Internacional chega ao Brasileirão tentando confirmar ser um dos melhores times do país
Colorado, quinto colocado na edição da competição nacional no ano passado, mantém nível sob comando de Roger Machado

Um dos melhores times do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Internacional vem para a edição de 2025 ainda mais consolidado com Roger Machado e em boa fase. O Colorado conquistou o Campeonato Gaúcho em cima do grande rival Grêmio e derrubou um tabu de nove anos sem levantar o estadual.
Ainda sem derrotas neste ano, o Inter desponta como uma das principais equipes do país e promete um Brasileirão competitivo.
Por que o Internacional pode ir bem no Brasileirão?

Com exceção de reservas importantes, como Renê e Wanderson, o clube do Beira-Rio não teve grandes derrotas na janela de transferências e conseguiu trazer nomes pontuais, casos de Vitinho e Johan Carbonero, dupla que já ganhou a titularidade nas pontas.
O elenco, que já era bom, ficou encorpado. Não é qualquer time que pode jogar uma final com Rochet, Wesley, Thiago Maia e Borré no banco de reservas como foi o Internacional contra o Grêmio. Todo esse contexto, de um time competitivo desde o meio de 2024 e a continuação do trabalho de Roger, além da permanência do craque Alan Patrick, coloca o Colorado como um time que pode, no mínimo, alcançar vaga direta na próxima Libertadores via Brasileirão em 2025.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Por que o Internacional pode ir mal no Brasileirão?
Como acontece com quase todo time de elite no futebol brasileiro, o calendário pode ser um empecilho ao time gaúcho. Ao mesmo tempo que o elenco goza de boas opções no ataque e no meio, é possível enxergar problemas na defesa e rodar os nomes por ali pode baixar o nível competitivo da equipe titular.
Mesmo com o bom início de estadual, o Inter também teve problemas físicos notáveis e chegou a ter mais de 10 desfalques em algumas partidas, incluindo Alan Patrick, Wesley, Rochet e Mercado (este segue fora pelo menos até o meio do ano). Pensando em lidar com Libertadores e Copa do Brasil simultaneamente com o Brasileirão, tende a ser uma questão complexa para Roger resolver.
Como o Internacional começou 2025?
Apesar da derrota para seleção do México em amistoso em janeiro, o Colorado ainda não foi batido em jogos oficiais em 2025. Em 12 jogos, todos pelo Gauchão, venceu nove (uma vez o Grêmio e outra o Juventude, ambos da Série A) e empatou três. Foram sete partidas sem ao menos sofrer gols, número bom, mesmo que os adversários sejam de um nível abaixo em comparação às outras competições.
Como joga o Internacional?

Com um time consolidado, ainda com resquícios da formação usada pelo ex-técnico Eduardo Coudet, o Inter parece saber exatamente o que fazer com a bola e impõe muita intensidade em seus jogos. A equipe, sempre saindo com a bola do chão, de pé em pé, gosta de atacar por meio de triangulações e dando total liberdade para Alan Patrick apoiar o setor da bola.
Como está o trabalho do técnico Roger Machado?

No cargo desde julho do ano passado, o bom treinador do Colorado superou o início irregular, sem vitórias nos primeiros cinco jogos, para tornar sua equipe uma das melhores do país. Em certo momento, o Internacional até ameaçou uma luta pelo título brasileiro, que terminou com o Botafogo. O grupo de jogadores já era bom, mas Coudet não conseguiu extrair o melhor deles, papel que tem sido exercido com louvor por Roger Machado.
Jogo do Internacional: veja onde assistir
Parte da Liga Forte União (LFU), os jogos do Inter como mandante serão transmitidos nos canais do Grupo Globo (Premiere, SporTV e TV aberta), da Record (TV aberta, R7.com e streaming Play Plus), da CazéTV (no Youtube) e no streaming Amazon Prime Video.
Os cinco primeiros jogos do Internacional no Brasileirão
- Flamengo x Internacional — 29/03, sábado, às 21h (horário de Brasília) — Maracanã
- Internacional x Cruzeiro — a definir — Beira-Rio
- Fortaleza x Internacional — a definir — Castelão
- Internacional x Palmeiras — a definir — Beira-Rio
- Grêmio x Internacional — a definir — Arena do Grêmio