Com retorno de Hulk, Atlético-MG reencontra maior vítima do ano em busca de melhora ofensiva
Com seu artilheiro de volta, Atlético quer melhora ofensiva e tem pela frente o Cuiabá, adversário que sofreu com o time este ano
O Atlético-MG volta a campo na noite deste sábado (23), recebendo o Cuiabá na Arena MRV. O adversário foi quem sofreu a maior goleada que o Galo aplicou no ano e, para esta noite, o alvinegro conta com a volta de seu artilheiro, que vive jejum, mas espera encerrá-lo e ajudar o time a criar mais oportunidades de ataque.
No último sábado (16), quando o Atlético venceu o Botafogo por 1 a 0, Felipão falou sobre a melhora defensiva do time, que sofreu apenas dois gols nos últimos seis jogos. Ele exaltou que isso é importante, pois o time não cria muito ofensivamente.
– Nós entendemos que uma boa defesa nos dá condições para que, o ataque não sendo tão finalizador ou que não faça 10 situações de gol, consiga vencer. Somos a terceira melhor defesa, mas precisamos criar mais para conseguir os resultados.
E Felipão está certo nesse quesito. O Atlético é um time que finaliza muito, mas cria poucas chances claras de gol. Isso é reflexo também do estilo que o treinador impõe ao time, sendo mais conservador. O Galo é apenas o 12º melhor ataque do Brasileirão, com 26 gols em 23 jogos, o que dá uma média de 1,1 gol por jogo.
Mas se tem um adversário que o Galo pode enfrentar e se inspirar para passar a criar mais chances e marcar mais gols, esse adversário é o Cuiabá. O Dourado foi o time em que o Atlético aplicou a maior goleada no ano. No primeiro turno, ainda sob o comando de Eduardo Coudet, o Galo foi até o Mato Grosso e aplicou 4 a 0, com gols de Hyoran, Pavón, Paulinho e Hulk. Agora, os momentos opostos dos dois times, podem proporcionar a primeira grande vitória do time de Felipão.
⚽⚽ Contra-ataques mortais, mira afiada e contundência. Foi assim que o #Galo fez quatro e goleou o Cuiabá! ⚽⚽ pic.twitter.com/HXzg4l5RCr
— Atlético (@Atletico) May 11, 2023
A revelação de Deyverson e o bom momento de Paulinho
Atlético e Cuiabá vivem momentos bem opostos nos últimos cinco jogos. Enquanto o Galo só perdeu um jogo dessa sequência, o Dourado foi derrotado em quatro. Essa fase do clube mato-grossense é atribuída ao atacante Deyverson. O time está voando, há seis jogos invictos, quando o jogador foi até o programa Boleiragem, do SporTV, e revelou algumas táticas do técnico António Oliveira. Desde então, o time não venceu mais e sofreu 10 gols nos últimos cinco jogos.
Do outro lado, o momento de reconstrução do Atlético passa pelos pés do atacante Paulinho. Ele marcou todos os últimos cinco gols do Galo, que garantiram 10 pontos para o time nas últimas rodadas. Para o jogo deste sábado, o momento de defesa frágil do Cuiabá contra a fase artilheira do camisa 10 atleticano pode ser um diferencial para a vitória alvinegra e, quem sabe, uma goleada.
Hulk retorna com fome
Suspenso da última partida, o atacante Hulk retorna ao time neste sábado. O camisa 7 é o artilheiro do Galo no ano, com 22 gols, mas vive seca de cinco jogos, a maior dele na temporada. Além disso, o atacante não vê a hora de marcar o primeiro gol dele na Arena MRV, nova casa atleticana. Esses fatores aumentam a fome de Hulk por balançar as redes contra o Cuiabá.
Com a seca, Hulk viu Paulinho (20 gols) ser o primeiro a ameaçar a artilharia dele desde que chegou ao clube, em 2021. Apesar dessa “rivalidade”, os dois formam a melhor dupla de ataque do Brasil na temporada que, além dos mais de 40 gols, mostram química para se encontrarem em campo. Foi de Hulk as duas assistências para os dois gols de Paulinho na estreia da Arena MRV, contra o Santos, por exemplo.
Atlético nunca perdeu para o Cuiabá
O Cuiabá é um clube novo no futebol brasileiro, fundado em 2001 e tendo chegado na Série A em 2021, quando o Atlético o encontrou pela primeira vez. Até hoje, os clubes já se enfrentaram em apenas cinco oportunidades, com o Galo levando a melhor em quatro, além de um empate.
- 2021 – Cuiabá 0 x 1 Atlético – Campeonato Brasileiro – Arena Pantanal
- 2021 – Atlético 2 x 1 Cuiabá – Campeonato Brasileiro – Mineirão
- 2022 – Cuiabá 1 x 1 Atlético – Campeonato Brasileiro – Arena Pantanal
- 2022 – Atlético 3 x 0 Cuiabá – Campeonato Brasileiro – Mineirão
- 2023 – Cuiabá 0 x 4 Atlético – Campeonato Brasileiro – Arena Pantanal
Atlético pode criar blocos de disputa no campeonato
Em 9° lugar, com 34 pontos, o Atlético precisa vencer o Cuiabá para seguir na briga pelo G4, seu principal objetivo, e também para criar blocos de disputa na competição, em que ele estará na parte de cima.
O Atlético está, no momento, há quatro pontos do 8° colocado, Fortaleza, mesma distância que tem para o próprio Cuiabá, 10° lugar. Vencendo o Dourado, o Galo volta a colar nos oito primeiros, ficando a cinco do G4, e se distanciaria de vez da parte de baixo, abrindo sete pontos de Cuiabá, Cruzeiro e Inter, que vão ficar com 29 pontos.
Com esse cenário, o campeonato vai se configurar em dois blocos específicos: do 2° ao 9° colocado, com uma diferença de sete pontos entre eles; e do 10° ao 18°, com seis pontos de diferença. O líder Botafogo, com 51 pontos, tem um bloco para chamar de si, e os lanterna América-MG (19°) e Coritiba (20°) também. Confira a tabela.