Do sucesso no Botafogo à crise com CR7: por que Luis Castro foi demitido do Al Nassr?
Técnico português deixa Arábia Saudita com 75% de aproveitamento em 54 jogos
O Al Nassr, clube de Cristiano Ronaldo, anunciou nesta terça-feira (17) a demissão do técnico Luís Castro, um dia após o empate por 1 a 1 contra o Al Shorta, do Iraque, pela Liga dos Campeões Asiática.
A decisão da diretoria acontece após um começo ruim de temporada, incluindo a dura derrota por 4 a 1 na final da Supertaça Saudita contra o rival Al Hilal, comandado por Jorge Jesus.
Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, a pressão sobre Castro aumentou, e o técnico português encerrou um ciclo marcado por muitas expectativas e poucos resultados.
A chegada de Luís Castro ao Al Nassr em 2023 após sucesso no Botafogo
Luís Castro assumiu o comando do Al Nassr em julho de 2023, após deixar o Botafogo, onde fazia uma campanha promissora no Brasileirão. À época, os torcedores alvinegros ficaram revoltados com a sua saída.
O contrato de Luís Castro, que se estenderia até 2025, foi selado após semanas de negociação, e o treinador deixou o Botafogo com bons números em um ano e três meses de trabalho: 44 vitórias em 81 partidas.
No Al Nassr, Luís Castro teria a missão de liderar um elenco recheado de estrelas, incluindo CR7 e o recém-contratado Marcelo Brozovic, vice-campeão da Champions League com a Inter de Milão.
Começo ruim, irritação de CR7 e histórico negativo explicam demissão de Luís Castro
Ao analisar os números de Luís Castro no Al Nassr, fica difícil imaginar quais são os motivos que fizeram a diretoria saudita encerrar o trabalho com o treinador:
Jogos | Vitórias | Empates | Derrotas | Aproveitamento |
---|---|---|---|---|
54 | 36 | 9 | 9 | 75% |
Apesar de ter conquistado a Copa dos Campeões Árabes em 2023 e apresentado bons números gerais, a fraca campanha no início de 24/25 selaram uma pressão que já vinha desde o ano passado.
Na temporada 23/24, o fracasso marcou a campanha do Al Nassr em todas as frentes. Pelo Sauditão, a equipe ficou com o vice-campeonato, conquistado pelo Al Hilal de Neymar e companhia.
Na Copa do Rei Saudita, Al Nassr perdeu para o mesmo Al Hilal nos pênaltis e, no começo da temporada, pela final da Supercopa Saudita, o time de Jorge Jesus ainda castigou CR7 e companhia com uma goleada por 4 a 1.
Com um início aquém do esperado na Liga Saudita, somando apenas cinco pontos em três rodadas, o time de Riade começou mal a corrida pelo troféu na temporada.
Para piorar a situação, as irritações constantes de Cristiano Ronaldo em campo deixavam claro que o momento do time não era bom. A partir daí, a diretoria decidiu tomar uma decisão.
Pressionado, Luís Castro encerrou sua passagem pelo clube saudita após o empate em 1 a 1 contra o Al Shorta, pela 1ª rodada do Grupo Oeste da Champions League Asiática.
“O Al-Nassr pode anunciar que o treinador Luís Castro deixou o clube. Agradecemos a ele e à sua comissão técnica pelo trabalho dedicado durante os últimos 14 meses e desejamos sucesso em seus futuros projetos“, escreveu o clube nas redes sociais nesta terça-feira (17).
Em suas redes sociais, Cristiano Ronaldo, fundamental na contratação de Luís Castro, também agradeceu ao ex-treinador pelo trabalho no clube saudita: “Obrigado por tudo, mister“.
Quem será o novo técnico de Cristiano Ronaldo?
Segundo rumores da imprensa europeia, o nome mais cotado para substituir Luís Castro é Stefano Pioli, ex-treinador do Milan, que está livre no mercado após deixar o clube italiano recentemente.
Aos 58 anos de idade, Pioli tem uma carreira de técnico construída na Itália, onde, além do Milan, já defendeu clubes como Palermo, Bologna, Fiorentina, Lazio, Verona e Inter de Milão.
Sua última passagem pelo clube rossonero durou 3 anos e meio. Em 240 partidas pelo Milan, foram 132 vitórias, 56 empates e 52 derrotas, um aproveitamento de 66,67%.