Brasil

Como Pablo Vegetti pode ter melhor ano da carreira no Vasco

Artilheiro da Copa do Brasil e do Brasileiro, o atacante Vegetti, do Vasco, pode ter o melhor ano da sua carreira se continuar com a atual média de gols

Se o Vasco está hoje na Série A do Campeonato Brasileiro, muito se deve a chegada de Pablo Vegetti, que ajudou a conduzir o time na campanha de recuperação contra o rebaixamento em 2023. E, o que já foi bom no último ano, ficou ainda melhor. Mesmo aos 35 anos, o argentino se mostra cada vez mais decisivo. Não à toa, ele vive a melhor fase da carreira e é o artilheiro da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

Com 11 gols em 19 jogos nesta temporada, Vegetti já ultrapassou a marca que atingiu em 2023 pelo Vasco. No último ano, ele marcou dez gols em 21 partidas com a camisa vascaína. E, se continuar com a atual média de gols, 2024 será o ano com mais gols na carreira do argentino.

Até o momento, de acordo com números do site O Gol, a melhor temporada de Vegetti foi em 2021, quando fez 20 gols em 38 partidas pelo Belgrano. Na época, o time de Córdoba estava na segunda divisão do futebol argentino. Caso mantenha a atual média de 0,57 gols por partida, Vegetti precisaria de cerca de mais 16 jogos para passar da marca de 2021. O Vasco tem, no mínimo, mais 34 jogos por fazer na atual temporada.

Vegetti é artilheiro das competições nacionais

Após um começo devagar no Campeonato Carioca, em parte por uma fissura na costela sofrida durante a pré-temporada, o Vegetti conseguiu deslanchar em 2024 e voltou a ser decisivo para o Vasco. O argentino é o artilheiro da Copa do Brasil, com quatro gols, e o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com três – no Brasileirão, ao lado de Vargas, do Atlético-MG, Luciano, do São Paulo, Danilo Barbosa, do Botafogo, e Everaldo, do Bahia. Dessa forma, ninguém balançou mais as redes nas competições nacionais deste ano do que Vegetti.

Na Copa do Brasil, ele marcou em todas as fases até aqui. Depois de deixar o dele contra o Marcílio Dias e o Água Santa, Vegetti marcou duas vezes no empate em 3 a 3 com o Fortaleza, em São Januário, pelo jogo de volta da terceira fase. E ainda converteu a sua cobrança na disputa de pênaltis, ajudando a colocar o Vasco nas oitavas de final da competição.

Vegetti está entre os que mais atuam no Vasco

Vegetti também chama a atenção para outro fator além dos seus gols. Apesar da idade, o argentino é um dos jogadores que mais atuou pelo clube na temporada. Com 19 jogos, ele está atrás apenas do goleiro Léo Jardim (21 jogos), do zagueiro Léo (20) e do lateral-esquerdo Lucas Piton (20). Pela fissura na costela, ele perdeu um jogo do Carioca, além de ter sido poupado em outra oportunidade em que os titulares atuarem.

Além do número de jogos, a minutagem de Vegetti também impressiona. Dos 19 jogos na temporada, ele foi titular em 18. E, nesta partidas, só em duas ocasiões ele foi substituído antes do fim do jogo. Ao todo, o argentino já esteve em campo em 1.607 minutos na temporada. E Vegetti ainda chama a atenção pela disposição e pela entrega durante os jogos, mesmo quando já está visivelmente cansado.

Xodó da torcida desde a sua estreia, quando marcou o gol da vitória sobre o Grêmio, na partida que marcou o início da recuperação do Vasco no Brasileiro de 2023, o Pirata, como é conhecido, ainda sofre com a falta de qualidade dos seus companheiros de ataque. Ainda assim, o argentino consegue ser decisivo, aumentando a expectativa para a sequência da temporada de Vegetti, com a possível chegada de Philippe Coutinho para ajudar Payet no meio do Vasco.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo