Ásia/Oceania

De olho na Copa da Ásia

Quatorze das 16 seleções que estão classificadas pra Copa da Ásia aproveitaram as datas Fifa desta semana para fazer alguns ajustes para a competição regional, que começa dia 7 de janeiro, no Qatar. Com exceção de Jordânia e Coreia do Norte, as seleções demais fizeram pelo menos um amistoso neste final de semana.

Apesar de toda a empolgação em sediar o evento – e com o sonho ainda mantido de ser o palco da Copa do Mundo de 22 – o Qatar não vem obtendo em campo bons resultados. Jogando em Doha, o time perdeu de virada para o Iraque, campeão da última edição da Copa da Ásia, por 2 a 1. A seleção catariana não vence uma partida desde 28 de dezembro do ano passado, quando bateu o Irã por 3 a 2. Desde então, foram sete partidas (seis em 2010), com quatro empates e três derrotas.

O Qatar está no grupo A da Copa da Ásia, ao lado do Kuwait, da China e do Uzbequistão. A expectativa dos dirigentes é o de classificar a equipe, pelo menos, para as semifinais. Porém, com os maus resultados nos amistosos, a pressão sobre o trabalho feito por Bruno Metsu, treinador da seleção desde 2008, aumenta ainda mais.

Por conta da boa campanha na Copa do Mundo, Japão e Coreia do Sul são apontados como favoritos pela mídia asiática ao título no Catar. Os japoneses, agora sob o comando de Alberto Zaccheroni, bateram a Argentina por 1 a 0, na sexta-feira (gol de Shinji Okazaki), em Saitama. Nesta terça, os Samurais Azuis foram a Seul, enfrentar os arquirrivais sul-coreanos. A partida foi disputada, e os goleiros garantiram o empate em 0 a 0.

Austrália e Arábia Saudita também obtiveram bons resultados neste fim de semana. Os australianos venceram o Paraguai por 1 a 0, e querem conquistar o título em sua segunda participação na Copa Asiática. Já a Arábia Saudita, depois de golear o Uzbequistão no sábado (4 a 0), fez dois amistosos nesta terça-feira na Turquia: perdeu para a Bulgária por 2 a 0; e depois venceu o Gabão por 1 a 0.

Apesar da derrota por 3 a 0 diante do Brasil, o Irã tem a expectativa de fazer uma boa campanha na Copa da Ásia. O time de Afshin Gottbi está no grupo D, ao lado do arquirrival Iraque, dos Emirados Árabes e da Coreia do Norte, e é favorito a terminar a primeira fase na primeira colocação.

Confira os resultados das seleções que participam da Copa da Ásia nos amistosos desta semana:

07/outubro
Irã (D) 0 x 3 Brasil

08/outubro
China (A) 2 x 1 Síria (B)
Índia (C) 3 x 1 Vietnã
Japão (B) 1 x 0 Argentina
Kuwait (A) 1 x 3 Bahrein (C)

09/outubro
Austrália (C) 1 x 0 Paraguai
Emirados Árabes (D) 0 x 2 Chile
Arábia Saudita (B) 4 x 0 Uzbequistão (A)

12/outubro
Emirados Árabes (D) 0 x 2 Angola
Bahrein (C) 2 x 4 Uzbequistão (A)
China (A) 0 x 4 Uruguai
Coreia do Sul (C) 0 x 0 Japão (B)
Arábia Saudita (B) 0 x 2 Bulgária
Arábia Saudita (B) 1 x 0 Gabão
Kuwait (A) 3 x 1 Vietnã
Qatar (A) 1 x 2 Iraque (D)

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo