Ásia/Oceania

Novo grande nome no Catar, Verratti fez pedido um tanto curioso para acertar com o Al-Arabi

Verrati tem oito jogos disputados pelo novo clube, Al-Arabi, do Catar, e soma quatro assistências

Uma das passagens mais longevas da atual era do Paris Saint-Germain, sem dúvida, foi a do volante italiano Marco Verratti, que defendeu o time parisiense por 11 temporadas, de 2012 a 2023 e seguiu um caminho diferente, assinando com o Al-Arabi, do Catar. Entretanto, uma cláusula curiosa e fundamental na assinatura do contrato por parte do jogador, ganhou o noticiário esportivo do Velho Continente nesta quinta-feira.

Acontece que o italiano de 31 anos, só aceitou assinar com o clube catariano caso recebesse uma semana de folga por mês para sair do Catar e ficar sem treinar para passar uns dias em Paris, sem nenhum tipo de penalidade disciplinar, ou financeira por conta deste recesso. O Al-Arabi pagou 45 milhões de euros (aproximadamente 241 milhões de reais) na contratação do meio-campista, que embora tenha feito um pedido nada comum, tem feito boas apresentações pelo seu novo time.

Até o momento, Verratti disputou oito partidas, dando quatro assistências e sendo importante na campanha do Al-Arabi, que é o 5º colocado na liga local com 17 pontos ganhos, sendo quatro vitórias, cinco empates e três derrotas. A atual fase do time é boa, com cinco jogos de invencibilidade, sendo três triunfos e dois empates neste período. A distância para o líder Al-Saad (ex-time de Xavi, atual treinador do Barcelona) é de 14 pontos.

Verratti aceita desafio diferente após conquistar tudo na França

Volante clássico, de ótima marcação e muita qualidade no passe, Verratti decidiu fazer um caminho um tanto diferente em sua carreira após defender o mesmo time por 11 anos seguidos. No PSG, o italiano que veio do Pescara conquistou nada mais nada menos do que 30 títulos, sendo nove vezes o Campeonato Francês, seis vezes a Copa da França, mais seis vezes a Copa da Liga Francesa e por nove vezes a Supercopa da França. Entretanto, sua vitoriosa trajetória não se limitou somente aos feitos alcançados em Paris.

Pela seleção da Itália, Verratti foi um dos personagens na conquista da Euro de 2021 diante da Inglaterra, além de ter sido vice-campeão europeu sub-21 pela Azzurra em 2013. O volante também fez parte do time que disputou a última Copa do Mundo da Itália, no Brasil, em 2014, ocasião na qual a tetracampeã mundial não conseguiu passar da primeira fase da competição após ficar atrás da surpreendente Costa Rica e do Uruguai.

Outra passagem marcante na carreira de Verratti foi no clube que o revelou para o futebol, o Pescara, clube que carrega o nome da mesma cidade que o volante nasceu em novembro de 1992. Por lá o ótimo meio-campista subiu da 3ª para a 2ª divisão italiana em 2009/2010 e da 2ª para a elite do futebol da Terra da Bota na temporada 2011/2012, sendo um dos destaques da competição naquele ano e fazendo o clube voltar a Serie A após 20 anos.

O momento na carreira de Verratti segue similar aos de outros grandes nomes do cenário europeu, que trocaram a competitividade e fama dos grandes centros da bola, para ganhar um bom dinheiro em solo asiático e assim preparar o terreno para uma possível aposentadoria daqui a alguns anos. Marco Verratti teve seu auge entre 2012 e 2021, quando conquistou o Velho Continente e junto de seus companheiros de seleção italiana trouxe de volta a esperança de um dia ver a Azzurra forte no cenário internacional.

Como a história mesmo mostrou, já são oito anos sem a Itália em uma Copa do Mundo, e podem se tornar 12 caso a tetracampeã volte a fracassar nas Eliminatórias Europeias. Talvez por isso, Verratti tenha aceitado o desafio de ir para um lugar nada comum, que mesmo tendo sediado o último Mundial de seleções, é considerado o limbo da bola devido à falta de competitividade do cenário local. Porém, a aceitação de dar ao volante uma semana de férias ao jogador para voltar à Paris, mostra o quanto a Ásia e mesmo o Catar, vão trabalhar para construir algo diferente no cenário asiático nos próximos anos.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo