Artur Jorge é finalista de tradicional prêmio da América do Sul; veja os concorrentes
Técnico do Botafogo é um dos cinco finalistas entre os melhores técnicos do continente em premiação do 'El País'
Com o futuro ainda indefinido no Botafogo, Artur Jorge segue colhendo os frutos do seu trabalho em 2024. Nesta terça-feira (24), o técnico português foi indicado entre os finalistas da tradicional premiação do “El País”, do Uruguai. Além do melhor treinador, o melhor jornal também elege o “Rei da América”, prêmio dado ao melhor jogador da América do Sul.
A eleição é feita com cerca de 250 jornalistas de todo o continente e está na sua 39ª edição. Os nomes dos concorrentes a “Rei da América” ainda não foram divulgados.
Campeão da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, Artur Jorge é o grande favorito para vencer o prêmio de melhor treinador da América do Sul. Mas o português tem concorrentes de renome entre os finalistas.
Tradicionalmente, o trabalho de técnicos em suas seleções e nas competições nacionais também é levado em consideração.
Concorrentes de Artur Jorge entre os técnicos da América do Sul
Lionel Scaloni (Argentina)
Campeão da Copa América, Lionel Scaloni é um dos principais concorrentes de Artur Jorge. Além do título conquistado nos Estados Unidos, a Argentina lidera as eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026.
Em 2024, a seleção da Argentina venceu 12 jogos, empatou dois e perdeu apenas duas partidas.
Gustavo Alfaro (Paraguai)
O experiente técnico Gustavo Alfaro só assumiu a seleção do Paraguai no meio de 2024, mas a rápida evolução do time colocou o treinador entre os finalistas.
Com Alfaro, o Paraguai está invicto. Foram três vitórias e três empates, incluindo triunfos sobre o Brasil e a Argentina.
Gustavo Costas (Racing)
Gustavo Costas, técnico responsável por fazer o Racing voltar a conquistar um título internacional depois de 36 anos, também é um dos concorrentes de Artur Jorge. Costas foi campeão da Copa Sul-Americana, fazendo um imponente 3 a 1 sobre o Cruzeiro de Fernando Diniz.
Antes de acertar com Pedro Caixinha, o nome de Gustavo Costas chegou a ser ventilado no Santos, mas a negociação não avançou.
Diego Aguirre (Peñarol)
O último finalista é um velho conhecido do futebol brasileiro. Com passagens por Internacional, Atlético-MG e São Paulo, Diego Aguirre foi campeão uruguaio com o Peñarol. Além disso, também levou o time até a semifinal da Copa Libertadores, quando caiu justamente para o Botafogo de Artur Jorge.
O Peñarol não chegava em uma semifinal da Libertadores desde 2011, quando foi vice-campeão, perdendo a final para o Santos de Neymar.
Últimos técnicos vencedores do prêmio do ‘El País'
- 2023 – Fernando Diniz (Fluminense)
- 2022 – Lionel Scaloni (Argentina)
- 2021 – Abel Ferreira (Palmeiras)
- 2020 – Marcelo Gallardo (River Plate)
- 2019 – Marcelo Gallardo (River Plate)
- 2018 – Marcelo Gallardo (River Plate)
- 2017 – Tite (Brasil)
- 2016 – Reinaldo Rueda (Atlético Nacional-COL)
- 2015 – Jorge Sampaoli (Chile)
- 2014 – José Pékerman (Colômbia)