Brasileirão Série A

O que o Botafogo precisa para conquistar título do primeiro turno

A resistente campanha do Botafogo no Brasileirão ganhou um eletrizante capítulo na tarde deste domingo (23), na Vila Belmiro, após o time de Bruno Lage buscar um empate em 2 a 2 no fim da partida contra o Santos pela 16ª rodada.

Encerrado o confronto, o Glorioso alcançou a melhor sequência da história dos pontos corridos após 16 rodadas, ao lado do Corinthians de 2017: ambos somaram 40 pontos de 48 possíveis.

Com o ótimo rendimento – 13 vitórias, um empate e duas derrotas –, os botafoguenses estão muito próximos de serem campeões do primeiro turno antecipadamente.

O que o Botafogo precisa para conquistar o título do primeiro turno

Para assegurar o título do primeiro turno, o Botafogo precisa de uma vitória contra o Coritiba na próxima rodada.

Ou, em caso de empate, basta apenas que o Grêmio, que tem um jogo a menos, não vença sua próxima partida, contra o Goiás, fora de casa.

A diferença entre o líder e o segundo colocado é de 11 pontos neste momento, restando três jogos para os botafoguenses encerrarem o primeiro turno, e, para os gremistas, quatro.

Arrancada, desconfiança e consolidação: os jogos do 1º turno do Fogão

O começo do Botafogo na Série A foi especial: cinco vitórias seguidas contra São Paulo (em casa), Bahia (fora), Flamengo (fora), Atlético-MG (em casa) e Corinthians (em casa).

A derrota para o Goiás, na sexta rodada, somada a outro revés em sequência – este pela Copa do Brasil, contra o Athletico-PR – parecia dar mostras de que o bom início de Brasileirão se tratava de um desvio de rota, e que a briga do Alvinegro seria outra.

Porém, a recuperação foi instantânea: nas duas rodadas seguintes, o time então treinado por Luis Castro venceu o clássico contra o Fluminense e o América, ambos no Nilton Santos, amuleto da sorte nesta temporada.

O Glorioso perderia mais uma fora de casa, novamente contra o Furacão, desta vez pela Série A. Dali em diante veio a comprovação do bom trabalho: o time venceu, em sequência, Fortaleza (em casa), Cuiabá (fora), Palmeiras (fora), Vasco (em casa), Grêmio (fora) e Bragantino (em casa).

Efeito ‘tapetinho’: fator casa pesa na campanha

Embora mantenha um bom rendimento como visitante, inclusive vencendo rivais como Flamengo, Palmeiras e Grêmio longe de seus domínios, é no Nilton Santos que o Botafogo tem sobrado: 100% de aproveitamento no Brasileirão, com oito vitórias em oito jogos.

Até o momento, aliás, o time de General Severiano só perdeu uma atuando no chamado ‘tapetinho’: na estreia do Campeonato Carioca, contra o Audax, quando jogou com o time reserva e perdeu por 1 a 0.

As outras duas derrotas da equipe na condição de mandante foram no Mané Garrincha (contra o Flamengo) e no Raulino de Oliveira (contra a Portuguesa-RJ).

Ainda que receba críticas de personalidades do futebol, como Zico e Renato Gaúcho, o gramado sintético teve adesão absoluta do elenco botafoguense.

– Tem ajudado muito, porque a bola tem corrido. Nosso time é muito técnico, com jogadores muito qualificados. É uma grama de muita qualidade e que tem facilitado nosso jogo. No ano passado sofremos um pouquinho com a irregularidade da grama natural. Com certeza tem sido um ponto positivo – afirmou Marçal após a vitória contra o Corinthians, no início da Série A.

É importante destacar que, à parte da sequência invencível como mandante, três das mais importantes vitórias do Botafogo no ano foram fora de casa, diante de rivais diretos na briga pelo Brasileirão: Flamengo, Grêmio e Palmeiras.

Os campeões do 1º turno nos pontos corridos – e quais ficaram com o título

Cruzeiro 2003 – campeão brasileiro naquele ano
Santos 2004 – campeão brasileiro 
Corinthians 2005 – campeão brasileiro 
São Paulo 2006 – campeão brasileiro 
São Paulo 2007 – campeão brasileiro 
Grêmio 2008 (São Paulo ficou com o título)
Internacional 2009 (Flamengo ficou com o título)
Fluminense 2010 – campeão brasileiro 
Corinthians 2011 – campeão brasileiro 
Atlético-MG 2012 (Fluminense ficou com o título)
Cruzeiro 2013 – campeão brasileiro 
Cruzeiro 2014 – campeão brasileiro 
Corinthians 2015 – campeão brasileiro 
Palmeiras 2016 – campeão brasileiro 
Corinthians 2017 – campeão brasileiro 
São Paulo 2018 (Palmeiras ficou com o título)
Flamengo 2019 – campeão brasileiro 
São Paulo 2020 (Flamengo ficou com o título)
Atlético-MG 2021 – campeão brasileiro naquele ano
Palmeiras 2022 – campeão brasileiro naquele ano

Próximos jogos do Botafogo

O Botafogo volta a campo para receber o Coritiba no próximo domingo (30), às 16h (horário de Brasília), no Nilton Santos.

Pelas oitavas de final da Sul-Americana, os cariocas enfrentam o Guaraní (PAR), às 19h do dia 2 (quarta-feira).

Na penúltima rodada do primeiro turno, o Glorioso visita o Cruzeiro às 18h30 do dia 6 (domingo), no Mineirão.

Foto de Guilherme Padin

Guilherme Padin

Nascido em São Paulo (SP) e formado em Jornalismo pela Anhembi Morumbi, em 2017, Guilherme Padin escreveu para Footstats, FOX Sports, EL PAÍS Brasil e Portal R7. Participou da cobertura da Olimpíada de 2016, da Copa do Mundo de 2018 e cobriu os Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, in loco.
Botão Voltar ao topo