Brasil

Um sai e outro fica: Atlético-MG renova com Rubens, mas negocia camisa 10 da base, que lamenta falta de chances

Enquanto Rubens renovou com o Atlético, o clube negociou Yan, camisa 10 da base, com o futebol mexicano

O Atlético-MG fez dois movimentos nesta segunda-feira (29) com jogadores relacionados a sua categoria de base. O meia/lateral Rubens, que está integrado ao elenco profissional há dois anos e tem sido destaque, renovou com o Galo até 2027. Já o camisa 10 da base, Yan Philipe, foi negociado com o futebol mexicano e se despediu nas redes sociais, lamentando a falta de oportunidade no time principal.

Destaque na categoria de base por ser um jogador que tinha bons números tanto no ataque quanto na defesa, o meia Rubens subiu ao profissional e se tornou lateral-esquerdo, sendo reserva de Guilherme Arana. No fim de 2023, passou a ganhar chances em sua posição original e também foi muito bem. Aos 22 anos, ele é um dos grandes destaques do futebol brasileiro quando o assunto é marcação, sei rei dos desarmes.

Vendo o jogador ganhar cada vez mais destaques, o Atlético adiantou e estendeu o vínculo dele, que ia até o fim de 2025, até o fim de 2027, aumentando também seu salário e a multa rescisória: “Para mim é uma alegria imensa. Sou muito feliz aqui no Atlético, foi o clube que me criou. Para mim é satisfatório, estou sendo reconhecido. Vai ser bom pra minha carreira também. Agora é focar nos trabalhos e poder conquistar títulos com a camisa do Atlético”, disse Rubens à GaloTV.

Uma curiosidade é que o anúncio oficial do Atlético sobre a renovação de Rubens aconteceu só nesta segunda, mas foi adiantada, por um descuido, pelo locutor da Arena MRV, Jaime Jr., antes da partida contra o Democrata-GV neste domingo (28). Ao anunciar as escalações e os suplentes do Galo no jogo, o locutor falou o nome de Rubens e em seguida disse “que está de contrato renovado”, revelando a notícia assim antes mesmo do próprio clube.

Rubens está no Atlético desde 2016, quando começou na categoria Sub-15. Ao todo, contando a base, atuou em 163 partidas pelo clube, com 25 gols marcados. No profissional, onde estreou em 2021, mas ganhou chances mesmo a partir de 2022, ele soma 85 jogos e três gols.

Destaque da base se despede do Atlético

Se por um lado o Atlético renovou com um dos jogadores formados em sua base, por outro ele está se despedindo de um outro cria. O meia Yan Philipe, de 19 anos, camisa 10 do time Sub-20 e um dos destaques do clube na Copinha no início deste ano, está de saída para o futebol mexicano, onde vai atuar no Atlético San Luis, como a Trivela adiantou há uma semana.

Grande destaque da base atleticana em 2021, ainda no Sub-17, Yan não conseguiu ser tão unânime no Sub-20, mas passou longe de não jogar nada, pelo contrário, foi bem. Não à toa era o camisa 10 do time. No entanto, o meia nunca recebeu uma chance real no time profissional do Atlético, tendo atuado apenas uma vez, por 18 minutos, em uma derrota do Galo – que foi construída antes da entrada dele. Nas redes sociais, o jovem lamentou não ter recebido as chances que acha que mereceu.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

O Atlético e a base

O Atlético é extremamente criticado por não oportunizar a base. Yan não foi o primeiro e, provavelmente, não será o último a deixar o clube sem sequer ser testado da forma correta nos profissionais. O caso mais famoso é de Savinho, destaque do surpreendente Girona, líder da La Liga, que quase não recebeu chances no Galo e hoje brilha na Europa, chamando atenção dos gigantes do Velho Continente.

No atual elenco, Felipão é muito cobrado para oportunizar os jovens, principalmente Alisson, que nas poucas chances que teve, foi muito bem. No entanto, ele ainda não deu essas oportunidades, apesar de prometer que elas vão acontecer. Recentemente, o Galo perdeu seu artilheiro do Sub-20, Isaac Tomich, que chegou a assinar pré-contrato com o Coritiba, mas o clube conseguiu reverter e renovar com ele com promessa de mais minutos, já que ele e seu estafe estavam insatisfeitos por não ganhar nenhuma chance.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo