Internacional pode reeditar dupla de laterais quase campeã com Zubeldía
Apresentado no Beira-Rio, Braian Aguirre jogou com Bernabei no Lanús vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2020
Com a chegada de Braian Aguirre, que ao lado do zagueiro Clayton Sampaio foi apresentado oficialmente na tarde desta terça-feira (10), no Beira-Rio, o Internacional poderá ter dupla de laterais que foram formados e jogaram juntos no Lanús, da Argentina, com o treinador Luís Zubeldía, hoje no São Paulo.
Conterrâneos e contemporâneos — ambos da geração 2000 –, Aguirre e Bernabei se conheceram ainda nas categorias de base do Lanús, e atuaram juntos por três temporadas no time profissional, de 2020 a 2022, até que o lateral esquerdo fosse vendido para o Celtic, da Escócia.
— Conheço Berna desde pequeno. É como um irmão para mim, e também me apoiou para vir para cá — Aguirre, novo lateral direito do Internacional.
Naturalmente, Aguirre conversou bastante com Bernabei durante a negociação que foi concretizada com o anúncio do último dia 2 de setembro. As referências passadas pelo companheiro foram um componente a mais para decisão de jogar em Porto Alegre.
Lanús se destaca pela formação de atletas
Aguirre e Bernabei são dois exemplos de um clube que tem se destacado pelo viés formador e desenvolvedor de jogadores nos últimos anos, como recordou à Trivela o jornalista Lucho Silveira, comentarista dos canais ESPN e Star+, e especialista em futebol sul-americano.
— O Lanús é um clube ótimo em revelar jogadores, já revelou vários nos últimos tempos. Fez belas vendas, como Orozco, De la Vega, o próprio Bernabei… os paraguaios que descem lá e depois se potencializam, como Gustavo Gomez, Almirón. É um clube que tem muito essa pegada, e que faz esse ótimo trabalho lá em Buenos Aires — contou Lucho.
Aguirre e Bernabei podem reeditar parceria de time vice-campeão da Sul-Americana com Zubeldía
Orozco, De La Vega, Bernabei e Aguirre se destacaram na campanha do vice-campeonato da Copa Sul-Americana do Lanús, em 2020. A dupla de laterais do time comandado por Luis Zubeldía, hoje no São Paulo, era formada pelos garotos que agora se reencontram no Inter, e que tinham apenas 20 anos de idade à época.
Em tese, Aguirre é um lateral mais defensivo do que Bernabei. Mas a maneira como irão atuar no Inter, em eventual repetição da dobradinha, depende do técnico Roger Machado, como frisou o novo camisa 35 colorado em sua entrevista coletiva de apresentação.
— Creio que tudo depende do que quer o técnico também. Se jogarmos juntos novamente, também falaremos sobre isso — Aguirre.
Dupla ainda não deve jogar junta contra o Fortaleza
Embora tenha se recuperado de lesão muscular que sofreu na reta final da passagem pelo Lanús, e garantido que está fisicamente apto para estrear, Aguirre ainda não deve voltar a jogar com o velho amigo nesta quarta-feira (11), às 19h30min, quando o Inter enfrenta o Fortaleza, no Beira-Rio, em partida atrasada do Campeonato Brasileiro.
Na melhor das hipóteses, Aguirre deve figurar no banco de reservas. O volante Bruno Gomes, que vem atuando improvisado, e Nathan, outro recém-chegado para a lateral direita, brigam pela titularidade para o confronto com o vice-líder do Brasileirão.