Bragantino precisa voltar dois anos para vencer perspectiva e fazer Brasileirão digno
Início de ano do Massa Bruta passa mensagem negativa, mas campanha em 2023 pode servir de inspiração

Gerido de maneira profissional, com campanha de destaque e disputando a elite do futebol nacional pelo sexto ano consecutivo, o Red Bull Bragantino busca coroar o projeto com a marca multinacional e conquistar um título. No entanto, o momento atual do Massa Bruta passa longe de transmitir essas aspirações.
Em 2024, o clube de Bragança Paulista flertou contra o rebaixamento, salvando-se somente na última rodada. E a temporada atual parece seguir na esteira.
Com uma campanha instável no Paulistão (cinco vitórias, cinco derrotas e dois empates na primeira fase), o Braga foi eliminado nas quartas de final pelo Santos. Mesmo com a grande atuação do craque Neymar Júnior, o Toro Loko sequer assustou o Peixe na Vila Belmiro.
Na Copa do Brasil, o time está na terceira fase após suar sangue. Nas duas primeiras fases da competição, foram dois empates: contra os modestos Sousa (PB) e São José (RS). Em ambas as ocasiões, a classificação foi conquistada na disputa por pênaltis.
Para piorar, o Braga perdeu um dos seus principais jogadores pouco antes da disputa do Brasileirão. O meia Lucas Evangelista foi negociado com o Palmeiras.
Em compensação, Fabinho chegou no lugar.
Por que o Red Bull Bragantino pode ir bem no Brasileirão?
Em 2023, um time sem expectativa, eliminado na semifinal do Paulistão pelo Água Santa, terminou na sexta colocação do Campeonato Brasileiro. Em alguns momentos do campeonato, inclusive, flertou com o título nacional.
É inspirado pela campanha de dois anos atrás que o Massa Bruta busca surpreender e chegar a uma campanha de destaque, contrariando as expectativas ruins relacionadas ao fim da temporada passada e o início deste ano.
Chegaram sete reforços em 2025. Com exceção de Fabinho, contratado após a eliminação do Paulistão, o restante já estreou. São eles:
- O lateral-direito uruguaio Augstín Sant'Anna;
- O zagueiro Guzmán Rodríguez, também uruguaio;
- O volante Gabriel;
- Os atacantes Fernando, Isidro Pitta e Lucas Barbosa.
Nenhum deles ainda vingou completamente, mas têm na figura de Jhon Jhon a expectativa de evolução no decorrer da temporada.

Contratado no segundo semestre do ano passado, o meia foi ganhando espaço aos poucos, participou de sete gols do Bragantino ainda no ano passado e com quatro assistências foi o líder da equipe no quesito no Brasileirão passado.
Após a chegada do técnico Fernando Seabra, no fim de 2024, o ex-atleta do Palmeiras ganhou ainda mais responsabilidade, se transformou no camisa 10 do Massa Bruta e hoje é um dos homens de confiança do treinador no elenco.
Essa trajetória de crescimento também pode acontecer com os reforços que chegaram no início do ano, mas ainda não tiveram papel de destaque.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Por que o Red Bull Bragantino pode ir mal no Brasileirão?
O fim da temporada passada e o início deste ano já são argumentos plausíveis para que a expectativa no Red Bull Bragantino no Campeonato Brasileiro seja baixa.
Porém, há outras questões que também podem atrapalhar as pretensões do Massa Bruta.
O time perdeu um dos principais jogadores, o meia Lucas Evangelista, para o Palmeiras.
No elenco, o técnico Fernando Seabra não possui jogador algum semelhante. Tanto que a tendência mostrada pelo treinador no amistoso com o Cruzeiro, no último sábado (22), foi escalar no lugar o volante Gabriel (ex-Corinthians, Palmeiras, Botafogo e Athletico-PR).
O volante, que tem a contenção como característica principal, atuou ao lado de Matheus Fernandes, que também não possui muita saída.
Assim, além de perder um atleta que tinha maior qualidade de passe e ajudava a distribuir o jogo como um meia, o Bragantino perdeu também um atleta que por vezes pisava na área e aparecia como elemento surpresa.
Fabinho, jogador que foi envolvido por empréstimo ao Braga no negócio com o Palmeiras também é um primeiro volante e não possui características suficientes para suprir a lacuna de Evangelista.

Como o Red Bull Bragantino começou 2025?
Os primeiros jogos do Bragantino na temporada foram muito ruins.
O time estreou em 2025 perdendo em casa, de virada, para o time reserva do Corinthians, pelo Paulistão.
Para piorar, o Massa Bruta só venceu uma vez nos sete primeiros jogos.
A classificação às quartas de final do Paulistão ficou bastante ameaçada. E, em dado momento, o rebaixamento à Série A2 foi uma realidade plausível.
Porém, o Braga engatou uma sequência positiva na reta final da primeira fase do Estadual, e com quatro vitórias nos últimos cinco jogos avançou ao mata-mata.
Sorte a do Red Bull Bragantino também foi cair em um grupo com nivelado por baixo. Com 17 pontos, o clube foi o segundo pior classificado — na frente somente do Mirassol.
De toda forma, nas quartas de final, contra o Santos, o Toro Loko nem viu a bola e foi desclassificado sem assustar o Peixe uma vez sequer. Neymar deu show e conduziu a vitória santista na Vila Belmiro.
Pela Copa do Brasil, o Bragantino se safou por pouco do vexame em duas ocasiões.
Na primeira fase, a equipe buscou o empate com o Sousa, da Paraíba, aos 55 minutos do segundo tempo. A partida, que teve arbitragem duramente contestada pelo time mandante, foi decidida na disputa por pênaltis, onde o Massa Bruta saiu classificado.
Na rodada seguinte, novo empate por 1 a 1, dessa vez com o São José, do Rio Grande do Sul, novamente fora de casa. De novo, coube ao time do interior paulista avançar através das penalidades.
Como joga o Red Bull Bragantino?

Sem Lucas Evangelista, a dupla de volantes do Bragantino deve ser formada por Matheus Fernandes e Gabriel. Jhon Jhon deve ganhar mais espaço na articulação de jogadas e menos caindo pelos lados.
Como está o trabalho do técnico Fernando Seabra?
Treinador novo, Seabra ainda é visto com muita desconfiança. A chegada dele foi fundamental para salvar o Massa Bruta do rebaixamento no Brasileirão do ano passado.
Porém, isso se deve até mais pela saída do antecessor, Pedro Caixinha, que já possuía relação desgastada com o elenco.
Neste ano, Fernando, que já havia passado pelo clube, mas na base, ainda não mostrou as credenciais que o levaram ao time profissional do Red Bull Bragantino.
Jogo do Red Bull Bragantino: veja onde assistir
Integrante da Libra, o Red Bull Bragantino terá seus jogos do Campeonato Brasileiro 2025 transmitidos pelo Grupo Globo, em TV aberta, TV fechada (SporTV), streaming (GloboPlay) e pay-per-view (Premiere).
Os cinco primeiros jogos do Red Bull Bragantino no Brasileirão
- Red Bull Bragantino x Ceará — 31 de março, segunda-feira, às 20h (de Brasília) — Nabi Abi Chedid
- Fluminense x Red Bull Bragantino — à definir — Maracanã
- Red Bull Bragantino x Botafogo — à definir — Nabi Abi Chedid
- Sport x Red Bull Bragantino — à definir — Ilha do Retiro
- Red Bull Bragantino x Cruzeiro — à definir Nabi Abi Chedid