Brasileirão Série A

Atuação histórica de Marchesín escancarou problemas do Grêmio de Renato

Goleiro argentino fez 14 defesas e evitou goleada no Allianz Parque, na última sexta-feira (8)

O Grêmio não ter sido goleado de forma vexatória na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na última sexta-feira (8), no Allianz Parque, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, passou diretamente por Agustín Marchesín.

O goleiro argentino realizou impressionantes 14 defesas no jogo. Foi o maior número em uma partida da atual edição do Campeonato Brasileiro, e desde que o SofaScore inaugurou sua base de dados, em 2016.

Desde outubro de 2022 uma equipe não finalizava tantas vezes em direção ao gol adversário em um jogo do Brasileirão. O Palmeiras acertou 14 das 33 conclusões tentadas contra o Grêmio.

— O Marchesín esteve em uma excelente noite. Ainda bem. Nós tínhamos nossa proposta de jogo, sabíamos que o Palmeiras iria nos pressionar bastante, até pelo que eles precisam no campeonato, precisavam da vitória para continuar brigando pelo título — reconheceu o técnico Renato Portaluppi.

Os números escancaram as dificuldades enfrentadas pelo time de Renato na derrota para o Palmeiras. Novamente sem meias em campo — Cristaldo e Monsalve entraram só depois do gol de Estevão –, o Grêmio chamou o adversário para seu campo, e se defendeu mal.

Grêmio é o quarto time que mais concede finalizações no Campeonato Brasileiro

Os problemas defensivos do Tricolor Gaúcho, aliás, não foram exclusividade do jogo contra o Palmeiras. Sétimo time mais vazado do Campeonato Brasileiro, ao lado do Bahia, com 42 gols, o Grêmio também é a quarta equipe que mais concede finalizações aos adversários, de acordo com o FootStats.

Top 4 times com mais finalizações contra no Campeonato Brasileiro 2024

  1. Criciúma – 522 – 15,82 por jogo
  2. Juventude – 497 – 15,06 por jogo
  3. Vasco da Gama – 477 – 14,45 por jogo
  4. Grêmio – 475 – 14,39 por jogo

Mesmo contestado, principalmente por ter defendido apenas um pênalti pelo Grêmio — em que levou gol no rebote, na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-GO, no dia 26 de outubro, na Arena do Grêmio –, Marchesín tem participação importante para que a colocação do Tricolor Gaúcho no ranking de gols sofridos não seja proporcional à de finalizações recebidas.

Além do jogo contra o Palmeiras, as dez defesas de Marchesín na derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG, no dia 1º de setembro, na Arena do Grêmio, também aparecem no top-5 em uma só partida do Brasileirão 2024. Derrotas que poderiam ter sido ainda piores não fosse o goleiro gremista.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024

  • 11º colocado, com 39 pontos em 33 jogos
  • 11 vitórias, 6 empates e 16 derrotas
  • 39% de aproveitamento
  • 38 gols feitos e 42 gols sofridos

 

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo