Brasileirão 2026

Botafogo: as dúvidas de Bruno Lage para a retomada do Campeonato Brasileiro

Subtítulo: Técnico português tem decisões importantes para tomar no time do Botafogo após derrota para o Flamengo e período sem jogos

Depois de quase duas semanas, o Botafogo está perto de voltar aos jogos pelo Campeonato Brasileiro. No próximo sábado (16), o alvinegro visita o Atlético-MG, às 21h (horário de Brasília), na Arena MRV, em partida válida pela 23ª rodada da competição. E, depois da derrota para o Flamengo, no último jogo antes da parada para a Data Fifa, o técnico Bruno Lage, além dos problemas fora de campo, tem dúvidas importantes no time titular para a sequência da temporada. Algumas dessas dúvidas têm se repetido desde o começo da sua passagem pelo clube.

Há pouco mais de dois meses no Botafogo, Bruno Lage tem rodado o elenco, seja por opção ou por necessidade, devido a lesões e suspensões. Até o momento, ele utilizou 12 escalações diferentes nos seus 12 jogos no comando do time. E, contra o Atlético-MG, mais uma vez ele vai precisar mexer no time. Com a expulsão de Gabriel Pires na derrota para o Flamengo, o português não vai conseguir repetir a escalação de um jogo para outro.

Lado direito do Botafogo tem dado dor de cabeça para Bruno Lage

Mas, mesmo que tivesse a opção de repetir a escalação, é muito provável que não o faria, já que Bruno Lage tem outras dúvidas na equipe. E, apesar dos elogios do treinador depois da derrota para o Flamengo, JP e Segovinha, que tiveram atuações aquém do esperado pelo lado direito do time, podem não ser titulares novamente por opção do técnico.

Assim, a principal dúvida de Bruno Lage deve ficar do lado direito do time do Botafogo. Reserva contra o Flamengo, Di Placido, um dos principais nomes do time nesta campanha do Campeonato Brasileiro, pode voltar ao time titular. Já no ataque, Júnior Santos disputa a posição com Segovinha. E até mesmo Tchê Tchê também pode ser usado na posição. Não exatamente como um ponta, mas atuando mais aberto pela direita, como já fez sob o comando do próprio Bruno Lage nas partidas contra o Defensa y Justicia, pela Copa Sul-Americana.

Em entrevista ao “ge”, Bruno Lage defendeu a escolha por Tchê Tchê aberto pela direita. Mas, citou que essa possibilidade aconteceu para tentar encaixar o meia no time junto com Danilo Barbosa, Marlon Freitas e Gabriel Pires, que está suspenso para o jogo contra o Atlético-MG.

– Estamos falando do Tchê Tchê, que é um jogador fantástico. Às vezes, peço para ir lá embaixo, ele faz muito bem, e do nada ele aparece nas zonas de finalização. As pessoas falam que tê-lo no lado direito não resulta (em nada), mas o Diniz, hoje na Seleção, o utilizou lá e até como lateral. Desperdício é um treinador com Marlon ou Danilo, Gabriel e Tchê Tchê não tentar, em determinado momento, ver se eles podem jogar juntos – afirmou Bruno Lage ao “ge”.

Bruno Lage também pode fazer mudanças na esquerda

Mas não é só do lado direito que Bruno Lage parece ter dúvidas. Na ponta esquerda, Luis Henrique e Victor Sá disputam posição. Nesse ponto, até por uma lesão que o camisa 11 sofreu no começo da passagem de Bruno Lage, Victor Sá teve mais oportunidades com o treinador. Ele foi titular em oito dos 12 jogos de Lage no Botafogo.

Já na lateral, Hugo também aproveitou bem a oportunidade que teve depois de uma lesão do titular e capitão Marçal. O garoto cresceu de produção e foi importante em jogos como contra o Guaraní-PAR, pela Copa Sul-Americana, e o Bahia, pelo Brasileiro. Após a lesão, Marçal voltou abaixo. Ele teve atuações ruins contra o Defensa y Justicia, na Argentina, e no clássico com o Flamengo, no Nilton Santos.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo