Só Guardiola? A lista dos mais longevos que Abel no Palmeiras é muito maior
Treinador aparece apenas na 19ª colocação dos treinadores mais longevos entre as principais ligas europeias
O português Abel Ferreira é o técnico mais longevo da elite do futebol brasileiro: está no comando do Palmeiras desde novembro de 2020, há quase dois anos e nove meses. O segundo treinador na lista do país é o argentino Juan Pablo Vojvoda, no Fortaleza desde maio de 2021.
Ao contrário do que disse no domingo (16), quando citou até com ironia apenas Pep Guardiola como único técnico que não foi demitido nos últimos três anos, Abel aparece apenas na 19ª colocação dos treinadores mais longevos entre as principais ligas europeias (veja o ranking abaixo).
“Penso que estou preparado para treinar os melhores clubes do mundo. É o que penso, estou preparado. Preciso aperfeiçoar o meu inglês que está mais ou menos. Depois de vir aqui, onde a média dos treinadores aqui é de três meses e ficar três anos ganhando com o Palmeiras o que ganhei, estou preparado para treinar os melhores clubes do mundo. Acho que o único que não foi despedido é o Guardiola, acho que todos os outros… ah, e eu, esqueci. Portanto, quando chegar minha vez de ser despedido, serei, não há problema nenhum. Quando decidi vir para o Brasil, já sabia muito bem como funciona. Estou muito orgulhoso daquilo que fiz com a minha comissão técnica, que é extraordinária”, disse Abel.
No Palmeiras, o técnico e seus auxiliares dirigiram a equipe em 224 jogos, com 129 vitórias, 54 empates e 41 derrotas. Foram 388 gols marcados e 182 sofridos. Abel completou 200 partidas no comando do Palmeiras à beira do campo no último domingo, no 0 a 0 com o Internacional no Beira-Rio. Neste recorte, são 117 vitórias, 45 empates e 38 derrotas. Nos outros 24 jogos, ele esteve suspenso ou com covid-19 e foi substituído por seus auxiliares João Martins e Vitor Castanheira.
Abel conquistou oito títulos no Palmeiras e é o segundo técnico com mais títulos na história do clube, ao lado de Vanderlei Luxemburgo e atrás de Oswaldo Brandão, que tem dez taças. O português é o único a ter faturado ao menos um estadual, um nacional e um internacional. Os oito títulos de Abel são: Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Recopa Sul-Americana (2022), Supercopa do Brasil (2023), Campeonato Paulista (2022 e 2023) e Campeonato Brasileiro (2022).
Os técnicos mais longevos nas principais ligas da Europa
Premier League (Inglaterra)
- Jurgen Klopp (Liverpool): 7 anos e 9 meses
- Pep Guardiola (Manchester City): 7 anos
- Thomas Frank (Brentford): 4 anos e 9 meses
- Mikel Arteta (Arsenal): 3 anos e 6 meses
- David Moyes (West Ham): 3 anos e 6 meses
Ligue 1 (França)
- Pascal Gastien (Clemont Foot 63): 5 anos e 10 meses
- Franck Haise (RC Lens): 3 anos e 4 meses
Bundesliga (Alemanha)
- Frank Schmidt (Frank Schmidt): 15 anos e 10 meses
- Christian Streich (Freiburg): 11 anos e 6 meses
- Urs Fischer (Union Berlim): 5 anos
LaLiga (Espanha)
- Diego Simeone (Atlético de Madrid): 11 anos e 6 meses
- Jagoba Arrasate (Osasuna): 5 anos
- Imanol Alguacil (Real Sociedad): 4 anos e 6 meses
Serie A (Itália)
- Gian Piero Gasperini (Atalanta): 7 anos e 1 mês
- Stefano Pioli (Milan): 3 anos e 9 meses
Liga Portugal
- Sergio Conceição (Porto): 6 anos
- Paulo Sergio (Portimonense): 3 anos e 5 meses
- Rúben Amorin (Sporting): 3 anos e 4 meses
O alemão Frank Schmidt com quase 16 anos no mesmo clube
Frank Schmidt, de 49 anos, impressiona pelo tempo que está à frente do Heidenheim. O longo trabalho de 15 anos e 10 meses chegou ao seu ápice na temporada passada, quando o time conquistou o acesso à Bundesliga, a elite do futebol alemão.
O Heidenheim é um clube que nunca tinha disputado as divisões profissionais na Alemanha até este século e ascendeu a partir da quinta divisão nos últimos 20 anos, sem um retrocesso sequer. Toda essa caminhada foi liderada por Frank Schmidt, o técnico que chegou ao clube de sua cidade natal em 2003 como jogador e assumiu o comando a partir de 2007.