Índia reformula torneio para crescer internacionalmente

Mais de 1 bilhão de habitantes, uma tradição continental razoável no futebol e um presente melancólico. A Índia é um dos países com maior potencial de crescimento no esporte, mas não consegue evoluir. Por isso, a federação local anunciou um novo sistema de disputa para a Copa da Federação.
Pela nova fórmula, serão realizadas fases preliminares regionais. Dez classificados das cinco regiões confrontarão as 12 equipes da segunda divisão e quatro se juntarão aos os 12 membros da primeira divisão – profissionalizada há um ano – nas fases decisivas. A idéia é permitir que equipes pequenas disputem partidas com os times mais tradicionais do país e seus jogadores ganhem mais experiência e oportunidade de aparecer. A inspiração foi na FA Cup inglesa.
Pelo passado de colônia britânica, a Índia foi um dos primeiros países a ter o futebol introduzido. Apesar de sempre terem preferido o críquete, os indianos eram uma força no futebol asiático até a década de 1960, conquistando títulos continentais e a vaga – depois renunciada – à Copa do Mundo de 1950.
Hoje, apesar de o futebol ser popular em regiões como Calcutá e Goa e de a Índia viver um acelerado crescimento econômico, a seleção do país é apenas a 144ª colocada no ranking da Fifa.