Botafogo confirma volta de atacante Jeffinho e avança por Savarino
Pouco depois de anunciar as vendas de Perri e Adryelson, o Botafogo amenizou o clima com o anúncio da contratação do atacane Jeffinho
Poucas horas depois de anunciar as polêmicas vendas de Lucas Perri e Adryelson para o Lyon, o Botafogo apresentou uma boa novidade para o torcedor e está perto de fechar outra contratação para o time. Na noite desta sexta-feira (5), o Glorioso anunciou o retorno, por empréstimo, do atacante Jeffinho, que pertence ao Lyon. Além disso, o clube também encaminhou a contratação do atacante Jefferson Savarino, do do Real Salt Lake, dos Estados Unidos.
Jeffinho já estava acertado com o Botafogo desde os fim de 2023. O jogador, que já estava no Brasil para as festas de fim de ano, foi liberado da reapresentação no Lyon e ficou no país para já se apresentar ao Glorioso no próximo domingo, junto com o restante do elenco, e iniciar a pré-temporada. Ele chega por empréstimo válido até o fim de 2024.
No Botafogo, Jeffinho vai voltar a utilizar a camisa 47, mesmo número usado na sua primeira passagem pelo clube, entre 2022 e 2023. Ele foi vendido para o Lyon no fevereiro do último ano.
A sensação de dejavu agora é realidade! Jeffinho está de volta para casa! ?? pic.twitter.com/5jfeY2Uh93
— Botafogo F.R. (@Botafogo) January 5, 2024
Revelado pelo Resende, Jeffinho foi contratado pelo Botafogo, por empréstimo, inicialmente para o time sub-23. Devido ao rápido destaque, o Glorioso comprou 60% dos direito econômicos do atleta e ele subiu para o time principal, então comandado pelo técnico Luís Castro. No total, foram 26 jogos, dois gols marcados e três assistências na primeira passagem pelo clube. No Lyon, o atacante disputou 21 partidas, com três gols e uma assistência.
Botafogo avança por Savarino, ex-Atlético-MG
Além de Jeffinho, o Botafogo está perto de outro atacante que atua pelos lados do campo. De acordo com o “ge”, Savarino aceitou a oferta do Botafogo e passará por exames médicos antes de assinar o contrato. Entre o Glorioso e o Real Salt Lake já havia um acerto, mas faltava o clube carioca se entender com o prórpio jogador, o que aconteceu agora. Com tudo certo entre as partes, a concretização do negócio é questão de tempo.
O venezuelano vem de boa temporada pelo Real Salt Lake. Em 34 partidas, Savarino marcou 11 gols e concedeu quatro assistências, sendo um dos pilares de uma equipe que chegou à fase final da MLS. Antes do time americano, Savarino passou pelo Atlético-MG, entre 2020 e 2021, quando foi um dos destaques do time nas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Esta passagem pelo Atlético-MG, inclusive, está relacionada a sua chegada ao Botafogo. No clube mineiro, Savarino trabalhou com Alessandro Brito, atual head scout do Botafogo. O próprio dirigente foi quem indicou a contratação do venezuelano, que foi aprovada por John Textor.
Jeffinho é o segundo reforço do Botafogo
Com Jeffinho, o Botafogo chega a sua segunda contratação confirmada para 2024. Antes do atacante, o Glorioso anunciou, na última quinta-feira, a compra do goleiro John, que pertencia ao Santos e estava emprestado ao Real Valladolid, da Espanha. O jogador chega como substituto para o lugar do goleiro Lucas Perri, vendido ao Lyon, da França.
Botafogo pode ter mudanças nas pontas com reforços
Com a confirmação da chegada de Jeffinho e com Savarino cada vez mais perto, o Botafogo pode ter uma importante mudança no ataque. Caso Tiago Nunes mantenha o esquema com três atacantes, o mais utilizado no Botafogo durante 2023, a equipe pode ter dois novos pontas. Jeffinho, pela esquerda, e Savarino, pela direita. Assim, os dois devem brigar por posição, respectivamente, com Victor Sá e Júnior Santos.