Brasileirão Série A

Lucas Perri tem falha incomum, Botafogo perde em casa e pulga atrás da orelha fica inevitável

Melhor goleiro do campeonato, Perri falhou feio; melhor time do Brasileiro, Botafogo perdeu em casa; ainda há vantagem, mas também há muito com que se preocupar

A vitória do Cuiabá sobre o Botafogo por 1 a 0, na noite deste domingo (29), no Nilton Santos, passou pelas mãos e pelos pés dos dois goleiros da partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um dos melhores jogadores da competição, Lucas Perri teve uma falha incomum no gol de Isidro Pitta. Já Walter fez duas grandes defesas – uma delas, um milagre -, para garantir os três pontos do Dourado sobre o líder do Brasileirão, que agora vai ter um importante confronto com o Palmeiras, na próxima rodada do Brasileirão.

Como foi a derrota do Botafogo para o Cuiabá

Vindo de uma atuação abaixo do esperado contra o Athletico-PR e de uma semana livre, o Botafogo começou a partida no Nilton Santos tentando controlar o jogo e indo para cima do Cuiabá. Apesar de apostar principalmente nas jogadas individuais com Júnior Santos pela direita, o time abusou dos cruzamentos e facilitou a vida do time adversário, que levou a melhor em boa parte dessas bolas levantadas na área. Eduardo e Tiquinho Soares chegaram a conseguir finalizar para o gol, mas, nas duas, o goleiro goleiro Walter defendeu sem maiores dificuldades.

O Botafogo seguiu controlando o jogo, enquanto o Cuiabá tentava estocar nos contra-ataques. Com dificuldade pelo alto e sem conseguiu infiltrar na área do time visitante, o Glorioso passou a arriscar nos chutes de fora da área. Di Plácido, duas vezes, e Tchê Tchê tiveram oportunidade. Na melhor delas, o argentino aproveitou uma sobra e finalizou com perigo por cima do gol de Walter.

O Cuiabá, por sua vez, seguia tentando encaixar os contra-ataques, mas sem muito sucesso. Em uma boa oportunidade para esquerda, Isidro Pitta cortou para meio e finalizou forte, mas a bola bateu justamente em Deyverson, que estava em posição irregular e o lance foi paralisado.

Na reta final do primeiro tempo, o Botafogo voltou a tentar pressionar o Cuiabá e criou mais oportunidades. Aos 36′, após boa jogada de Júnior Santos, a bola sobrou para Eduardo cara a cara com Walter. O meia finalizou, mas o goleiro salvou. Depois, aos 50′, o Botafogo chegou a marcar com Victor Cuesta, mas o gol foi anulado por toque na mão do zagueiro argentino no momento em que dominou para finalizar para as redes.

Isidro Pitta aproveitou falha de Lucas Perri para fazer o único gol do jogo (Foto: Icon sport)

Segundo tempo deu ao Cuiabá o que ele tanto queria: contra-ataque e gol

Logo na volta do intervalo, o Cuiabá, enfim, conseguiu o tão sonhado contra-ataque. E contou com uma incomum falha de Lucas Perri. Aos 6′, após lançamento de Denilson, o goleiro do Botafogo saiu mal e cortou a bola em cima de Isidro Pitta. O atacante adversário disputou na velocidade com Di Plácido e, na dividida dentro da área, o paraguaio conseguiu empurrar a bola para as redes.

Apesar da folga na liderança do Brasileiro, o gol do Cuiabá e a atuação irregular do time tiraram a paciência da torcida do Botafogo, que escolheu dois alvos nesta noite: o atacante Luis Henrique e o lateral-esquerdo Marçal. O primeiro foi vaiado e logo depois acabou substituído por Segovinha. Já o capitão Marçal teve que escutar a torcida pedindo a entrada de Hugo. E o camisa 16, de fato, acabou sendo colocado em campo logo depois pelo técnico Lúcio Flávio justamente no lugar de Marçal.

A entrada de Segovinha melhorou o time do Botafogo, que passou a criar mas jogadas, principalmente pelo lado direito, com o paraguaio. Aos 18′, o camisa 10 recebeu na lateral, cortou para o meio e finalizou de esquerda perto da trave adversária. Júnior Santos e Hugo, pela esquerda, também buscaram o jogo, mas o Botafogo só voltou a levar perigo nas bolas aéreas. Aos 30′, em cruzamento de Segovinha, Janderson subiu alto e mandou perto do travessão.

As mexidas do Botafogo fizeram o time criar mais e quase conseguir o empate. Primeiro, Gabriel Pires, de longe, obrigou o goleiro Walter a fazer uma boa defesa. E, no final, em nova jogada aérea, Tiquinho Soares cabeceou com força, para baixo, mas o goleiro do Cuiabá fez um milagre e garantiu a vitória do time visitante.

Como ficam as situações e próximos jogos de Botafogo e Cuiabá

Com a derrota nesta noite, o Botafogo desperdiçou a oportunidade de voltar a aumentar a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. O Glorioso se mantém com 59 pontos, seis na frente do Palmeiras, que tem um jogo a mais. O clube paulista, inclusive, é o adversário do Botafogo na próxima quarta-feira (1), às 21h30 (horário de Brasília), novamente no Nilton Santos, em jogo que ganhou ares de decisão.

Já o Cuiabá respira aliviado com a vitória no Nilton Santos. O Dourado chegou aos 40 pontos, subiu para a 10a colocação e, agora, tem oito de vantagem sobre o Goiás, o primeiro time na zona do rebaixamento. Na quinta-feira (2), o Cuiabá recebe o Vasco, às 17h (horário de Brasília), na Arena Pantanal.

Estatísticas de Botafogo 0 x 1 Cuiabá

  • Posse de bola: 62,9% x 37,3%
  • Finalizações (certas): 29 (9) x 4 (1)
  • Cruzamentos (certos): 50 (17) x 10 (1)
  • Desarmes: 11 x 12
  • Interceptações: 2 x 4
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo