Brasileirão Série A

Inconstante, Fluminense é uma das grandes incógnitas do Brasileirão 2025

Quase rebaixado ano passado, Tricolor se reforçou no mercado e espera fazer campeonato mais tranquilo

Após escapar do rebaixamento na última rodada do ano passado, o Fluminense tem como meta fazer um Campeonato Brasileiro mais regular e tranquilo em 2025. Atual vice-campeão carioca, o time de Mano Menezes chega ao certame nacional com caras novas, mas com um futebol que definitivamente não anima o torcedor.

Abaixo, um breve panorama do que esperar do Tricolor das Laranjeiras na competição de pontos corridos.

Por que o Fluminense pode ir bem no Brasileirão?

Jhon Arias e Canobbio celebram gol pelo Fluminense
Jhon Arias e Canobbio celebram gol pelo Fluminense (Foto: Imago)

O Fluminense fez movimentos interessantes no mercado de transferências e, por isso, pode surpreender no Campeonato Brasileiro. Chegadas importantes, como Hércules, Otávio e Canobbio, e saídas necessárias, serviram para oxigenar o elenco.

A permanência de Jhon Arias foi o grande triunfo tricolor na janela. Principal referência técnica e “motor” da equipe das Laranjeiras, o atacante colombiano recebeu propostas de Olympiacos, Galatasaray, Zenit e Feyenoord, porém, decidiu renovar seu contrato com o clube carioca até o meio de 2028. 

Não se trata de um plantel candidato a título brasileiro, todavia, brigar por uma vaga na Libertadores 2026 é um objetivo palpável para o Flu. 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Por que o Fluminense pode ir mal no Brasileirão?

Falta de um parceiro ideal para Thiago Silva e saída de bola ruim: eis os principais problemas do Fluminense que, se não solucionados, certamente atrapalharão a campanha do time no Campeonato Brasileiro. 

Sobre o miolo de zaga, Thiago Silva é titular absoluto e líder da equipe. Ao lado dele, Thiago Santos e Ignácio já foram testados, mas ambos não convenceram e sofreram críticas da torcida. Freytes é a outra opção, e sua contratação — de um zagueiro canhoto — foi pedido direto da comissão técnica. O argentino, contudo, ainda não mostrou a que veio. 

Em relação à construção de jogo a partir da defesa, o Tricolor mostrou muita dificuldade nos dois jogos da final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo.

É bem verdade que, hoje, quase nenhum time no futebol brasileiro consegue fazer um trabalho tão bem coordenado na pressão de saída de bola como o Rubro-Negro. Entretanto, é preciso, minimamente, apresentar “antídotos” para quando o adversário subir as linhas e sufocar. 

Como o Fluminense começou 2025?

Apesar de ter iniciado o ano com três tropeços no Campeonato Carioca — dois empates e uma derrota —, o Fluminense conseguiu se recuperar. Os jogadores titulares entraram em cena e a equipe terminou a Taça Guanabara em terceiro lugar, garantindo vaga nas semifinais do estadual. 

Após passar sem sustos pelo Volta Redonda, com um 4 a 0 no agregado, o Tricolor não foi páreo para Flamengo na grande decisão. A derrota no jogo de ida por 2 a 1 e o empate sem gols na volta decretaram o vice-campeonato. 

Já na Copa do Brasil, o clube das Laranjeiras tem feito bonito. Teve goleada histórica para cima do Águia de Marabá (8 a 0) e boa vitória diante do Caxias do Sul (2 a 1), resultados que asseguraram o Flu na terceira fase. 

Como joga o Fluminense?

Quase sempre escalado no 4-2-3-1 por Mano Menezes, o Fluminense gosta de atrair o adversário para seu campo e contragolpear em descidas rápidas. Jogadores como Arias e Canobbio são cruciais para o funcionamento de tal estratégia, enquanto Germán Cano, com seu tradicional faro de gol, comanda o ataque tricolor. 

Como está o trabalho do técnico Mano Menezes?

Mano Menezes durante jogo do Fluminense no Maracanã
Mano Menezes durante jogo do Fluminense no Maracanã (Foto: Imago)

Mano Menezes assumiu o Fluminense em julho do ano passado com a missão de livrar o clube do rebaixamento. Assim o fez e, por isso, teve seu contrato renovado para 2025. 

Pode-se dizer, no entanto, que o trabalho do técnico gaúcho à frente do Tricolor é mediano. O Flu de Mano oscila muito dentro das partidas, e definitivamente não é uma equipe equilibrada. 

A atuação no jogo de volta da final do Carioca irritou a torcida, que culpou o treinador. Desde que chegou ao clube, o comandante tem 20 vitórias, 13 empates e 12 derrotas, resultando em um aproveitamento de 54%. 

Jogo do Fluminense: veja onde assistir

Integrante da Liga Forte União (LFU), os jogos do Fluminense como mandante serão transmitidos nos canais do Grupo Globo (Premiere, SporTV e TV aberta), da Record (TV aberta, R7.com e streaming Play Plus), da CazéTV (no Youtube) e no streaming Amazon Prime Video.

Os cinco primeiros jogos do Fluminense no Brasileirão

  • Fortaleza x Fluminense — 29/3, sábado, às 18h30 (horário de Brasília) — Arena Castelão
  • Fluminense x Red Bull Bragantino — a definir — Maracanã
  • Fluminense x Santos — a definir — Maracanã
  • Corinthians x Fluminense — a definir — Arena Corinthians
  • Fluminense x Vitória — a definir — Maracanã 
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo