Arábia Saudita deve tirar o pé do acelerador no mercado de janeiro, diz diretor da liga
Michael Emenalo não descartou contratações "do mais alto nível", mas espera menos operações na janela de inverno
A Arábia Saudita adotou uma postura hiper-agressiva no mercado de transferências do meio do ano, contratando craques e jogadores de alta qualidade para tentar fazer a sua liga nacional dar um salto brusco, e parecia estar apenas começando. Se isso é verdade, o segundo passo não deve chegar durante a janela de inverno, em janeiro, segundo o diretor de futebol da Saudi Pro League, Michael Emenalo.
O papel de Emenalo, ex-dirigente de Chelsea e Monaco, é “ajudar a atrair interesse para a liga, local e globalmente, ajudar no processo de trazer jogadores de qualidade e elevar o padrão”, afirmou em entrevista ao site oficial da liga saudita, em que também expôs os planos para o futuro próximo.
Ele disse que acredita que a maioria dos clubes “tem o que precisava” e quer que o foco seja no desenvolvimento dos times nos campos de treinamento, mas não descartou novas contratações, desde que sejam de jogadores de altíssimo nível.
– Bom, espero que não seja muito movimentado (o mercado) porque acho que o trabalho que foi feito foi bem interessante e agressivo. Espero que a atenção agora volte para o trabalho dentro dos centros de treinamentos para melhorar esses jogadores e lhes dar tempo de se adaptar e atuar bem. Agora, qualquer melhora adicional que precisarmos para qualquer clube, com tempo e preparação, acreditamos que serão acréscimos do mais alto nível – disse.
Após contratar Cristiano Ronaldo em dezembro do ano passado, a Arábia Saudita estatizou os quatro maiores clubes do país – Al-Nassr, Al-Hilal, Al-Ittihad e Al-Ahli – por meio do seu fundo soberano e levou jogadores como Neymar, Karim Benzema, N’Golo Kanté, Franck Kessié, Kalidou Koulibaly, Riyad Mahrez, Fabinho, Jordan Henderson e outros nomes importantes do futebol europeu.
– Acho que conseguimos o que queríamos, que era colocar nosso pé no mercado e competir agressivamente. Mas, também, nós queríamos fazer isso dando a cada um dos clubes da liga a oportunidade de melhorar. Acho que fizemos isso. E eu acredito que, o que vocês estão vendo, em termos de qualidade dos jogos e atuações da maioria dos jogadores internacionais, é uma prova de que o mercado de transferências foi relativamente bom. E espero que continuemos a aperfeiçoar nosso processo no futuro – afirmou.
Desenvolvendo jogadores locais
A Arábia Saudita ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2034 e deve trabalhar para melhorar a sua seleção para tentar fazer um papel bonito daqui a 11 anos. A expectativa de Emenalo é que as estrelas estrangeiras ajudem nesse processo, embora não tenha usado um exemplo muito bom – porque muitos acreditam que, em um primeiro momento, a explosão de jogadores estrangeiros na Premier League mais atrapalhou do que ajudou o desenvolvimento de jovens.
– Eu acho que houve um momento quando esse era um debate muito simples e tudo que as pessoas queriam era limitar a quantidade de jogadores estrangeiros para melhorar os locais. E acho que vimos que isso não funciona necessariamente. Vimos em lugares como a Inglaterra: a chegada repentina de jogadores de altíssimo nível na liga levou ao desenvolvimento de jogadores locais e de altíssimo nível, e acho que isso acontecerá aqui.
– Mas você tem que fazer esses jogadores crescerem, e quando usamos palavras como “crescer” e “desenvolver”, significa que você tem que olhar para as categorias de base, olhar para as idades mais jovens. É ali que o processo de desenvolvimento começa. E queremos fornecer esse ambiente que permitirá que eles busquem sua ambição, enquanto estão competindo com alguns dos melhores jogadores do mundo. Para que, quando cheguem ao nível em que são libertados, estejam prontos para serem estrelas como os caras que chegaram agora – disse.
Elevar padrões
Alguns jogadores contratados pela Arábia Saudita justificaram que, além do dinheiro, aceitaram a transferência para fazer parte de um projeto ambicioso que pretende se colocar no nível das cinco ou sete maiores ligas da Europa. Ao ser questionado sobre a visão de futuro da liga saudita, Emenalo foi um pouco mais generalista.
– A visão da liga saudita é elevar os padrões. Queremos elevar padrões em tudo que envolve a liga e seus clubes. Isso significa melhorar a administração, nossas relações públicas, melhorar comercialmente, melhorar nosso acesso aos torcedores. Claro, temos que melhorar as atuações em campo, as categorias de base, elevar os padrões de treino e desenvolvimento de jovens. Queremos que os departamentos médicos que cuidam dos jogadores sejam do mais alto nível. Melhorar o bem estar dos funcionários e jogadores trabalhando no reino e para esses clubes.
– É sobre garantir que a liga esteja no mais alto nível que possa estar. Acho que a melhor palavra é que eu gostaria de garantir que, profissionalmente, estamos competindo contra e com os melhores. Estamos tentando oferecer uma liga que tem uma ambição incrível. Queremos entreter, ter um alcance global para todos no mundo que querem melhorar a qualidade das suas vidas, mas também estender suas carreiras. Acho que são os principais pontos de atração – completou.