Brasileirão Série A

Com elenco caro e técnico renomado, Cruzeiro chega ao Brasileirão como incógnita

Raposa, nona colocada na edição da competição nacional no ano passado, está com mais dúvidas que certezas

O Cruzeiro iniciou o ano empolgando seu torcedor com as chegadas de grandes jogadores, como Dudu e Gabigol, mas os resultados em campo no primeiro trimestre foram decepcionantes.

Além de perder o clássico para o rival num Mineirão lotado, a Raposa caiu para o América nas semifinais do Campeonato Mineiro e ficou mais de um mês sem jogos oficiais. Porém, o torcedor cruzeirense tem um motivo para se animar: a chegada do renomado técnico Leonardo Jardim.

Por que o Cruzeiro pode ir bem no Brasileirão?

A atual gestão da SAF celeste, chefiada por Pedro Lourenço — o Pedrinho –, mira pelo menos um título importante nesta temporada. Para isso, o empresário desembolsou mais de R$ 80 milhões no mercado de transferências. Segundo ele, o Cruzeiro tem a quinta folha salarial mais cara do país, estimada em mais de R$ 20 milhões.

Depois da decepção com o Campeonato Mineiro, Leonardo Jardim teve uma “intertemporada forçada” para poder implementar suas ideias e dar mais fisicalidade à equipe. Nos jogos-treino, jogadores que estavam tendo dificuldades com Diniz desencantaram. Como é o caso de Gabigol, que marcou dois hat-tricks: na vitória por 12 a 0 sobre o Boston City, de Manhuaçu, e no triunfo sobre o sub-20.

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Leonardo Jardim, técnico português do Cruzeiro (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Por que o Cruzeiro pode ir mal no Brasileirão?

O investimento pesado do ousado Pedrinho trouxe expectativas muito grandes no projeto do Cruzeiro para 2025. O mercado agressivo foi direcionado a vários medalhões, alguns de temperamento difícil e que querem mostrar que estão longe do fim de carreira. “Ter investimento não é sinônimo de ter bons jogadores”, alertou Jardim após a eliminação precoce no Estadual.

O clima neste início de ano não foi nada tranquilo. Os recentes problemas com o meia Matheus Pereira, camisa 10 do time e que quase deixou o clube pela porta de trás, trouxeram uma pressão desnecessária a uma das então figuras mais queridas pelos torcedores no ano passado.

A queda para o rival América no Mineiro também rendeu protestos pesados da torcida. Manequins com as camisas de Matheus Pereira, Marlon e William foram pendurados em um viaduto em Belo Horizonte. O investimento alto nos reforços vai se traduzir em grande pressão no projeto cruzeirense.

Gabigol na semifinal do Mineiro
Dentro da área, Gabigol perdeu um gol sem goleiro na segunda etapa da semifinal (Foto: Gazeta Press)

Como o Cruzeiro começou 2025?

O Cruzeiro iniciou 2025 causando a sensação ao torcedor de que 2024 ainda não havia acabado. A permanência do técnico Fernando Diniz após perder a final da Sul-Americana e terminar o Brasileiro fora da zona de classificação para a Libertadores custaram caro à Raposa no Campeonato Mineiro.

Primeiro, o time celeste fez uma pré-temporada nos Estados Unidos, empatando por 1 a 1 com São Paulo e Atlético-MG. Depois de conseguir apenas uma vitória nas três primeiras rodadas do Campeonato Mineiro, Fernando Diniz foi demitido.

A Raposa conseguiu duas vitórias em quatro jogos sob o comando do técnico interino Wesley Carvalho. Sob o comando de Leonardo Jardim foram dois empates e uma derrota, além da eliminação no Estadual.

Como joga o Cruzeiro?

Foram poucas as amostras do Cruzeiro de Leonardo Jardim até aqui. O treinador chegou no meio do Campeonato Mineiro e comandou a equipe celeste em apenas três jogos: derrota para o Democrata e dois empates com o América.

Ainda assim, o técnico português é conhecido no mundo inteiro, com um robusto currículo que envolve Mônaco, Olympiacos, Sporting e Al-Hilal, da Arábia Saudita. Analisando os trabalhos antigos do treinador, é possível projetar o que o comandante cruzeirense aplicará no Cruzeiro.

Leonardo Jardim gosta de um time que se organiza de forma bem distribuída no meio de campo. Diferente do que propõe Fernando Diniz, o português utiliza poucos jogadores na base das jogadas, sendo, às vezes, apenas dois zagueiros e um ou dois volantes.

Mais adiante, propõe muitas dinâmicas entre ponta e lateral, que sobem simultaneamente, um por fora e outro por dentro. O camisa 10 se movimenta para gerar apoios e facilitar as linhas de passe e, à medida que retém a posse, os atacantes se adiantam para gerar espaço.

Ainda assim, Leonardo Jardim gosta que a amplitude do campo seja mantida para construir as jogadas por fora. Tenta para um lado, se não der, tenta pelo outro.

Jogo do Cruzeiro: veja onde assistir

Parte da Liga Forte União (LFU), os jogos do Cruzeiro como mandante serão transmitidos nos canais do Grupo Globo (Premiere, SporTV e TV aberta), da Record (TV aberta, R7.com e streaming Play Plus), da CazéTV (no Youtube) e no streaming Amazon Prime Video.

Os cinco primeiros jogos do Internacional no Brasileirão

  • 29/03: Cruzeiro x Mirassol, às 18h30 (horário de Brasília), no Mineirão; Transmissão: Amazon Prime Video
  • 05/04: Internacional x Cruzeiro no Estádio Beira-Rio
  • 12/04: São Paulo x Cruzeiro no MorumBIS
  • 16/04: Cruzeiro e Bahia no Mineirão
  • 19/04: RB Bragantino x Cruzeiro no Nabizão
Foto de Romulo Giacomin

Romulo GiacominRedator de esportes

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo, Estado de Minas e Premier League Brasil. Atualmente, escreve para a Trivela.
Botão Voltar ao topo