Brasileirão Série A

Botafogo precisará superar seu maior problema atual se quiser vencer o Palmeiras

Com a derrota para o Cuiabá, o Botafogo chegou a quatro jogos sem vencer no Nilton Santos

Em meio a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, o Botafogo voltou a tropeçar no Nilton Santos. Na noite do último domingo (29), o Glorioso foi surpreendido e perdeu por 1 a 0 para o Cuiabá, em partida válida pela 30ª rodada do Brasileirão. O resultado fez a diferença para o Palmeiras, atual vice-líder e adversário da próxima quarta-feira (1), cair para seis pontos. Agora, para voltar a vencer, o time de Lúcio Flávio precisar superar o que tem sido o seu principal problema recentemente.

Com a derrota para o Cuiabá, o Botafogo chegou a quatro jogos sem vencer no Nilton Santos. Depois de uma sequência de onze vitórias seguidas como mandante, agora o Glorioso vive este pequeno jejum e deixou de ser o time com melhor mais pontos conquistados em casa no Campeonato Brasileiro – foi ultrapassado pelo Fluminense. E, contra o Palmeiras, o Glorioso deve encontrar um cenário parecido com os últimos três jogos que teve em casa: defesas fortes, bem postadas, e times que buscam transições rápidas para o ataque.

Além da partida contra o Cuiabá, o Botafogo também teve esse mesmo problema nos empates com o Goiás, ainda sob o comando de Bruno Lage, e com o Athletico-PR, na última semana, em jogo que ficou marcado pelos apagões no Nilton Santos e a continuação da partida no dia seguinte. Nestes três jogos, o Botafogo teve problemas para chegar ao gol.

É verdade que contra o Cuiabá, o Botafogo ao menos voltou a finalizar mais, mas, ainda assim, foram poucas chances claras de gols. No último sábado, o Glorioso finalizou 29 vezes, mas o goleiro Walter só teve mais trabalho em três ocasiões, quando foi muito bem e ajudou a segurar a vitória do Cuiabá.

Botafogo não conseguiu superar a defesa do Cuiabá, no Nilton Santos, no domingo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Botafogo buscou opções para conseguir superar a defesa do Cuiabá, mas sem sucesso. Abusando um pouco das jogadas aéreas e das finalizações de fora da área, o time de Lúcio Flávio não teve infiltração na área adversária. Em uma das poucas vezes em que conseguiu isso, em uma tabela entre Luis Henrique e Tiquinho Soares, conseguiu criar uma oportunidade, mas que não levou tanto perigo ao gol adversário.

—Foi na competição o jogo que o time teve mais oportunidades e finalizações. O adversário conseguiu na única, um lance casual que acabou virando o gol. O que vejo de positivo é a situação do jogo. É um adversário que marca muito bem, fisicamente muito forte. A gente sabia que teria dificuldades contra um bloco muito baixo. Mesmo assim, tivemos vários finalizações – afirmou Lúcio Flávio em coletiva depois da partida contra o Cuiabá.

Botafogo tem feito trabalho específico de finalizações

Foi justamente por esse alto número de finalizações que o técnico Lúcio Flávio elogiou a atuação do Botafogo contra o Cuiabá. O treinador tentou enxergar o “copo meio cheio” e exaltou o volume de jogo do time carioca contra o Dourado. Depois da partida, em coletiva, ele também falou sobre o trabalho que tem feito para os jogadores aperfeiçoarem as finalizações depois dos treinos.

— O jogador quando tem um período maior para treinar, a gente aproveita esses momentos para eles poderem estar criando situações no treinamento para desenvolver, repetir. O mais importante em uma situação como essa foi de fato a forma como a equipe, diante de um adversário bem postado, teve muitas chances. A gente teve nove finalizações no gol, mais do que o total do adversário. Mesmo assim, acabou não entrando.

Com 45 gols marcados, o Botafogo tem, ao lado do Athletico-PR, o terceiro melhor ataque do Campeonato Brasileiro, atrás apenas de Palmeiras (48) e Grêmio (50). O Glorioso tem média de 1,5 gol por partida. No entanto, nesta sequência de jogos sem vencer em casa, está média diminuiu para 0,75 por jogo.

Agora, para retornar a vencer no Nilton Santos e voltar a abrir vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro, o Botafogo vai superar a boa defesa do Palmeiras, a terceira melhor do Brasileirão, e voltar a marcar. Para isso, vai contar com o retorno do atacante Victor Sá, que desfalcou o time contra o Cuiabá.  Mais do que nunca, todo reforço é importante para o Botafogo na busca do título do Brasileiro.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo