Em crise, Flamengo renasce das cinzas para tirar invencibilidade do Botafogo
Flamengo vai até o Nilton Santos e consegue vitória impressionante sobre o Botafogo, apoiada na estrela de Bruno Henrique
O Flamengo venceu o Botafogo por 2 a 1 neste sábado (02), no Nilton Santos, em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Grande resultado para o Rubro-Negro, que marcou com Bruno Henrique e contou com a sorte do gol contra de Marlon Freitas. Victor Sá, ainda na primeira etapa, marcou o único tento do Glorioso no clássico.
Com o resultado, acima de tudo, Sampaoli ganha um respiro para trabalhar antes da final da Copa do Brasil. No momento, o Rubro-Negro é o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, com 39 pontos. O Botafogo, por sua vez, perdeu a invencibilidade no Nilton Santos, mas segue como líder isolado da liga nacional, com 51 pontos conquistados.
Flamengo joga melhor e conta com Bruno Henrique inspirado
O começo de jogo não poderia ter sido melhor para o Flamengo. Logo no primeiro minuto, em boa trama que começo com Gerson e Bruno Henrique pela esquerda, contou com grande inversão de Pedro e cruzamento de Wesley, já pela direita, o Rubro-Negro abriu o placar. Marlon Freitas mandou contra o próprio patrimônio, tentando tirar a iminente chegada do camisa 27.
Apesar do gol, a equipe de Sampaoli cedia muitos espaços na defesa — foi assim ao longo dos 45 minutos iniciais —, e o Botafogo se aproveitou. Burrada da zaga, que deixou Tiquinho vencer dividida dentro da área e servir Victor Sá. O atacante não deu chances a Matheus Cunha. A postura na etapa inicial foi melhor do que as últimas partidas, mas longe do ideal. Bruno Henrique, sem dúvida, foi o grande destaque.
Logo no início da etapa complementar, o Flamengo voltou a balançar as redes, dessa vez com Bruno Henrique, mas o lance foi assinalado como impedimento. Por centímetros, mas foi. Depois disso, o jogo perdeu em intensidade, e as equipes começaram a errar muito. Foram poucas chances de gol, a maioria em contra-ataques originando em lances de transição.
A estrela de Bruno Henrique, contudo, não pararia de brilhar por aí. Melhor do Flamengo no jogo, o camisa 27 voltou a castigar o Botafogo com um golaço, no ângulo, sem chances para Lucas Perri. Depois do gol, o Flamengo soube aproveitar a falta de tranquilidade do rival para sofrer pouco e sacramentar um resultado importantíssimo e, de certa forma, surpreendente.
Botafogo erra mais do que o normal e perde invencibilidade no Niltão
O técnico Bruno Lage surpreendeu na escalação do Botafogo para o clássico com o Flamengo. Além da já esperada volta de Tiquinho Soares, depois de quase um mês fora por lesão, o português também promoveu as entradas de JP e Segovinha pelo lado direito. E foi justamente por esse parte do campo em que o Botafogo mais teve dificuldade na partida, tanto no ataque como na defesa.
Apesar do gol do Flamengo ter saído em um cruzamento pelo lado esquerdo da defesa, foi pela direita que o Rubro-Negro conseguiu criar mais oportunidades. JP foi facilmente envolvido por Bruno Henrique, Ayrton Lucas e Gerson. Na frente, Segovinha pouco conseguiu fazer. O paraguaio tomou decisões erradas e não conseguiu dar prosseguimento a algumas tentativas de contra-ataques.
Por outro lado, literalmente, na esquerda o Botafogo conseguiu ser mais perigoso no ataque. E o ponta Victor Sá quem conseguiu marcar o gol de empate, aproveitando uma sobra entrada da área e finalizando com qualidade, sem chances para o goleiro adversário.
Mas, na segunda etapa, novamente o lado direito da defesa comprometeu o time do Botafogo. Em duas ocasiões, Bruno Henrique levou a melhor sobre JP. Na primeira, o atacante recebeu na costa do lateral e mandou por cobertura sobre Lucas Perri, mas o lance foi anulado por impedimento. Na segunda, ele cortou a marcação para o meio e marcou um lindo gol, para determinar a primeira derrota do Botafogo no Nilton Santos neste Campeonato Brasileiro, acabando com o 100% de aproveitamento que o time defendia.
Flamengo ganha moral antes de decisão
O triunfo longe do Maracanã, como mencionado, era fundamental para dar tranquilidade ao Flamengo antes da final da Copa do Brasil. O próximo compromisso é novamente pelo Brasileirão, no dia 13 de setembro, contra o Athletico Paranaense, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. O duelo é o último do Rubro-Negro antes da decisão.
Botafogo perde, mas segue em lua de mel com a torcida
O revés foi apenas o terceiro do Botafogo no Campeonato Brasileiro, uma campanha histórica. Agora, o Alvinegro ficará duas semanas sem atuar e só volta a campo no dia 16 de setembro, outro sábado, para enfrentar o Atlético-MG, na Arena MRV. O rival é líder do Campeonato Brasileiro, com 51 pontos, 12 a mais do que o Flamengo.
Estatísticas de Botafogo x Flamengo – Campeonato Brasileiro
- Posse de bola: Botafogo 47% x 53% Flamengo
- Chutes: Botafogo 17 x 12 Flamengo
- Chutes a gol: Botafogo 8 x 4 Flamengo
- Gols: Botafogo – Victor Sá, aos 18′ do 1ºT ; Flamengo – Marlon Freitas (contra), aos 1′ do 1ºT; Bruno Henrique, aos 28′ do 2ºT