Brasil

‘Iniciativa fantástica’: Cafu rasga elogios a Julio Casares por valorização de ídolos

O ex-lateral do São Paulo e da seleção brasileira participará da reedição da final do Mundial de 1992, contra o Milan, neste sábado (16)

Enquanto o elenco principal do São Paulo está de férias após o fim da temporada 2023, os ídolos históricos do clube entram em campo em uma partida comemorativa que irá reviver a final do Mundial de Clubes de 1993, no qual o Tricolor Paulista venceu o Milan, neste sábado (16). 

O ex-lateral-direito Cafu, que jogou pelas duas equipes em sua carreira, mas estará em campo defendendo as cores do São Paulo no Morumbi falou sobre a importância da partida para a nova geração de torcedores são paulinos, em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (15).

Cafu destaca importância do São Paulo reverenciar ídolos históricos

O ex-jogador rasgou elogios ao presidente Julio Casares pela forma com a qual ele tem tratado ídolos históricos da equipe.

– O que o presidente Julio Casares vem fazendo, não só pelo social do São Paulo, mas pelo São Paulo Futebol Clube é fantástico. É o reconhecimento de alguém que fez algo pelo São Paulo, que são os jogadores.

Desde outubro de 2021, o São Paulo oferece aos torcedores a oportunidade de assistir aos jogos no estádio do Morumbi em um espaço especial, nomeado “Camarote dos Ídolos”. Além de assistir às partidas em um local privilegiado do estádio, os são paulinos têm a chance de viver esse momento ao lado de ex-jogadores que fizeram história no Tricolor.

Cafu acredita que o camarote é uma “iniciativa fantástica” que “coroa brilhantemente” esse reconhecimento.

– O presidente Casares tem um apego muito grande por isso. Ele é torcedor, ele se sente na obrigação de tentar fazer algo pelas pessoas que fizeram algo tão grande pelo nosso glorioso São Paulo. É uma iniciativa fantástica da parte do presidente exatamente por isso.

– O São Paulo tem história porque os jogadores fizeram história, porque a diretoria fez história, aquele presidente fez história. E a história dos jogadores vem representada por esse camarote, onde as pessoas têm a oportunidade de ir lá e rever, relembrar os grandes momentos.

Julio Casares está no poder desde 2021. O dirigente acabou de ser reeleito presidente, no início de dezembro, com ampla vantagem (82,9% dos votos) – apesar de ter sido o único candidato. Agora, seu novo mandato durará de 2024 a 2026.

“O Brasil está carente de ídolos”

Cafu acredita que o jogo será uma oportunidade importante para que os mais novos tenham acesso aos ídolos históricos do São Paulo, sobre os quais eles só ouviam falar nas histórias dos pais e avós.

Na visão dele, o futebol brasileiro como um todo “está carente de ídolos”. Ter acesso a um jogo com estes ex-atletas também será importante para reavivar essa necessidade.

– Não só o São Paulo Futebol Clube. mas o Brasil está carente de ídolos hoje. O último ídolo que tivemos na realidade do futebol brasileiro foi o Neymar. Mas falando do São Paulo, as crianças, os jovens que não tiveram oportunidade de ver as pessoas que fizeram história jogando três finais consecutivas de Libertadores e duas de Mundiais, vão ter a oportunidade de ‘rever’ esse momento. Porque os pais e avós já falavam deles.

Foto de Maria Tereza Santos

Maria Tereza SantosRedatora de esportes

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a Trivela, fui editora na ESPN e PL Brasil e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.
Botão Voltar ao topo