Brasileirão Série A

Grêmio aposta alto, perde para o Palmeiras e Renato adia cumprimento de promessa

Após primeiro tempo morno, Tricolor abre mão de atacar na volta do intervalo e acaba punido

Renato Portaluppi sempre bancou durantes as entrevistas: “comigo aqui, o Grêmio não cai”. Bom, faltando cinco rodadas para o encerramento do Campeonato Brasileiro, o Imortal ainda não cumpriu a promessa de seu treinador.

Após arrancar empate nos acréscimos contra o Fluminense, no Maracanã, o Imortal sucumbiu diante do Palmeiras nesta sexta-feira (8). Ao abdicar de atacar no segundo tempo, a equipe gaúcha apostou alto e acabou derrotada por 1 a 0, no Allianz Parque.

Falando em Renato, este foi o jogo de número 800 do ídolo tricolor — somando as duas passagens como jogador e as quatro como técnico. Apesar da marca expressiva, o resultado foi o pior possível.

Com o revés em São Paulo, o Grêmio segue estacionado na 11ª colocação, com 39 pontos. Primeiro time do Z4, o Athletico-PR tem 34 e dois jogos a menos.

Primeiro tempo morno e mal jogado

Com bloco médio baixo, o Grêmio adotou postura cautelosa e reativa nos primeiros minutos. Marcar forte, fechar os espaços e surpreender nos contra-ataques: essa era a estratégia tricolor no Allianz Parque. Somar um pontinho na casa do adversário já estaria de bom tamanho.

A equipe gaúcha sofreu com as boas triangulações do Palmeiras, e Marchesín foi exigido mais de uma vez. Mas passada a ‘blitz' alviverde, os gremistas colocaram a bola no chão e também produziram ofensivamente, ainda que os donos da casa tenham dominado as ações nos 45′ iniciais.

No geral, foi um primeiro tempo morno, com intensas disputas físicas, muitos erros técnicos e defesas se sobressaindo. Configuração que se repetiu na etapa complementar.

Grêmio abdica de atacar e acaba punido por Estêvão

O Grêmio voltou do intervalo do mesmo jeito que iniciou o jogo: recuado, se defendendo e chamando o Palmeiras para o seu campo. Insatisfeito na área técnica, Renato franzia a testa e bradava com seus comandados.

Era um verdadeiro um monólogo palmeirense, e o gol parecia questão de tempo. Bola na trave, milagres de Marchesín e muita pressão. O Imortal abdicava de atacar, sofria na defesa e contava com a sorte.

Mas até quando?

Bom, a sorte acompanhou os gremistas até os 26 minutos. Dudu avançou pela esquerda, cortou para o meio e finalizou. Marchesín espalmou nos pés de Estêvão, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Marchesín observa comemoração de Estêvão
Marchesín observa comemoração de Estêvão (Foto: IMAGO Images)

E agora, Grêmio?

O Grêmio só volta a campo no dia 20 de novembro, uma quarta-feira, pós-Data Fifa. A partir das 19h (horário de Brasília), a equipe de Renato Portaluppi enfrenta o Juventude, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Próximos jogos do Grêmio

  • Grêmio x Juventude — Campeonato Brasileiro — 20/11
  • Cruzeiro x Grêmio — Campeonato Brasileiro — 27/11
  • Grêmio x São Paulo — Campeonato Brasileiro — 1/12
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo