Atlético: Felipão ganha ‘reforços’ e quer encerrar longo tabu contra o Grêmio
Dupla volta a ficar à disposição do treinador para jogo em Porto Alegre

Em meio a uma movimentação nos bastidores com a iminente aprovação para a transformação do clube em SAF, o Atlético-MG segue fazendo seu trabalho em campo para tentar encerrar a fase ruim e voltar a vencer. Felipão, que ainda não triunfou no comando do Galo, terá dois “reforços” para buscar a vitória e ainda acabar com um longo tabu.
O Atlético anunciou que o atacante Pavón, que estava com pubalgia, e o zagueiro Bruno Fuchs, que teve lesão no músculo posterior da coxa, estão liberados para treinar com o grupo e também serem utilizados por Felipão. O Galo entra em campo no sábado (22), às 21h, contra o Grêmio, fora de casa. O treinador reencontra o clube onde é ídolo e soma quatro passagens.
Atacante pode ser alento criativo
O atacante argentino teve um início tímido em 2023, mas teve uma grande sequência maio
que o colocou como um dos principais jogadores do time. No entanto, no último mês e meio, o pior do Atlético no ano, ele contribuiu apenas com uma assistência em sete jogos.
? DM Informa
?? O atacante Pavon está recuperado da pubalgia e foi liberado pelo departamento médico. Bem-vindo de volta, Kichan! ??#GaloPaixãoNacional ??️ pic.twitter.com/iNqpRj7Lik
— Atlético (@Atletico) July 20, 2023
Para Felipão, ter mais uma opção ofensiva é crucial, principalmente um jogador considerado habilidoso e com capacidade de criar chances de gols, algo que está em falta no time do experiente treinador. Na derrota para o Corinthians, quando Pavón atuou e o Galo não tinha Hulk, ele foi o jogador mais incisivo, quase marcando um belo gol no primeiro tempo, mas parando em Cássio.
Sem o atacante no último jogo, Felipão optou por mudar a escalação para dois atacantes, colocando o meia Alan Franco mais aberto na direita, o que não funcionou e deixou o time pobre. Pavón pode voltar a ser titular e formar mais uma vez o trio de ataque com Paulinho e Hulk.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Torcida pede por nova dupla de zaga
Já Bruno Fuchs foi um pedido do ex-treinador do clube, Eduardo Coudet, e teve grandes desempenhos desde o início da temporada, mas passou por alguns problemas físicos que fizeram ele perder espaço. O defensor volta para disputar posição na zaga atleticana, que tem Jemerson como titular absoluto de Felipão, com Maurício Lemos e Igor Rabello no páreo.
Fuchs foi titular de Felipão nos dois jogos em que esteve disponível. Na vaga dele, Felipão optou por Mauricio Lemos nos três jogos seguintes e por Igor Rabello no último. Nos comentários do anúncio do retorno de Fuchs, a torcida pediu, em peso, que a dupla titular seja ele e Rabello, que voltou recentemente de uma grave lesão, mas já está 100%. Nesse caso, Jemerson, que até então foi titular absoluto, iria para o banco.
Ele e Igor Rabello titulares URGENTE. Jemerson não dá mais.
— Lucas #SAFadezaNão (@CAM_lucasa) July 20, 2023
Felipão em busca da primeira vitória no Atlético
A dupla que retorna e tem a possibilidade de ser titular pode ajudar Felipão a finalmente vencer no comando do Atlético. Até o momento, são seis jogos, com duas derrotas e quatro empates. O Galo não vence uma partida desde 6 de junho, quando bateu o Alianza Lima por 1 a 0, na Libertadores, ainda sob o comando de Eduardo Coudet.
Nesse momento, para o treinador, o importante é conseguir a primeira vitória, independente de como ela aconteça, mas ele precisa também melhorar o desempenho do time. Desde a chegada de Felipão, muitos torcedores afirmam que o time piorou seu jogo, que ficou mais pobre. A Trivela analisou essa situação nesta semana.
Fim de tabu no sul
Além do tabu recente de um mês e meio sem vencer, o Atlético também busca quebrar uma outra sequência negativa neste fim de semana. O Galo não vence o Grêmio, adversário deste sábado, no sul do país, há quase 10 anos.
A última vitória foi em setembro de 2013, por 1 a 0, com gol do atacante Fernandinho. De lá pra cá, foram nove jogos entre eles na casa do Grêmio, com seis vitórias tricolores e três empates. Um desses jogos foi a grande final da Copa do Brasil de 2016, que os gaúchos levaram a melhor com uma vitória no Mineirão e um empate na Arena. Confira os confrontos:
- 2014 – Grêmio 2 x 1 Atlético – Campeonato Brasileiro
- 2015 – Grêmio 2 x 1 Atlético – Campeonato Brasileiro
- 2016 – Grêmio 1 x 1 Atlético – Campeonato Brasileiro
- 2016 – Grêmio 1 x 1 Atlético – Copa do Brasil
- 2017 – Grêmio 2 x 0 Atlético – Campeonato Brasileiro
- 2018 – Grêmio 2 x 0 Atlético – Campeonato Brasileiro
- 2019 – Grêmio 1 x 0 Atlético – Campeonato Brasileiro
- 2021 – Grêmio 1 x 1 Atlético – Campeonato Brasileiro
- 2021 – Grêmio 4 x 3 Atlético – Campeonato Brasileiro
A missão do Atlético se torna ainda mais difícil pois, além da fase ruim, o clube também precisa superar a boa fase do Grêmio, semifinalista da Copa do Brasil e terceiro colocado no Brasileirão (com um jogo a menos).