Brasil

Por que a contratação de Evangelista é das mais importantes do Palmeiras de Abel

Jogador vindo do Red Bull Bragantino é o sétimo reforço do alviverde para a temporada

Sob muita emoção, Lucas Evangelista foi anunciado como o sétimo reforço do Palmeiras para as próximas duas temporadas nesta sexta-feira (21).

Contrariando o protocolo, o jogador, chorando, fez um discurso direcionado à presidente Leila Pereira no começo da cerimônia de apresentação.

As lágrimas vieram após a dirigente fazer menção à mãe do atleta, que morreu recentemente. Ela era palmeirense fanática, conforme o próprio atleta revelou.

Durante o discurso, Evangelista, que afirmou ter preferência de atuar como “8”, confessou também ter recebido a aproximação do Palmeiras com muito surpresa:

— Nem nos meus melhores sonhos, eu imaginei que seria possível ter uma oportunidade dessa em um time tão vitorioso e estruturado. Sempre acreditei no meu potencial, mas nunca passou pela minha cabeça ter esta oportunidade. Estou muito feliz e me sinto abençoado por estar aqui. Tenho certeza de que vim para o lugar certo, será um ciclo abençoado para todo mundo.

E, de fato, sua chegada é um importante ponto fora da curva na era Abel.

Dentre as 31 contratações feitas pelo clube desde a chegada do português, Evangelista, com 29 anos (faz 30 em maio), é o mais velho.

Victor Cuesta e Lucas Evangelista em lance da última partida entre Botafogo x RB Bragantino válida pela 15ª rodada do Brasileirão 2023. Foto: Icon Sport.

Presságio de novas chegadas do tipo ao Palmeiras

Se bem sucedida, a chegada de Evangelista abre portas para que o Palmeiras amplie seu leque na hora de buscar reforços para além do paradigma sempre seguido.

Tal mudança de atitude no mercado pode ser benéfica ao clube tanto do ponto de vista esportivo quanto no campo.

Jogadores com rodagem, especialmente os com passagem pela Europa, como Evangelista, levam menos tempo para se adaptar. E também tendem a custar menos e demandar salários menores.

Antes de Evangelista, o único jogador mais veterano buscado pelo Palmeiras foi Diego Costa. No início do ano passado, quando o clube demonstrou interesse em sua chegada, Diego já tinha 34 anos.

A mudança representada pela chegada do atleta é mais uma ruptura com o modelo hegemônico que deu três Brasileiros, duas Libertadores, três Paulistas e uma Copa do Brasil ao Verdão.

Evangelista não é um “jovem atleta com potencial técnico e de revenda”, como praticamente todos os alvos anteriores do Palmeiras foram

O ex-Red Bull Bragantino foi contratado com base no que já apresentou na carreira — principalmente pelo time de Bragança, clube ao qual chegou com 25 anos, em agosto de 2020. E não no que o departamento de futebol projeta que ele possa vir a ser.

Além dos dois anos garantidos, o contrato de Lucas Evangelista tem ainda um gatilho com metas de renovação automática para 2027. Algo que o próprio jogador afirmou que não terá dificuldade para cumprir.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

As contratações do Palmeiras na janela

  • Bruno Fuchs (zagueiro)
  • Micael (zagueiro)
  • Emiliano Martínez (volante)
  • Lucas Evangelista (meio-campista)
  • Facundo Torres (atacante)
  • Paulinho (atacante)
  • Vitor Roque (atacante)
Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo