Brasileirão Série A

Como a 35ª rodada pode impactar no futuro do Cruzeiro no Brasileirão

Brigando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro terá que torcer contra adversários diretos

Desde que o Cruzeiro entrou na reta final do Campeonato Brasileiro correndo sérios riscos de rebaixamento, os jogadores passaram a adotar um discurso de que “cada jogo seria uma final”. E, considerando o impacto de cada uma dessas partidas, é preciso que esse seja o espírito, já que os resultados, sejam quais forem, têm grande poder de mudança num Brasileirão de tabela muito embolada. Atualmente, apenas três pontos separam o 16º, que é a Raposa, do 11º, Corinthians.

E dentre tantos jogos decisivos, a 35ª rodada chega prometendo ser uma daquelas que definirão caminhos, pelo caráter dos jogos, em especial dos times que brigam contra o rebaixamento. O Cruzeiro, que joga somente na segunda-feira (27), fora de casa, contra o 18º colocado Goiás, que tem 35 pontos em 34 jogos, entrará em campo após todos os outros times. Isso é positivo pelo fato de que o time celeste chegará no dia da partida sabendo o que aconteceu com seus concorrentes, mas negativo pela possibilidade de entrar pressionado, principalmente se os resultados dos adversários diretos forem ruins para as aspirações da Raposa.

Na 35ª rodada, o Cruzeiro precisará ficar de olho, principalmente, nos seguintes jogos:

Veja o impacto de cada um deles para o clube celeste:

Corinthians x Bahia

Pode-se dizer que Corinthians e Bahia é um confronto direto, mas numa escala menor, visto que o Timão está próximo de se livrar do risco de rebaixamento. Com 44 pontos, uma vitória contra o Tricolor de Aço deve ser suficiente para afastar, de vez, a chance de queda dos paulistas.

O Bahia, hoje o time que abre a zona de rebaixamento, com 38 pontos, precisa superar a má fase — são três jogos sem vencer — para tentar alcançar o Cruzeiro, que hoje tem três pontos a mais, mas o mesmo número de vitórias. Se ganhar do Corinthians, o time de Rogério Ceni ultrapassa a Raposa e joga os mineiros para o Z4, fazendo com que a partida contra o Goiás pressione muito a equipe de Paulo Autuori, principalmente porque os adversários estrelados das três últimas rodadas são: Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras. Osso duro de roer.

Se perder ou empatar, o Bahia verá sua situação se complicar muito, já que pode terminar a 35ª rodada até seis pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, com apenas nove pontos em aberto.

Athletico-PR x Vasco

O Vasco visita um Atlético-PR que vem em momento muito ruim e acumula cinco jogos sem vencer. O cruz-maltino, ao contrário do adversário, tem cinco jogos de invencibilidade e pode, com uma vitória, colocar um pé e meio na permanência na Série A. Com 41 pontos, a equipe de Ramón Díaz chegaria aos 44 se triunfar. Um tropeço, porém, pode fazer com que os cariocas fiquem muito próximos do Z4.

Há possibilidade do Vasco entrar na zona de rebaixamento após esta rodada caso Bahia e Cruzeiro vençam seus jogos. Apesar do momento ruim do Furacão, vencer o Athletico-PR na Arena da Baixada nunca é tarefa simples.

Fluminense x Coritiba

O Coritiba já está praticamente rebaixado, mas, matematicamente, ainda pode alcançar Cruzeiro ou Vasco. Para isso seria preciso vencer todos os jogos que tem pela frente e mineiros ou cariocas perderem todos, além de tirar um considerável saldo de gols. Se não pontuar fora de casa contra o Fluminense, que já não possui muitas aspirações no Brasileirão, mas tem um time fortíssimo, o Coxa estará rebaixado.

Botafogo x Santos

Com 42 pontos, o Santos está próximo de garantir a permanência, e poderá encaminhar isso se bater o combalido Botafogo, que está a sete jogos sem vencer. Ainda que o momento do Glorioso seja ruim, o time jogará em casa, buscando um sprint final para manter as esperanças no título brasileiro.

Em caso de derrota ou empate, o Santos não entra no Z4, mas verá a zona de rebaixamento bem mais próxima, podendo terminar a rodada na 16ª colocação.

Fortaleza x Palmeiras

Após fazer uma temporada relativamente tranquila, o Fortaleza de Vojvoda desmoronou e acumula nove jogos sem vitórias, sendo oito deles pelo Brasileirão. Em 11º, com 44 pontos, a equipe cearense ainda tem uma boa vantagem para o Z4, mas num momento tão ruim, nada pode ser descartado. Se vencer, o Leão do Pici alcançará uma pontuação que, provavelmente, garantirá a permanência na Série A. O que dificulta a situação do tricolor é o adversário Palmeiras, atual líder do Brasileirão, que precisa vencer para não correr riscos de ser ultrapassado por Botafogo, Flamengo ou Grêmio.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo