Bastos decide clássico para o Botafogo contra o Flu e se torna 9º africano a marcar no Brasileirão; veja lista
Herói improvável, zagueiro angolano marcou o único gol da vitória do Botafogo

No estrelado clássico entre Botafogo e Fluminense, com Luiz Henrique, Marcelo, Tiquinho Soares, Germán Cano e outros jogadores de destaque, quem decidiu a partida foi um herói improvável.
O zagueiro Bastos foi o autor do gol da vitória por 1 a 0 do Glorioso, na noite desta terça-feira (11), no Nilton Santos, que deixou o alvinegro na liderança do Campeonato Brasileiro.
O angolano ainda entrou para a história como o nono jogador africano a fazer um gol pelo Brasileirão.
A partida ainda foi marcada por a torcida de ambos os clubes prejudicadas com estruturas de um show no Nilton Santos.
Fábio freia ataque do Botafogo
Bastos ainda fez o que muitos tentaram e não conseguiram nesta noite. O Botafogo teve nada menos do que 18 finalizações na partida, sendo cinco na direção do gol, que obrigaram o goleiro Fábio, do Fluminense, a fazer grandes defesas e ser o grande destaque tricolor na partida.
Júnior Santos, mais de uma vez, Luiz Henrique, Cuiabano e Tiquinho foram alguns que tiveram oportunidades e não conseguiram ser efetivos.
O Fluminense, que suportou como pôde a pressão do Botafogo, também teve as suas chances. Na melhor dela, em ótima jogada de contra-ataque, Marquinhos mandou uma bola, de cabeça, no pé da trave de John.
Depois de muito tentar, o Botafogo só conseguiu abrir o placar aos 21′ do segundo tempo. Em cobrança de escanteio pelo lado direito, Damián Suárez mandou a bola no meio da área. Bastos subiu muito alto e cabeceou forte na direção do chão, para finalmente vencer Fábio e garantir a vitória do Botafogo sobre o Fluminense.
BASTOS! ?⚽️
Após cobrança de escanteio de Damián Suárez, Bastos sobe no último andar e marca o primeiro do Fogão no clássico. Que cabeçada, meu zagueiro! ?⭐️ #VamosBOTAFOGO
? @canalpremiere pic.twitter.com/5A6DcUlXaX
— Botafogo F.R. (@Botafogo) June 12, 2024
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Quem é Bastos, zagueiro angolano do Botafogo
Revelado pelo Petro Luanda, da Angola, Bastos se transferiu para o Rostov, da Rússia, em 2013, aos 22 anos. Ele se destacou pelo clube russo e foi comprado pela Lazio, da Itália, em 2016.
O clube de Roma pagou cerca de 6,5 milhões de euros pelo jogador (cerca de R$ 33,3 milhões em valores corrigidos).
Foram quatro temporadas no futebol italiano, com 94 partidas e nove gols marcados. Mesmo tendo a perna direita como a preferencial, foi na Lazio que ele se destacou também atuando na lateral-esquerda.
Depois da Lazio, Bastos passou pelo Al-Ain, da Arábia Saudita, e novamente pelo Rostov, da Rússia, antes de ir para o Al-Ahli, seu último clube antes de chegar no Botafogo, em agosto de 2023.
O zagueiro tem 27 jogos e dois gols marcados pelo Glorioso. O primeiro foi pelo Campeonato Carioca deste ano. Ele também disputou duas Copas Africanas de Nações com a seleção de Angola, em 2013 e 2019.
Confira a lista dos africanos que já marcaram no Brasileiro
- Bastos (Angola – Botafogo)
- Islam Slimani (Argélia – Coritiba)
- Salomon Kalou (Costa do Marfim – Botafogo)
- Joel Tagueu (Camarões – Coritiba)
- Geraldo (Angola – Coritiba)
- Benjy (Nigéria – Vitória)
- Ricky (Nigéria – Vitória)
- Nuno Robalo (Moçambique – Paysandu)
- Johnson (Angola)