Brasil

Seleção sub-20 é humilhada pela Argentina em mais uma mancha para a dupla Ramon e Ednaldo

Apático e perdido em campo, Brasil é presa fácil para Albiceleste, que goleia por 6 a 0 na estreia do Sul-Americano

Vergonha, humilhação, passeio, baile, amasso… são muitos os adjetivos que ilustram a derrota do Brasil para a Argentina, por 6 a 0, nesta sexta-feira (24), em jogo válido pela primeira rodada do Sul-Americano Sub-20.

Derrota essa, consumada logo nos primeiros minutos. Com 10 no relógio, a Canarinho já perdia por 3 a 0 no Estádio Misael Delgado, em Valência, na Venezuela.

Na área técnica brasileira, uma cena que já se tornou recorrente: Ramon Menezes com semblante preocupado e sem saber o que fazer para melhorar a situação de seus comandados em campo.

O treinador, um dos principais responsáveis pela não classificação da Amarelinha para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, mais uma vez foi alvo de críticas por parte dos torcedores brasileiros. Também sobrou para Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

“Qual argumento ainda existe a favor da permanência de Ramon Menezes como treinador do Brasil?”, escreveu um torcedor no “X” (antigo Twitter).

Ramon Menezes consegue se superar a cada dia na incompetência. É de longe o pior técnico de todas as modalidades que já acompanhei”, comentou outro. 

“O Ednaldo está acabando com a seleção brasileira em geral. Em todas as categorias. Alguém precisa interromper o mandato desse incompetente. É um absurdo o que esse cara está fazendo”.

Por que Ednaldo não demitiu Ramon Menezes após o Pré-Olímpico?

Na cabeça de Ednaldo Rodrigues, o fracasso na campanha do Pré-Olímpico, que deixou o Brasil de fora dos Jogos Olímpicos de Paris, foi a gota d'água para Ramon Menezes no comando da Amarelinha.

Segundo o “ge”, o mandatário estava decidido a demiti-lo. A troca, porém, não seria feita até que Rodrigo Caetano assumisse o cargo de diretor de seleções.

Com a chegada do novo diretor, os planos da CBF mudaram. No anúncio de Rodrigo, Ednaldo garantiu que daria “autonomia total” ao dirigente gaúcho.

Mesmo diante do trabalho contestado de Ramon, Caetano optou por mantê-lo no cargo. Assim, Ednaldo não concretizou o que havia sinalizado antes da chegada do novo diretor.

Fracassos de Ramon Menezes à frente da seleção brasileira

  • Derrota para Marrocos (seleção principal);
  • Derrota para Senegal (seleção principal);
  • Eliminação nas quartas de final do Mundial Sub 20 para Israel;
  • Campanha vexatória no Pré-Olímpico, e Brasil fora das Olimpíadas de Paris 2024;
  • Derrota acachapante para a Argentina, na estreia do Sul-Americano Sub-20 2025
Ramon Menezes durante entrevista coletiva na sede da CBF
Ramon Menezes durante entrevista coletiva na sede da CBF (Foto: Imago)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Durante o jogo, dirigentes reconhecem Ednaldo no comando da CBF e encerram briga jurídica

Enquanto Brasil e Argentina se enfrentavam na Venezuela, um acordo envolvendo Ednaldo Rodrigues foi protocolado no STF.

Nele, os autores dos recursos usados no TJ-RJ para tentar afastar do cargo o presidente da CBF (chegou a ser afastado no fim de 2023), reconheceram a legalidade das assembleias realizadas em 2022, que culminaram na eleição do atual mandatário.

Ednaldo tem mandato até março de 2026.

O que o Brasil precisa para se classificar no Sul-Americano Sub-20?

O Brasil está no Grupo B do Sul-Americano Sub-20, ao lado de Argentina, Bolívia, Equador e Colômbia. Enquanto no Grupo A, estão Venezuela (anfitriã), ChilePeruUruguai Paraguai.

As três melhores seleções de cada chave avançam ao hexagonal final. Nesse hexagonal, elas se enfrentam em um sistema de todos contra todos. Não há partidas eliminatórias, finais ou disputa de terceiro lugar.

Os quatro times mais bem colocados se classificam para o Mundial da categoria, que será disputado no Chile, entre os dias 27 de setembro a 19 de outubro deste ano.

O Brasil é o atual e maior campeão do Sul-Americano Sub-20. Ao todo, a Amarelinha tem 12 conquistas — 1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009, 2011, 2023.

Próximos jogos do Brasil na primeira fase

  • Bolívia x Brasil — domingo, 26 de janeiro, às 18h (horário de Brasília);
  • Equador x Brasil — quinta-feira, 30 de janeiro, às 20h30 (horário de Brasília);
  • Brasil x Colômbia — sábado, 1 de fevereiro, às 18h (horário de Brasília)
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo