Anderson estreia em fogueira, tem saída maluca, mas ajuda Cruzeiro a vencer
Reserva de Rafael Cabral, Anderson ficou sabendo que seria o titular menos de 24 horas antes do jogo do Cruzeiro, mas fez boa partida
O Cruzeiro estreou com vitória no Campeonato Brasileiro após bater o Botafogo, por 3 a 2, na noite desse domingo (14), no Mineirão. Além da chuva de gols, Lucas Silva, Rafa Silva e Rafael Elias Papagaio marcaram para os mineiros, enquanto Tiquinho Soares e Danilo Barbosa fizeram para os cariocas, chamou a atenção a estreia do goleiro Anderson, substituto de Rafael Cabral na meta celeste, na temporada.
Anderson, de 26 anos, tinha apenas um jogo com a camisa do Cruzeiro até ontem. E justamente contra o Botafogo, no Mineirão, durante o primeiro turno do Brasileirão de 2023. Na ocasião, o camisa 98 não foi vazado e a partida terminou em 0 a 0.
Fato curioso é que o novo goleiro titular do Cruzeiro só descobriu que iria para o jogo menos de 24 horas antes da bola rolar. O goleiro Rafael Cabral, titular absoluto do time e que vinha sofrendo com críticas da torcida, treinou normalmente na manhã do sábado (13), mas no final da tarde, jogadores e comissão técnica foram informados que ele não iria se concentrar por estar negociando uma saída do clube. Anderson então foi acionado pelo treinador Fernando Seabra. O camisa 98 comentou a situação depois da partida.
— A gente se apresentou para a concentração e ali ficamos sabendo que o Rafa não viria. Daí, já me comunicaram. Conversei com o treinador de goleiros, Rogério, com o João, com o Seabra e ficou alinhado. Estava tudo tranquilo. A gente vem trabalhando muito forte, todo mundo, independentemente de quem joga, e sabia que eu ia conseguir entrar no campo e desempenhar um bom futebol — falou Anderson na zona mista.
Fernando Seabra também comentou a situação na entrevista coletiva de pós-jogo, dizendo que enxergou com naturalidade e que seu trabalho é resolver problemas.
— Primeiro de tudo, o Rafael Cabral é um excelente jogador, uma pessoa de caráter que trabalha muito. A gente tem todo respeito por ele e torce para que o melhor caminho aconteça. É uma questão da diretoria, uma negociação que está em curso e a diretoria vai trabalhar com o Rafael da melhor forma possível. Como é algo que influencia na tomada de decisão da sua vida profissional, a gente precisa respeitar e deixar a diretoria interagir para escolher o melhor caminho. Dei toda confiança ao Anderson pois sabemos da sua qualidade e que poderia encarar o desafio. Eu na minha posição preciso ir pra soluções. Soube durante a tarde que surgiu uma proposta e durante isso está refletindo. É melhor que não venha para o jogo e está interagindo com a direção — revelou o treinador da Raposa.
?️| RESUMO DA COLETIVA DE FERNANDO SEABRA
Veja o pronunciamento de Seabra após emocionante vitória do Cruzeiro sobre o Botafogo??
?Staff Images/Cruzeiro pic.twitter.com/Hp9CkgXh78
— Maic Costa (@omaiccosta) April 14, 2024
Anderson se destacou com defesas seguras e boa reposição de bola
Mesmo sem ritmo de jogo, tendo entrado em campo pela última vez a mais de oito meses, Anderson mostrou segurança em suas defesas, sem dar rebotes. Além disso, foi preciso nas reposições de bola, gerando alguns contra-ataques para o Cruzeiro ao repor com qualidade e velocidade, algo importante. Para se ter ideia, o camisa 98 tentou 15 passes no jogo, acertando 14 deles, além de acertar seis das sete bolas longas tentadas, um número muito importante.
O goleiro ainda fez uma linda defesa no início do segundo tempo, quando o placar mostrava 1 a 1. Júnior Santos recebeu cruzamento na área e tentou de letra, mas Anderson teve reflexo para defender, evitando o gol botafoguense.
DEFESA MONSTRUOSA DO GOLEIRO ANDERSON! pic.twitter.com/5ivWZwjbHw
— Cavalinho do Cruzeiro (@cavalinhodocec) April 14, 2024
Saída maluca quase prejudica Cruzeiro
Apesar dos dois gols sofridos, os primeiros com a camisa estrelada, Anderson não foi culpado nos lances. No primeiro, o Cruzeiro foi pego em contra-ataque e Tiquinho Soares teve o gol vazio, só para conferir, e no segundo o volante Danilo Barcelos subiu sozinho em jogada de escanteio para cravar, sem chances de defesa para o arqueiro.
Por outro lado, uma saída errada do camisa 98 tirou o ar do torcedor cruzeirense. Aos quatro minutos da segunda etapa, ainda no 1 a 1, Lucas Romero bobeou e perdeu bola em seu campo de defesa, deixando Jeffinho na boa para progredir. Anderson saiu desesperado do gol e de forma inconsequente, tanto que foi facilmente driblado pelo botafoguense, mas no momento da finta, o jogador alvinegro perdeu um pouco de ângulo, finalizando na rede pelo lado de fora. Ele ainda tinha a oportunidade de tocar para Júnior Santos, livre, mas não viu seu companheiro.
a jogada saiu de ok tem cobetura para AOOOOOOOOOOOOOOO CARALHO https://t.co/i3ONpDTk90 pic.twitter.com/oYqdbwJxfj
— ᶜᵉᶜ (@cec_cabeludo) April 14, 2024
No decorrer do jogo, o goleiro não passou sustos além do segundo gol do Botafogo que, para a alegria de Anderson e seus companheiros, não conseguiu evitar a excelente vitória celeste.