Brasil

Flamenguista marca, Brasil sub-20 vence 2ª seguida, mas não consegue consertar erro crônico

A Seleção sub-20 venceu a Colômbia pela 2ª rodada do Sul-Americano, porém, a atuação (mais uma vez) não foi convincente

Vence, mas não convence. Esse é o resumo da campanha da Seleção sub-20 no hexagonal final do Sul-Americano. A segunda vitória seguida não conseguiu maquiar um erro crônico da equipe de Ramon Menezes.

Nesta sexta-feira (7), o Brasil venceu a Colômbia por 1 a 0, no Estádio Olímpico, em Caracas, na Venezuela. Assim como aconteceu em outros jogos na competição, a Amarelinha não conseguiu manter o controle da partida e sofreu mais do que deveria para somar mais três pontos.

A seleção sub-20 começou o duelo em alta intensidade, tanto que não demorou nem 10 minutos para abrir o placar. O problema é que o Brasil entregou a bola no pé dos rivais e tentou apostar no contra-ataque para matar a partida — o que não aconteceu.

A queda de rendimento também foi um problema para a Amarelinha no 1 a 0 sobre o Uruguai, na estreia da última fase do Sul-Americano. Para piorar, a Seleção sub-20 terminou o jogo contra a Colômbia com 10 jogadores, igual ao duelo contra a Celeste.

Entretanto, se a régua de avaliação é o resultado, o Brasil está fazendo sua parte para garantir uma vaga no Mundial sub-20. Restam três partidas para a Amarelinha buscar o título do torneio da Conmebol — resta saber se a postura passiva não cobrará seu preço até lá.

A Seleção sub-20 passou por apuros no início do Sul-Americano, quando foi goleada pela Argentina por 6 a 0. O placar representou a maior vitória da Albiceleste sobre o Brasil na história considerando todas as categorias.

Joia do Flamengo é destaque da Seleção sub-20

Ramon Menezes, técnico da Seleção sub-20 Foto: (Rafael Ribeiro/CBF)
Seleção sub-20 venceu, mas não convenceu na 2ª rodada do hexagonal final do Sul-Americano Foto: (Rafael Ribeiro/CBF)

O responsável pelo gol da vitória da Seleção sub-20 diante da Colômbia foi Iago, que é uma das grandes revelações da base do Flamengo. Em cobrança de escanteio de Pedrinho — ex-Corinthians e hoje no Zenit –, o zagueiro marcou de cabeça.

Aliás, Iago é conhecido por sua contribuição ofensiva. Neste Sul-Americano, o defensor de 19 anos já havia balançado as redes no triunfo do Brasil sobre o Equador por 3 a 2, na primeira fase.

Já no Rubro-Negro, Iago foi o artilheiro do time na conquista da Libertadores sub-20 em 2024, quando marcou quatro gols. Além do faro de gol, o zagueiro é conhecido por ser um “xerifão” na defesa.

Iago tem contrato com o Flamengo até o final de 2026 e uma multa rescisória para o exterior de 50 milhões de euros (cerca de R$ 300 milhões na cotação atual). A tendência é que o jovem defensor seja aproveitado por Filipe Luís no time principal após os serviços na seleção sub-20.

Até lá, Iago espera continuar ajudando o Brasil no Sul-Americano da categoria. Como de praxe, o futebol europeu acompanha a competição em busca de reforços promissores. O Rubro-Negro, por sua vez, está ciente do talento que tem em mãos.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo