do que propõe Fernando Diniz, o português utiliza poucos jogadores na base das jogadas, sendo, às vezes, apenas dois zagueiros e um ou dois volantes.
Mais adiante, propõe muitas dinâmicas entre ponta e lateral, que sobem simultaneamente, um por fora e outro por dentro. O camisa 10 se movimenta para gerar apoios e facilitar as linhas de passe e, à medida que retém a posse, os atacantes se adiantam para gerar espaço.
Ainda assim, Leonardo Jardim gosta que a amplitude do campo seja mantida para construir as jogadas por fora. Tenta para um lado, se não der, tenta pelo outro.
Jogo do Cruzeiro: veja onde assistir
Parte da Liga Forte União (LFU), os jogos do Cruzeiro como mandante serão transmitidos nos canais do Grupo Globo (Premiere, SporTV e TV aberta), da Record (TV aberta, R7.com e streaming Play Plus), da CazéTV (no Youtube) e no streaming Amazon Prime Video.
Os cinco primeiros jogos do Internacional no Brasileirão
- 29/03: Cruzeiro x Mirassol, às 18h30 (horário de Brasília), no Mineirão; Transmissão: Amazon Prime Video
- 05/04: Internacional x Cruzeiro no Estádio Beira-Rio
- 12/04: São Paulo x Cruzeiro no MorumBIS
- 16/04: Cruzeiro e Bahia no Mineirão
- 19/04: RB Bragantino x Cruzeiro no Nabizão