Ásia/Oceania

Estes são os confrontos das oitavas de final da Champions League da Ásia

Estrelados Al Hilal, Al Nassr e Al Ittihad conhecem seus adversários no mata-mata

Nesta quinta-feira (28), a AFC (Confederação Asiática de Futebol) sorteou os confrontos de oitavas de final da Champions League da Ásia. Com isso, os estrelados times sauditas Al Hilal (de Neymar), Al Nassr (de Cristiano Ronaldo) e Al Ittihad (de Benzema) conheceram seus adversários no mata-mata. Vale destacar que as partidas serão disputadas entre os dias 12 e 14 de fevereiro (ida) e 19 a 21 (volta) do mesmo mês.

Dono da melhor campanha da fase de grupos, o Al Hilal terá pela frente o Nasaf Qarshi, do Uzbequistão. Enquanto isso, o Al Nassr medirá forças contra o também saudita Al-Fayha. Já o Al Ittihad encara o Navbahor Namangan (Uzbequistão), que ficou na segunda colocação do Grupo D, mesma chave do time comandado por Jorge Jesus.

Confira os confrontos das oitavas de final da Champions League da Ásia

  • Nasaf Qarshi (Uzbequistão) x Al Ain (Emirados Árabes Unidos)
  • Al-Fayha (Arábia Saudita) x Al-Nassr (Arábia Saudita)
  • Sepahan (Irã) x Al-Hilal (Arábia Saudita)
  • Navbahor (Uzbequistão) x Al-Ittihad (Arábia Saudita)
  • Jeonbuk Hyundai (Coreia do Sul) x Pohang Steelers (Coreia do Sul)
  • Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) x Ventforet Kofu (Japão)
  • Shandong Taishan (China) x Kawasaki Frontale (Japão)
  • Bangkok United (Tailândia) x Yokohama Marinos (Japão)

Bem como na fase de grupos, os clubes foram separados regionalmente, entre leste e oeste. Tal formato é mantido até a final, onde uma equipe de cada região garante vaga. Dito isso, o caminho está traçado. Caso avancem, Al-Hilal e Al-Ittihad se enfrentam nas quartas de final. O Al Nassr de Cristiano Ronaldo, por sua vez, só duelará contra um dos principais rivais sauditas em uma eventual semifinal.

Artilheiros da Champions League da Ásia

Engana-se quem acha que Cristiano Ronaldo, Neymar ou Benzema são os artilheiros da atual edição da Champions League da Ásia. Este ‘título', até o momento, pertence a dois brasileiros: Crysan, do Shandong Taishan, e Anderson Talisca, do Al Nassr. Ambos os brazucas já balançaram as redes seis vezes.

Kodjo Fo Doh Laba (Al Ain), Mitrovic (Al Hilal), Khozhimat Erkinov (Pakhtakor Tashkent), Martin Ádám (Ulsan Hyundai FC) e Baghdad Bounedjah (Al Sadd), todos com cinco gols, completam o ranking dos principais goleadores. Cristiano Ronaldo anotou três tentos, enquanto Neymar apenas um. Benzema ainda não marcou com a camisa do Al Ittihad no torneio.

Maiores campeões da competição

Com quatro títulos conquistados, o Al Hilal é o maior vencedor da Champions League da Ásia (1991, 2000, 2019 e 2021). O Pohang Steelers, da Coréia do Sul, e o Urawa Reds, do Japão, já faturaram três troféus. O Al-Ittihad levou o caneco duas vezes (2004 e 2005), assim como Esteghlal (Irã), Seongnam (Coréia do Sul), Jeonbuk Hyundai (Coréia do Sul), Maccabi Tel Aviv (Israel), Al-Sadd (Catar), Thai Farmers Bank (Tailândia), Suwon Samsung Bluewings (Coréia do Sul), Ulsan Hyundai (Coréia do Sul) e Guangzhou Evergrande (China).

Ao todo, 24 clubes já venceram o título da Champions League da Ásia ao longo da história. E o Al Nassr não é um deles. A equipe saudita, liderada por Cristiano Ronaldo, busca alcançar o feito inédito na atual temporada. Além do craque português, o plantel conta com outros nomes de destaque, como Sadio Mané e Laporte. O técnico é Luís Castro, ex-Botafogo.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo