Brasil

Já contando com mais saídas no setor, Botafogo anuncia contratação de zagueiro Alexander Barboza

Com a chegada de Alexander Barboza e a saída de outros dois zagueiros, o Botafogo vai passar por uma reformulação quase completa na zaga

O Botafogo vai passar por uma reformulação quase completa na zaga para 2024. Nesta segunda-feira (8), o Glorioso anunciou a chegada do paraguaio Alexander Barboza, que estava no Libertad, do Paraguai. Por outro lado, além de Adryelson, que já foi vendido ao Lyon, o Glorioso também deve confirmar em breve a saída de outros dois jogadores do setor.

Para contar com Barboza, o Botafogo venceu a concorrência do Fortaleza. O time cearense apareceu primeiro como interessado no zagueiro, a pedido do técnico Juan Pablo Vojvoda, e chegou a conversas sobre valores com o jogador, ficando perto do acerto. No entanto, o Botafogo atravessou as conversas na última semana e fechou o negócio.

Barboza, que estava livre no mercado após não renovar com o Libertad, assinou um contrato válido por três anos com o Botafogo. O time paraguaio também desejava a permanência do zagueiro, mas não conseguiu chegar a um acordo financeiro com o jogador, que acabou acertando com o Glorioso.

Aos 28 anos, Alexander Barboza rodou no futebol argentino. Ele foi revelado pelo River Plate, mas ainda passou por Atlético Rafaela, Defensa y Justicia, Independiente. Ele se transferiu para o Libertad em 2021, quando conseguiu ter uma sequência maior e passou a se destacar pelo clube paraguaio. Em 2023, ele disputou 44 partidas, sendo 43 como titular, e marcou seis gols.

Barboza já esteve com o elenco do Botafogo nesta segunda-feira (8), e participou dos treinamentos no Espaço Lonier. O grupo alvinegro começou a pré-temporada no último domingo (7).

Mais zagueiros devem deixar o elenco do Botafogo

Com a chegada de Barboza, o Botafogo intensifica a reformulação da zaga do clube. E o Glorioso deve “perder” mais jogadores. Depois da venda de Adryelson para o Lyon, a diretoria alvinegra também optou pela liberação de mais dois altetas da posição. De acordo com o “ge”, o Victor Cuesta e Philipe Sampaio estão fora dos planos do clube e não se reapresentaram com o elenco.

O Botafogo procura opções para negociar Cuesta, que tem contrato com o clube até o fim de 2024. Clubes do Brasil e do exterior já surgiram como opções. Com a saída do argentino, o Glorioso vai ter uma zaga totalmente nova para este ano. Em 2023, Adryelson e Cuesta formaram a dupla titular.

Já Philipe Sampaio será emprestado para o RWD Molenbeek, da Bélgica, clube que também pertence ao empresário John Textor. Além dele, o atacante Carlos Alberto também será cedido ao time, que é comandado pelo técnico Cláudio Caçapa.

Barboza é o quarto reforço do Botafogo para 2024

Com Alexander Barboza, o Botafogo chega a quatro reforços para 2024. Antes dele, também chegaram nos últimos dias o goleiro John, comprado do Santos, o atacante Jeffinho, por empréstimo do Lyon, e o também zagueiro Lucas Halter, que pertencia ao Athletico-PR e também foi negociado em definitivo com o Glorioso.

Além destes quatro reforços, o Botafogo também está perto de anunciar a chegada do atacante Jefferson Savarino, ex-Atlético-MG e que está no Real Salt Lake, dos Estados Unidos.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo