Brasileirão Série A

Almada prova que curta passagem pelo Botafogo pode ter legado duradouro

Com protagonismo de Thiago Almada, o Botafogo venceu o Corinthians por 2 a 1, no Nilton Santos, e abriu vantagem na liderança do Brasileiro

O meia-atacante Thiago Almada chegou ao Botafogo com “prazo de validade” curto. Apesar de ter assinado um contrato válido até 2029, o acordo prevê uma transferência para o Lyon, clube de John Textor na França, em janeiro. Até lá, muita coisa pode mudar. Mas, mesmo que fique por pouco tempo, o argentino segue provando que valeu o investimento de € 22 milhões (cerca de R$ 130 milhões), que fez dele a contratação mais cara da história do clube.

✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky

Na noite deste sábado (14), Thiago Almada comandou a vitória do Botafogo por 2 a 1 sobre o Corinthians, no Nilton Santos, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O argentino iniciou a jogada do primeiro gol, com um lindo drible sobre Raniele, e, após o Corinthians empatar com Garro, marcou o gol da vitória do Glorioso – o seu primeiro em oito jogos com a camisa do Botafogo.

O resultado, conquistado com o protagonismo de Thiago Almada, fez o Botafogo abrir quatro pontos na liderança do Campeonato Brasileiro. Agora, o Glorioso tem 53 pontos, contra 49 do Fortaleza, que só empatou neste sábado. O Palmeiras, que ainda joga nesta rodada, pode assumir a vice-liderança e diminuir esta diferença para três pontos.

Independente da diferença de pontos neste momento e do que vai acontecer até o fim da temporada, Thiago Almada segue provando que, por mais que a passagem possa ser breve, a sua entrega em campo neste período pode ser essencial para o futuro do clube, que, além do Campeonato Brasileiro, continua na briga na Copa Libertadores.

Na próxima quarta-feira (18), o Botafogo inicia a disputa das quartas de final contra o São Paulo. E conta certamente com a estrela de Thiago Almada, que já tem no seu curto currículo o título da Copa do Mundo de 2022. Na época, é claro, ainda coadjuvante. Agora como um dos muitos protagonistas do Botafogo, Almada pode fazer sua meteórica passagem ainda mais marcante pelo clube.

Como foi a vitória do Botafogo sobre o Corinthians

Como esperado, o Botafogo pressionou o Corinthians desde os minutos iniciais de jogo no Nilton Santos. Contando com a estreia do lateral-direito Vitinho, o Glorioso, que foi comandado pelo auxiliar Franclim Carvalho, devido à suspensão de Artur Jorge, empilhou chances no começo da partida.

Almada, Luiz Henrique, Savarino, Danilo Barbosa… O Botafogo chegava com certa facilidade e cercava a área do Corinthians, mas com o time adversário bem fechado, as finalizações não saiam com tanta qualidade. O goleiro Hugo só foi obrigado a fazer duas defesas difíceis no primeiro tempo.

Mas a qualidade individual dos jogadores e uma boa troca de passes rápidos acabou desequilibrando o jogo. Aos 39′, Almada deu um drible humilhante em Raniele e tocou para Savarino. O venezuelano infiltrou na área e só rolou para Luiz Henrique empurrar para as redes, fazendo 1 a 0 para o Botafogo.

John defende primeiro pênalti da carreira

Apesar da pressão do Botafogo, o Corinthians conseguiu responder logo após o Glorioso abrir o placar. Pela direita, Matheuzinho tentou driblar Marçal e foi derrubado pelo lateral-esquerdo. Daronco assinalou pênalti e Romero foi para a cobrança, mas John defendeu.

Foi a primeira vez em que John defendeu um pênalti na sua carreira profissional. Até então, o goleiro de 28 anos teve 14 pênaltis contra si e não havia conseguido defender nenhum sequer. Agora, são 15 pênaltis e uma defesa. Foram 10 no tempo regulamentar e cinco em uma decisão por pênaltis.

Após a volta do intervalo, John ainda teve a oportunidade de defender o seu segundo pênalti, mas não conseguiu. O Corinthians voltou tentando pressionar o Botafogo, enquanto o time da casa parecia um tanto quanto desligado. Aos 13′, Alexander Barboza derrubou Raniele dentro da área, com um empurrão nas costas do adversário. Daronco só marcou a falta após a revisão do lance no VAR. Dessa vez, Garro cobrou bem e marcou.

Mas Almada apareceu novamente para decidir o jogo para o Botafogo. Cinco minutos após o gol do Corinthians, aos 22′, o meia argentino pegou uma sobra na entrada da área, cortou o adversário com mais um belo drible e finalizou. A bola desviou na zaga e foi parar no fundo das redes, fazendo 2 a 1 para o Botafogo.

No fim, o Corinthians tentou pressionar, mas sem efetividade. O Botafogo, mesmo no contra-ataque, conseguiu ser mais perigoso e teve chances para ampliar. também sem sucesso.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo