Apresentado, reforço que chegou para substituir Calleri no São Paulo diz que tem característica diferente
André Silva revela inspiração em Luis Fabiano e fala sobre suas características de jogo em apresentação oficial pelo São Paulo
O São Paulo buscou a contratação de André Silva para resolver uma carência que incomodava o clube desde os tempos de Dorival Júnior. O centroavante chegou para fazer sombra a Calleri no ataque. Mas logo em sua primeira entrevista como atleta do clube, o reforço afirmou que tem características diferente das do argentino para exercer a função de referência no sistema ofensivo.
Apresentado oficialmente pelo clube nesta quarta-feira (6), no CT da Barra Funda, André Silva mostrou em palavras a mesma frieza que diz ter em campo após longos anos no futebol português. O atacante disse ser um jogador que “gosta de procurar o jogo” e fazer corridas verticais para dar profundidade à equipe. Diferente de Calleri, um centroavante mais, digamos, característico, que recua para fazer paredes em um estilo de jogo mais físico.
— Calleri é um centroavante de muita qualidade. É um cara que admiro. Somos de características diferentes. Sou um cara que gosta de procurar jogo, fazer movimentos de profundidade. Isso traz mais armas para aquilo que o Carpini vai precisar. Esse comportamento foi trabalhado (De ser mais frio). Portugal me deu essa bagagem. Dentro do campo, gosto de observar. Foi algo que adquiri dentro desse campo. Sou desse jeito em campo, um pouco mais frio — disse o reforço.
O Tricolor pagará 3,5 milhões de euros (R$ 19 milhões) ao Vitória de Guimarães pela contratação do atacante. Este valor será parcelado. O modelo de pagamento era o entrave restante na negociação, mas foi resolvido na última quarta-feira (28).
??️ ???????????!
1️⃣7️⃣ André Silva #VamosSãoPaulo ??
? Rubens Chiri / saopaulofc pic.twitter.com/sDsBGnDS6n
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) March 6, 2024
Reforço explica por que escolheu o São Paulo
O desejo do atleta pesou — e muito — para a negociação dar certo, e André Silva admitiu isso durante a entrevista coletiva. Antes do acordo ser fechado, o Vasco também entrou na briga pela contratação. O jogador já tinha conversas adiantadas com o São Paulo quando o clube carioca surgiu como concorrente nas negociações. O Cruz-Maltino inclusive chegou a apresentar proposta de compra ao Vitória de Guimarães. E foi aí que a vontade de André Silva prevaleceu e falou mais alto.
Conforme apurado pela Trivela, o atacante prefere defender o Tricolor pelo desejo de disputar a Libertadores nesta temporada. Além disso, o brasileiro tem o sonho de atuar em São Paulo, seu estado natal. Ele é natural de Taboão da Serra, no interior paulista.
— Tive outros convites, mas desde o início que eu soube o interesse do Sâo Paulo, era o clube que sinalizei que eu tinha interesse de vir. Estou muito feliz de estar aqui. Eu passei sete anos e meio em Portugal. Sempre me preparando para voltar a meu país. Era um sonho de jogar o Campeonato Brasileiro, além de vestir a camisa do São Paulo. Eu chego com bastante gana para fazer o projeto dar certo — explica André Silva.
? ? perguntas para o novo reforço do Tricolor, André Silva!#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/NNJFn8ohb7
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) March 6, 2024
Inspiração em Luis Fabiano
Natural de Taboão da Serra, mas criado em Capão Redondo, André citou mais de uma vez que muito de seu desejo de defender o São Paulo tem a ver também com a chance de jogar perto da família — a mãe, o irmão e a esposa inclusive estavam no CT da Barra Funda. A proximidade com o Tricolor rende também inspirações para a carreira. O atacante revelou que tem Luis Fabiano, maior artilheiro do São Paulo no século, como referência na posição.
— As minhas referências no futebol brasileiro são o Luis Fabiano, que faz muito o que gosto, que é fazer gol. Ele é minha referência — disse, antes de falar sobre as lembranças que tem do São Paulo — Maior lembrança que eu tenho do São Paulo foi ele sendo campeão da Libertadores, acompanhei bastante o São Paulo durante esse tempo. Para mim, é um grande clube. É um desafio estar aqui, representar esse clube. Sabia da qualidade do elenco, isso fez toda a diferença. Grupo trabalhador, com mente de campeão. Dou esse salto na minha carreira.
André já esteve no MorumBIS e espera para estrear
André Silva será inscrito pelo São Paulo e poderá estrear pelo clube apenas na fase de mata-matas do Campeonato Paulista — caso a equipe avance na fase de grupos. Mas o reforço já teve um gostinho do que é o MorumBIS em dia de clássico. O centroavante assistiu ao empate em 1 a 1 com o Palmeiras no Choque-Rei do último sábado (3), em um dos camarotes do estádio e inclusive marcou presença no vestiário antes da partida.
Conforme apurado pela Trivela, o atacante assinou contrato com o clube, válido por quatro temporadas, no último sábado (2). Neste mesmo dia, ele fez os primeiros treinos no CT da Barra Funda e teve uma conversa com o técnico Thiago Carpini.