Brasileirão Série A

Bastos decide clássico para o Botafogo contra o Flu e se torna 9º africano a marcar no Brasileirão; veja lista

Herói improvável, zagueiro angolano marcou o único gol da vitória do Botafogo

No estrelado clássico entre Botafogo e Fluminense, com Luiz Henrique, Marcelo, Tiquinho Soares, Germán Cano e outros jogadores de destaque, quem decidiu a partida foi um herói improvável.

O zagueiro Bastos foi o autor do gol da vitória por 1 a 0 do Glorioso, na noite desta terça-feira (11), no Nilton Santos, que deixou o alvinegro na liderança do Campeonato Brasileiro.

O angolano ainda entrou para a história como o nono jogador africano a fazer um gol pelo Brasileirão.

A partida ainda foi marcada por a torcida de ambos os clubes prejudicadas com estruturas de um show no Nilton Santos. 

Fábio freia ataque do Botafogo

Bastos ainda fez o que muitos tentaram e não conseguiram nesta noite. O Botafogo teve nada menos do que 18 finalizações na partida, sendo cinco na direção do gol, que obrigaram o goleiro Fábio, do Fluminense, a fazer grandes defesas e ser o grande destaque tricolor na partida.

Júnior Santos, mais de uma vez, Luiz Henrique, Cuiabano e Tiquinho foram alguns que tiveram oportunidades e não conseguiram ser efetivos.

O Fluminense, que suportou como pôde a pressão do Botafogo, também teve as suas chances. Na melhor dela, em ótima jogada de contra-ataque, Marquinhos mandou uma bola, de cabeça, no pé da trave de John.

Depois de muito tentar, o Botafogo só conseguiu abrir o placar aos 21′ do segundo tempo. Em cobrança de escanteio pelo lado direito, Damián Suárez mandou a bola no meio da área. Bastos subiu muito alto e cabeceou forte na direção do chão, para finalmente vencer Fábio e garantir a vitória do Botafogo sobre o Fluminense.

Quem é Bastos, zagueiro angolano do Botafogo

Revelado pelo Petro Luanda, da Angola, Bastos se transferiu para o Rostov, da Rússia, em 2013, aos 22 anos. Ele se destacou pelo clube russo e foi comprado pela Lazio, da Itália, em 2016.

O clube de Roma pagou cerca de 6,5 milhões de euros pelo jogador (cerca de R$ 33,3 milhões em valores corrigidos).

Foram quatro temporadas no futebol italiano, com 94 partidas e nove gols marcados. Mesmo tendo a perna direita como a preferencial, foi na Lazio que ele se destacou também atuando na lateral-esquerda.

Depois da Lazio, Bastos passou pelo Al-Ain, da Arábia Saudita, e novamente pelo Rostov, da Rússia, antes de ir para o Al-Ahli, seu último clube antes de chegar no Botafogo, em agosto de 2023.

O zagueiro tem 27 jogos e dois gols marcados pelo Glorioso. O primeiro foi pelo Campeonato Carioca deste ano. Ele também disputou duas Copas Africanas de Nações com a seleção de Angola, em 2013 e 2019.

Confira a lista dos africanos que já marcaram no Brasileiro

  • Bastos (Angola – Botafogo)
  • Islam Slimani (Argélia – Coritiba)
  • Salomon Kalou (Costa do Marfim – Botafogo)
  • Joel Tagueu (Camarões – Coritiba)
  • Geraldo (Angola – Coritiba)
  • Benjy (Nigéria – Vitória)
  • Ricky (Nigéria – Vitória)
  • Nuno Robalo (Moçambique – Paysandu)
  • Johnson (Angola)
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo