Brasil

Apesar do adversário, Corinthians se classificou com tranquilidade – e isso não acontecia há algum tempo

António Oliveira vê tempo de treinamentos como virada de chave para continuar no caminho dos bons resultados

Aos poucos, o Corinthians vai criando uma consistência tática sob o comando de António Oliveira. Mesmo com pouco tempo de trabalho, o português tem conquistado não apenas bons resultados, mas também a confiança do elenco e da torcida corintiana.

Depois de um início de temporada desanimador, agora o Timão está há cinco jogos sem perder – o mesmo número de derrotas que acumulava antes do novo treinador chegar ao clube. Esse bom início de trabalho tem criado uma enorme expectativa e empolgação na torcida, que espera que o clube possa levantar algum título quanto antes. Apesar de estar feliz, ele deixou claro que quer o elenco com os pés no chão.

— É preciso termos os pés no chão, o caminho é longo, temos que trabalhar muito, para nos tornarmos uma equipe melhor, porque qualidade é o que não falta neste elenco. Cada vez mais estamos implementando nosso jogo, o caminho é longo, mas estou muito feliz pelo que os jogadores têm demonstrado. – disse António Oliveira.

Corinthians classificou com propriedade e isso não acontecia há algum tempo

O Corinthians venceu o Cianorte no primeiro confronto da Copa do Brasil com bastante atitude, o que lhe deu a vaga para a segunda fase da competição. Durante os dois tempos, a equipe alvinegra dominou e o ritmo do jogo, matando a partida nas melhores oportunidades que teve de chegar ao gol e, principalmente, evitando que o adversário pudesse criar qualquer chance.

Começar a trajetória na Copa do Brasil na primeira fase não é uma novidade para o Corinthians, que passou pelo mesmo processo em 2017, 2019, 2021 e 2022. Assim como agora, o confronto foi com adversários de menor expressão, mas ainda assim, o Timão teve dificuldades para conseguir a classificação. Relembre:

    • 2017 – Enfrentou na primeira fase a Caldense-MG, fora de casa, e venceu por 1 a 0. Na segunda partida, empatou com o Brusque–SC em 0 a 0, se classificando nos pênaltis. O Corinthians caiu duas fases à frente, diante do Internacional;
    • 2019 – Empatou por 2 a 2 com o Ferroviário-CE, na primeira fase, e foi eliminado para o Flamengo nas oitavas de final;
    • 2021 – Venceu na primeira fase, mas na segunda, empatou por 1 a 1 com o Retrô-PE. Se classificou nos pênaltis, mas foi eliminado na sequência para o Atlético-GO.
    • 2022 – Empatou na terceira fase com a Portuguesa-RJ em 1 a 1, e chegou até a grande final diante do Flamengo, mas acabou com o vice-campeonato.

Com tempo de trabalho, Corinthians pode chegar melhor para segunda fase

Até acontecer a próxima partida da Copa do Brasil, o Corinthians terá mais tempo de trabalho sob o comando de António Oliveira. Além da estreia e chegada de reforços que o clube ainda negocia para fechar a contratação, tempo e peças que podem, sim, ajudar o clube a continuar vivo na disputa. O treinador corintiano revelou que dará tempo ao processo e que, depois da partida com a Ponte Preta, haverá mais dias de treinos.

— Sabe que isso do tempo é muito relativo? Durante um processo, há problemas de percurso, vamos dar um passo para trás para dar dois para frente, vamos dar tempo ao processo. Não tenho quase tempo nem de voltar para casa, é trabalhar contra o relógio para a equipe estar minimamente pronta. A partir de domingo, teremos espaço para recuperar. É trabalhar bem para apresentar um jogo melhor e resultados porque todos vivem de resultados. – disse o treinador português.

Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo